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Como melhorar o SEO de artigos de blog

Melhorar SEO artigos blog

Apesar de não ser uma fórmula mágica para gerar tráfego para o seu blog de um dia para o outro, o SEO (Search Engine Optimization) deve fazer parte de qualquer estratégia de criação de conteúdos.

Artigo recomendado: Como criar uma estratégia de conteúdos eficaz para B2B

Imagine que o artigo que escreveu é uma cidade fantástica. Se não construir estradas para levar as pessoas até lá, ninguém a vai conhecer. A otimização de dos artigos para os motores de pesquisa é como se fosse o caminho criado para garantir que as pessoas chegam até ao seu conteúdo.

Para isso, deve respeitar algumas regras simples mas que fazem toda a diferença na indexação dos artigos pelo Google e na posição em que estes aparecem nos resultados de pesquisa apresentados.

Artigo recomendado: Marketing de conteúdo: 10 dicas para criar artigos perfeitos

Se já definiu a sua estratégia de conteúdos e escreveu o artigo para responder a keywords específicas, consoante o interesse do seu público, aqui ficam alguns pontos importantes que deve ter com conta quando faz o upload do artigo para o backoffice do site:

Como escrever um título perfeito?

Tente perder algum tempo nesta parte, não só porque deve criar um título apelativo (mas que não seja click bait, obviamente) mas também porque deve garantir que contém as keywords definidas. Tudo isto em menos de 60 carateres, de forma a que o Google não corte o título nas pesquisas apresentadas.

Alguns puristas de SEO poderão sugerir até colocar as keywords principais no início do título, mas, pessoalmente, acho mais importante escrever de uma forma simples e que leve as pessoas a clicarem no seu artigo.

Qual a informação que deve estar na meta description?

Se não preencher o campo meta description que aparece no backoffice do seu site (se não aparece deve instalar um plugin de SEO como o Yoast ou o All in One SEO, por exemplo) o mais provável é que o site mostre o primeiro parágrafo do seu artigo nos resultado de pesquisa.

Isso pode ser um problema, não só porque o parágrafo pode ter mais de 160 carateres e aparecer cortado nos resultados de pesquisa, mas também porque pode não ser suficientemente apelativo para levar as pessoas a clicarem no link.

Sendo assim, além de colocar as keywords na meta description, tenha o cuidado de escrever algo que realce o seu artigo entre os outros resultados de pesquisa apresentados. Quanto melhor for o CTR, maior será a relevância atribuída pelo Google ao artigo.

Qual o número ideal de keywords que um artigo deve ter?

Mais uma vez, existem várias teorias sobre o número de keywords que deve colocar no seu artigo, mas a verdade é depende muito não só do tamanho (o Google dá mais relevância a artigos com cerca de 1000 palavras) mas também da forma como consegue “escondê-las” no texto.

O meu conselho é que nunca nos devemos esquecer de que estamos a escrever para pessoas e não para máquinas. Ou seja, não vale a pena colocar a mesma keyword 30 vezes num artigo se depois vai ser óbvio que abusámos dessa palavra. Em vez disso, opte por utilizar sinónimos ou então usar as keywords apenas quando fazem sentido. Se o conteúdo for relevante, as pessoas vão acabar por o ler e partilhar e isso é o mais importante.

A importância dos headings para SEO: H1, H2, H3

Lembra-se quando escrevia no Word e ao tentar formatar o texto lhe aparecia a opção dos headings? Bem, nos artigos é importante utilizar estes títulos para ajudar o Google a perceber a hierarquia da informação. Ou seja, o título deve ser o H1, o mais importante e, de seguida, deve organizar o artigo utilizando sub-títulos H2 e H3, se fizer sentido.

Tal como o título principal, os H2 e H3 também devem conter as keywords principais (não é necessário colocar as keywords em todos).

Porque deve colocar links internos e externos nos artigos?

É importante que os seus artigos contenham links, não só para outros conteúdos que tenha escrito sobre a mesma temática, mas também para sites com uma boa autoridade de domínio.

A vantagem dos links internos é que vão permitir que os seus leitores possam encontrar mais informação relacionada com o tema no seu site, respondendo assim às suas questões e aumentando o tempo que passam no seu site. Quer ver:

Artigo recomendado: Os seus conteúdos não estão a gerar leads? Descubra porquê.

Já os links externos para sites com uma boa autoridade de domínio ajudam não só em termos de SEO, mas também os seus utilizadores, uma vez que podem ser fontes de informação credível.

Será que devo alterar o URL do artigo?

A resposta é… sim! Quando faz upload do artigo para o backoffice do site, o URL assumido por definição é o nome do artigo separado por vários hífens. Ou seja, neste caso seria algo do género: como-melhorar-o-seo-de-artigos-de-blog. Qual é o problema deste tipo de URL? Basicamente, o Google prefere URL mais curtos e sem artigos e preposições e, tendo em conta que é o motor de pesquisa utilizado por 90% das pessoas, não custa nada fazer-lhe a vontade, certo?

O que é isso do Alt text da imagem?

Apesar de os computadores serem cada vez mais inteligentes, podemos sempre dar-lhes uma ajuda se isso for bom para nós. Ou seja, quando coloca imagens no seu artigo, é importante alterar não só o nome da imagem (evite colocar imagens com nomes do género: 12388398.jpg) mas também o seu alt text (texto alternativo).

Antes de fazer upload da imagem, altere o seu nome e inclua as keywords trabalhadas nesse artigo específico. Depois de fazer upload para o backoffice, defina o alt text e coloque também as keywords pretendidas. Desta forma, vai ajudar o Google a “ler” as imagens.

E pronto, estes são os principais pontos que deve ter em consideração para garantir que os seus artigos respondem às boas práticas de SEO. De qualquer forma, não se esqueça que não há nada que substitua os bons conteúdos, escritos para contextos específicos. Ou seja, perca algum tempo para garantir que está a escrever um artigo que responda à necessidade dos seus clientes ou potenciais clientes, em vez de se preocupar em criar dezenas de conteúdos com pouco interesse.

Se tiver alguma questão ou precisar de ajuda para definir uma estratégia de conteúdos que permita gerar tráfego orgânico para o seu site, só tem de falar connosco.


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