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Atrair tráfego para um website através de conteúdos

Como atrair tráfego para o seu website através da criação de conteúdo.

Ao longo dos últimos anos tornou-se perfeitamente banal afirmar que a internet revolucionou a forma como as pessoas interagem entre si e o mundo que as rodeia.

Na verdade, esta premissa tanto pode ser aplicada às relações pessoais e profissionais, como entre consumidores e marcas, já que a Era Digital veio facilitar o acesso à informação e tornar as pessoas, consumidores, marcas ou prestadores de serviços em autênticos publishers.

Apesar de não estar representado na famosa Pirâmide de Maslow, o consumo de conteúdos e informação é cada vez mais uma necessidade básica, tal como comer ou dormir.

Com as alterações a que temos assistido no mundo digital, os antigos modelos de comunicação e vendas tornam-se pouco atrativos para os consumidores e ainda menos eficientes para as marcas. Hoje em dia, o consumidor navega na internet para encontrar conteúdo que satisfaça as suas necessidades e começa a ganhar imunidade a conteúdos exclusivamente publicitários (sim, os famosos adblockers melhoram a experiência de navegação dos consumidores mas tornam a vida dos anunciantes e publishers mais complicada).

“Cada vez mais, conteúdo que responda ao seu potencial consumidor é sinónimo de aumento de tráfego orgânico no seu site e, naturalmente, mais oportunidades de conversão.”

Apesar de ser mais fácil falar do que fazer, a verdade é que algum dia vai ter de começar a fazer marketing de conteúdo para atrair potenciais clientes, por isso quanto mais cedo, melhor.

Onde começa o desafio?

O desafio começa na definição de objetivos, identificação do segmento-alvo e construção de uma estratégia de conteúdos orientada. Desde o crescimento da notoriedade da marca, ao envolvimento e crescimento da sua audiência e captação de leads, a criação de conteúdo apresenta inúmeros benefícios como:

• Melhorar o ranking do seu site em motores de pesquisa (SERP – Search Engine Results Page);

• Aumentar o tráfego orgânico do seu website.

Como sabemos que estratégias de conteúdo vão ter melhor impacto em SERP?

O Google faz questão de nos dar essa informação. Em março de 2016, numa entrevista a Andrey Lipattsev da Google, foram desvendados os três pontos essenciais ou factores que influenciam positivamente o posicionamento do seu website no Google:

• Backlinks, inbound links ou links oriundos de outros sites são indicadores da popularidade e relevância de um website (valorização);

• Conteúdo, ou seja, textos, imagens e vídeos que respondam concretamente ao consumidor (customer-centric);

• RankBrain é o Sistema de Inteligência Artificial do Google que está em constante aprendizagem sobre os comportamentos de pesquisa dos consumidores, interpretando todas as suas “movimentações”. É hoje uma das variáveis mais importantes do algoritmo Hummingbird, do Google.

Que preocupações deve ter na criação de conteúdo?

• Crie conteúdo que responda às perguntas do seu público-alvo, ou seja, dê soluções para problemas, seja sempre consistente, frequente e não se preocupe em escrever demasiado (além de mostrar o seu know-how, também é valorizado pelos motores de busca);

• Escreva, estruture e edite de forma a que os seus potenciais clientes e os motores de busca o entendam (criando títulos e subtítulos – H1, H2, H3…);

• Escreva sobre temas interessantes para o seu público e não apenas para obter ranking de keywords pois, na maior parte das vezes, vai perder o interesse da audiência;

• Faça uma pesquisa de keywords e escreva sobre temas relacionados, utilizando uma estratégia de long-tail keywords, pois vai posicionar-se nos primeiros lugares de uma forma natural;

• Construa a sua base de conteúdos através de temas e keywords de baixa concorrência e grande volume de pesquisa. Só depois deverá focar-se em obter ranking em temas e keywords mais populares;

• Garanta a qualidade dos seus conteúdos, evite criar peças pobres, informações inúteis e artigos neutros e inconsequentes.

Em conclusão, é cada vez mais evidente que o tráfego orgânico (aquele que é saudável e que responde à sua audiência) vai depender muito de uma estratégia de conteúdos estruturada e orientada para o cliente. Recorde os princípios básicos de SEO para otimizar o seu conteúdo e prepare-se para começar a atrair potenciais clientes. Se precisar de apoio, fale connosco.


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