Como o Mobile-First Indexing afeta as pesquisas do Google

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Como o Mobile-First Indexing afeta as pesquisas do Google
Nos últimos anos, temos ouvido falar sobre o fenómeno de mobile-first indexing como uma grande mudança nos motores de pesquisa para que o mundo digital se torne cada vez mais adaptado a dispositivos móveis e ao comportamento do consumidor. Ainda assim, existem muitas dúvidas sobre o que isso significa para as marcas e de que forma se devem adaptar a esta realidade.
Neste momento deve estar a questionar-se:

• A minha empresa deve mudar a sua estratégia digital?

• O website da minha empresa é compatível com dispositivos móveis?

Se for o caso, não se preocupe. Neste artigo, vou responder ao que significa a indexação mobile e o que deve fazer para não sofrer quaisquer implicações nos resultados digitais da sua empresa.

O que é mobile-first indexing ou indexação de resultados de dispositivos móveis em primeiro lugar?

Já alguma vez se questionou porque é que alguns sites aparecem em primeiro lugar em determinadas pesquisas no Google? Basicamente porque o algoritmo da Google foi criado (e está em constante evolução) para lhe fornecer as melhores respostas às suas pesquisas. Para isso, analisa o seu historial de pesquisas e o seu perfil juntamente com a informação dos vários milhares de sites que contêm respostas às suas pesquisas. Mas porque é que uns aparecem antes de outros?

Os motores de busca, além de questões de SEO, dão cada vez mais primazia à experiência de utilização em dispositivos móveis, ou seja, se está a pesquisar uma determinada matéria no seu smartphone, o Google vai mostrar-lhe os melhores resultados que respondam não só à sua questão mas que também lhe proporcionem uma boa experiência de navegação e utilização.

Ou seja, mobile-first não quer dizer que exista uma lista de resultados específica para mobile ou dispositivos móveis. Mesmo que um website não tenha uma versão otimizada para mobile, a sua versão desktop será incluída nos resultados. Contudo, a falta de uma experiência otimizada para dispositivos móveis terá um impacto negativo nos rankings desse website, fazendo com que apareça em piores posições nos resultados de pesquisa.

O que fazer para garantir que o site da sua empresa respeita a regra de mobile-first indexing?

First things first...se não é especialista na área, procure quem possa ajudar. No início de 2018 esta mudança estava apenas nos primeiros passos, contudo tem sido implementada gradualmente em websites que o Google considera suficientemente preparados para que esta alteração tenha um impacto mínimo.

Se o seu website for responsive, talvez não precise de fazer grandes alterações, a menos que não esteja satisfeito com os seus resultados...e aí a Latigid ou outro especialista pode ajudar a sua empresa.

Ainda assim, não durma à sombra da bananeira, e garanta que:

• A velocidade e o tempo de carregamento de cada página está dentro dos parâmetros aceitáveis para uma experiência de utilização agradável em dispositivos móveis;

• As imagens e outros elementos multimédia/animações estão otimizados corretamente para a experiência mobile.

Perguntas mais frequentes sobre mobile-first indexing

Mobile-First Indexing vai incluir as páginas mobile num ranking independente/separado?

Não! Existe apenas um ranking/índice. Esta alteração não implica a criação de um ranking "mobile-first", nem existe um "ranking mobile" separado do "ranking desktop". Em vez disso, altera a forma como o conteúdo da sua empresa se posiciona no ranking existente, ou seja, é mais uma variável que o algoritmo analisa para determinar a ordem dos resultados de pesquisas.

O Mobile-First Indexing está ativo e já afeta o website da minha empresa?

Sim! Como referi antes, o Google tem vindo a experimentar esta variável num pequeno número de websites. Segundo Gary Illyes provavelmente levará alguns anos até que “alcancemos um ranking e uma indexação que seja apenas mobile-first”, mas a tendência para lá caminha.

O Google vai utilizar apenas conteúdos e versão mobile para determinar rankings?

Não! Mobile-first significa que o Google vai dar primazia aos websites que garantam uma boa experiência de utilização, mas o mais importante continua a ser mostrar conteúdos que respondam às pesquisas dos utilizadores.

E se o website da minha empresa não estiver preparado?

Vai afetar negativamente o seu posicionamento/ranking em pesquisa, pois a experiência de utilizador será pior do que a de outros sites (os crawlers passam a ser crawlers mobile-first). Ou seja, se o seu website não estiver otimizado para mobile e o da sua concorrência estiver, o Google não vai dar primazia ao seu (partido do princípio que ambos os sites respondem às pesquisas dos utilizadores).

O Mobile-First Indexing em 2 frases:

1 - O Mobile-First Indexing do Google tem por objetivo consolidar e elevar a experiência de utilização entre dispositivos;

2 - O Mobile-First Indexing é, provavelmente, um dos maiores game-changers dos últimos tempos para o tráfego orgânico a longo prazo. Os algoritmos já estão a mudar, favorecendo sites, feeds e aplicações otimizadas para dispositivos móveis e classificando webpages com base no contexto e nas necessidades de cada utilizador.

Para terminar, deixo-lhe alguns artigos de Cindy Krum (do site Mobile Moxie) que poderá ler se pretender aprofundar o seu know-how nesta área:

Mobile-First Indexing or a Whole New Google? Is Mobile-First the Same as Voice-First?

Mobile-First Indexing or a Whole New Google? How Media & PWAs Fit Into the Larger Picture at Google

Mobile-First Indexing or a Whole New Google? How Shopping Might Factor Into the Larger Picture

Mobile-First Indexing or a Whole New Google? The Local & International Impact

Já sabe que se precisar de ajuda ou se quiser fazer um diagnóstico ao website da sua empresa para perceber se proporciona uma boa experiência de navegação aos seus utilizadores, é só dizer!


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