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As 8 melhores ferramentas de SEO gratuitas de 2017

As 8 melhores ferramentas de SEO gratuitas de 2017

Se ainda pergunta porque é que deve utilizar ferramentas de SEO, respondo-lhe com outra pergunta: Quer aumentar e melhorar o tráfego no website da sua empresa? Se respondeu afirmativamente, deve ler este texto até ao fim. Se um dos seus objetivos de marketing é gerar mais tráfego, então terá, inevitavelmente, de melhorar a sua SERP – posição nos rankings de resultados de motores de pesquisa. Utilizar ferramentas de SEO para otimização em motores de pesquisa vai, certamente, ajudá-lo a chegar ao topo de resultados e fazer com que direcione mais utilizadores para o seu website. Aqui ficam algumas das melhores ferramentas de SEO gratuitas:

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta obrigatória e indispensável para qualquer profissional de marketing digital. A informação mais valiosa para SEO é obtida através da análise dos visitantes do seu website (quem são, onde estão, que devices utilizam, como chegam, porque saem, etc.) e da forma como interagem e se movimentam no site da sua empresa. Além de lhe dar toda esta informação, o Google Analytics permite ainda medir o ROI das suas campanhas, o que o torna uma das melhores ferramentas digitais.

Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta essencial para a gestão, mais técnica, do seu website, prestando-lhe um grande apoio na otimização e na compreensão das queries que geram tráfego. Permite-lhe obter informação tão relevante como a visibilidade das suas webpages nos resultados do Google, a robustez do seu domínio, uma grande diversidade de dados e informações relacionadas com o website, a forma como os motores de pesquisa veem o site da sua empresa e, ainda, como melhorar alguns aspetos visuais do site. Pode usá-lo também para detetar erros nos rastreamentos do Google, bem como sugestões de otimização do seu HTML.

Google Trends

No marketing, tal como no xadrez, é importante compreender e antecipar os movimentos de um adversário, por isso conhecer o mercado e perceber aquilo que os utilizadores pesquisam é uma enorme vantagem. O Google Trends dá-lhe uma grande ajuda nesta área, pois consegue encontrar a variação do volume de pesquisa de diferentes tópicos ou termos, colocando-o um passo à frente da sua concorrência.

Google PageSpeed Insights

Tal como o nome indica, o Google PageSpeed Insights é uma ferramenta que permite identificar os problemas e medir os dados de performance/velocidade de uma webpage em dispositivos móveis e desktop. Cada URL é avaliado duas vezes, uma com a utilização de um mobile user-agent, outra com um desktop user-agent. Deve executar esta ferramenta com alguma regularidade, de forma a garantir que as suas webpages estão sempre otimizadas. Recorde-se que o algoritmo do Google está em constante mutação pelo que qualquer update poderá modificar o score das suas páginas.

Saiba como adaptar a sua estratégia de SEO ao novo layout SERP do Google

Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é uma ferramenta disponibilizada pela Google na sua plataforma para implementação de estratégias Paid Search e criação de anúncios (AdWords). Crie a sua conta de adwords, entre no Keyword Planner, introduza as suas keywords referência e obtenha uma lista de keywords que deverá considerar na sua estratégia. Resumindo:

• Encontre novas ideias, keywords/palavras-chaves tendo em conta o seu website, a sua landing page, tipo de produto/serviço ou mesmo o seu setor de negócio;

• Conheça a média mensal de volume de pesquisa num determinado período temporal;

• Identifique a tendência de pesquisa para uma única keyword ou um grupo de keywords.

“Um pequeno truque para research de keywords: entre no seu browser em modo incógnito, vá até à página do Google e escreva uma das suas keywords. Já reparou que o auto-fill lhe dá algumas ideias de temas relacionados? Aproveite para complementar o seu keyword research.”

Keywordtool.io

O Keywordtool.io é uma das melhores ferramentas para realizar o seu keyword research e encontrar as palavras-chave com melhores indicadores para o seu setor de mercado. Qualquer estratégia digital deve estar baseada num estudo de palavras-chaves. Só assim é possível compreender o que o seu potencial consumidor pesquisa. Sabendo que cada pesquisa representa uma necessidade, um interesse ou um desejo das pessoas, fica clara a importância deste tipo de ferramenta.

MOZBar

O MOZBar é uma extensão que pode aplicar ao seu browser e que lhe vai dar acesso a um conjunto de ferramentas user-friendly de SEO que lhe vão permitir obter, de uma forma rápida, uma análise de vários elementos da webpage que está a visitar: URL; Page Title; Meta Description; Headings; Bold & Italic Terms; Alt-Text.

“Para além da MozBar, experimente também o Open Site Explorer (análise de backlinks) e o Moz Local (permite fazer uma análise na sua área e obter dicas para melhorar o seu Local SEO).”

SEOquake

O SEOquake é outra extensão que pode instalar no seu browser para rastrear um website ou uma webpage. Identifica inúmeros parâmetros de SEO e dá-lhe uma visibilidade integrada sobre o seu website.

Existem no mercado muitas outras ferramentas de SEO que poderá utilizar, mas estas que apresentamos são excelentes recursos para que a sua equipa de Marketing Digital consiga otimizar a sua estratégia de Search Engine Optimization, melhorar os resultados das suas páginas em rankings de motores de pesquisa e, consequentemente, aumentar o tráfego orgânico.

Descubra 10 dicas para chegar à 1ª posição do Google.

O melhor de tudo? Serem gratuitas e de simples utilização! Sabemos que o tempo é precioso, por isso, se precisar de ajuda para definir e criar a sua estratégia de SEO, fale connosco.


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