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Como gerar leads através de Redes Sociais e Blogs num contexto B2B?

Como gerar leads através de Redes Sociais e Blogs num contexto B2B?

A geração de leads é o oxigénio para qualquer negócio B2B mas não é uma tarefa fácil. Além da dificuldade em obter leads, é necessário distinguir entre as que são relevantes e as que vão dar resultados. Então como conseguir gerar leads que interessam?

As melhores estratégias de geração leads são aquelas que produzem leads com maior probabilidade de conversão. Isto implica deixar de lado estratégias mais abrangentes que acabam por capturar muitos leads de baixo valor e que depois vão “entupir” a equipa de vendas, tirando-lhe produtividade e aumentando o custo de aquisição.

Em vez de pesca à rede faça pesca à linha, ou seja, foque-se nos segmentos que verdadeiramente interessam. Esta abordagem vai permitir-lhe produzir conteúdos mais específicos e interessantes para quem lê. Podem nem interessar a toda gente, mas são relevantes para aqueles que têm maior probabilidade de o consumir, conseguindo desta forma ter leads mais qualificadas e aumentado a produtividade da sua equipa. 4 ideias para transformar a sua estratégia de geração de leads:

1. Crie conteúdos relevantes, que conseguem alcançar e atrair as pessoas certas, à hora certa

Ao contrário do outbound marketing, que interrompe as pessoas e as faz ver anúncios que não querem e receber chamadas que não pediram, o inbound marketing foca-se na criação de conteúdos relevantes que vão atrair as pessoas certas para a marca, com reduções de até 61% no orçamento.

2. Responda a perguntas no seu blog

As empresas B2B que criam 2 conteúdos de blog por mês geram até 70% mais leads do que as que não o fazem. Apesar de ser comum faltarem ideias sobre o que escrever, a verdade é que existem formas de simplificar este processo. Fale com a sua área comercial e questione-os sobre as perguntas mais frequentes que os seus potenciais clientes fazem e responda a essas dúvidas e temas no seu blogue. Quando as pessoas não sabem, vão pesquisar, por isso é importante garantir que o seu blogue responde a essas questões.

3. Acrescente valor nas redes sociais

Um dos erros mais frequentes que as empresas cometem é basear toda a sua estratégia de conteúdo nas redes socias no “me, myself and I”. Em vez de desenvolver e partilhar conteúdo sobre si partilhe conteúdo interessante para a sua Buyer Persona. Quanto mais ajudar a resolver as questões da sua audiência mais fácil será construí-la. Inclua ofertas de valor que irão permitir converter esta audiência em leads. E não se esqueça que as redes sociais não são todas iguais.

4. Utilize landing pages otimizadas para conversão

Não basta atrair tráfego para o seu site/blogue e ter ofertas relevantes com call-to-actions específicos. A conversão dá-se na landing page, por isso, de forma a obter a lead, deve:

• Eliminar todas as distrações e os links para que direcionem as pessoas para fora da página, incluindo os elementos de navegação;

• Colocar uma frase clara e concisa sobre a sua oferta, incluindo, sempre que necessário, verbos que indiquem a ação;

• Adequar os formulários ao valor da oferta. As pessoas preocupam-se cada vez mais com a sua privacidade e para pedirmos mais informação, ou informação mais pessoal, temos que garantir que o que estamos a dar em troca compensa esse “investimento de dados pessoais”. Em caso de dúvidas, faça um teste A/B para descobrir o que funciona melhor;

• Utilizar elementos que reforcem a confiança, como testemunhos, reviews ou logótipos de parceiros;

• Inserir botões de partilha social, pois são uma ótima forma de aumentar a audiência. Uma partilha feita por uma terceira pessoa numa rede social é a melhor prova que vale a pena fazer o download desse conteúdo.

Utilize estas ideias e comece a transformar a forma de gerar leads na sua empresa. Se tiver dúvidas ou precisar de alguma ajuda fale connosco!


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