A importância do Pogo-Sticking, Guest-Posting e Over-Optimizing em SEO

Tiago de Brito Esteves
Tiago de Brito Esteves em 15-01-2018 14:54

Importância do Pogo-Sticking, Guest-Posting e Over-Optimizing em SEO

Como é de conhecimento geral, o algoritmo do Google está em permanente mudança. Por vezes, aquilo que funcionou o ano passado (ou mesmo o mês passado) pode estar a ser desastroso para a estratégia de SEO do seu site, por isso está na altura de se perguntar a si próprio:

Será que estou a cometer algum erro na otimização de SEO do website? Como posso saber se o meu website está a funcionar como é previsto ou se está a ser ignorado pelos motores de busca? Porque é que os meus conteúdos não estão a gerar leads?

É fácil, só tem de olhar para estes três conceitos:

  • Pogo-Sticking
  • Guest-Posting
  • Over-Optimizing

1. O que é o Pogo-Sticking e porque é diferente da Bounce Rate

Também conhecido como "Return-to-SERP", é atualmente um dos melhores indicadores de insatisfação de pesquisa/resultado para o Google.

De acordo com Neil Patel, trata-se do ato de retroceder para a página de pesquisa após ter percebido que o resultado em que carregou não apresenta uma resposta ao seu problema/necessidade.

Have you ever searched for a particular topic in Google and clicked on the first result in the top 10 only to be completely dissatisfied with what you found there? You probably quickly clicked the “back arrow” and went back to either search for another term or to click on a different web page. That’s pogosticking - where the user is jumping back and forth between the SERPs and content pages, because their needs haven’t been met.

Pogo-sticking é ligeiramente diferente de Bounce Rate na medida em que significa uma clara insatisfação com o conteúdo de uma página, logo o utilizador não vai investir o seu tempo e cliques nessa página e/ou website. Cada utilizador irá ativamente escolher outro website da página de resultados de pesquisa Google para obter as informações que necessita.

Partindo do princípio (no qual acreditamos) que o Google procura uma relação de satisfação entre a pesquisa efetuada por um utilizador e os resultados que são apresentados, podemos concluir que uma elevada taxa de pogo-sticking significa más notícias para as marcas - lembre-se que a satisfação do utilizador/potencial cliente é o elemento mais importante em qualquer estratégia de SEO.

Quais as razões que levam um utilizador a entrar no seu site e a sair imediatamente?

  • Será que não está a responder às necessidades do utilizador?
  • Será que a informação disponibilizada não é relevante para o termo de pesquisa?
  • Será que o design/layout da página oferece uma má experiência de utilização?

Como identificar as páginas do seu website com uma elevada taxa de pogo-sticking?

Analise os caminhos de navegação do seu website através do Google Analytics (por exemplo) e melhore as páginas sem informação relevante e mal executadas para que, finalmente, ofereça conteúdos e informação que vão ao encontro das necessidades dos seus utilizadores. Não se esqueça das necessárias melhorias de experiência de utilização (design, layout e hierarquia de informação).

Descubra 8 ferramentas de SEO gratuitas para analisar e otimizar o website da sua empresa

2. Guest Posting: uma prática que merece alguns cuidados

Quem gere um blog vai vai identificar-se com esta duas simples palavras: luta... diária. Ter ou alimentar um blog é muito mais do que escrever uns quantos posts de vez em quando. Na verdade, todos os bloggers profissionais acabam por ficar escravos do tráfego, audiências e, claro, backlinks.

O guest posting é uma prática muito utilizada e consiste em escrever e publicar artigos em sites ou blogs de outras pessoas e empresas. O owner de um blog cede um espaço para que os convidados promovam um conteúdo de qualidade para sua audiência. Por seu lado, o autor convidado pode incluir no texto alguns links que redirecionem para o seu próprio blog/website.

Apesar de ser uma prática muito utilizada, requer alguns cuidados:

- Não aceite guest bloggers que apenas ofereçam backlinks para websites tóxicos:

Na maioria dos casos, os guest bloggers procuram apenas um backlink para valorizar o seu blog, contudo é importante validar o quão tóxico pode ser. Se o blog tem uma qualidade reduzida ou é irrelevante poderá estar a prejudicar o seu website.

- Analise o DA (Domain Authority) de sites/blogs onde tem os seus conteúdos, bem como de guest bloggers que pretendem backlinks:

Se um blog/website tem um domain authority inferior ou igual a 20 significa que não lhe vai oferecer um grande valor e que o seu on-page SEO pode apresentar erros significativos, bem como problemas de UX.

- Não aceite guest posts que não apresentem valor para a audiência do seu blog:

O Google rastreia e indexa o seu website e os seus conteúdos (a menos que indique partes em que não o deve fazer). Conteúdo as keywords que não estejam relacionados com a sua audiência podem enfraquecer a autoridade do seu website.

Descubra todas as vantagens de criar um blog no website da sua empresa

3. Over-Optimizing: quando o perfeito é inimigo do bom

Evidentemente que otimizar é necessário e deve ser feito (por isso é que aqui estamos) mas atenção que mais nem sempre significa melhor. Aqui estão alguns exemplos de over-optimizing:

  • Ter links internos em que o texto é exatamente igual ao URL de destino;
  • Tentar obter tráfego com keywords que não são relevantes;
  • Direcionar links internos e externos apenas para páginas de navegação top-level;
  • Definir vários H1 na mesma página;
  • Criar links para sites com má reputação para o Google (site tóxicos);
  • Utilização excessiva de keywords no rodapé de um website;
  • Colocar keywords no URL apenas para obter melhor ranking.

Em suma, os resultados apresentados pelo Google são valorizados pela forma natural e informativa dos conteúdos que deposita num website. Com um algoritmo cada vez mais sofisticado, as marcas devem oferecer conteúdo original e do interesse dos seus utilizadores. Acredite que se não o fizer, o Google vai perceber e penalizar o seu website, ignorando as suas páginas nos resultados de pesquisas.

Se precisar de ajuda para melhorar a estratégia de SEO da sua empresa, de forma aparecer nos primeiros resultados do Google, fale connosco.



FAÇA DOWNLOAD DESTE EBOOK E DESCUBRA COMO COLOCAR O SEU WEBSITE NAS MELHORES POSIÇÕES DOS MOTORES DE BUSCA.

Dowload Ebook 10 Erros de SEO a evitar no seu novo Website

Topics: SEO, Geração Leads

SOBRE O BLOG LATIGID

As mais recentes novidades e tendências sobre o Digital, com conteúdos sobre Inbound Marketing, websites, blogs, Email Marketing, SEO, PPC e Social Media Marketing.

SUBSCREVA O BLOG E RECEBA TODOS OS ARTIGOS NO SEU E-MAIL!

17_mitos_300x409.png
Download do ebook

artigos mais lidos

Subscreva o RSS