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Qual o papel do On-Page e Off-Page numa estratégia de SEO

Qual o papel do On-Page e Off-Page numa estratégia de SEO

Quer que a sua empresa comece (ou continue) a aparecer nos primeiros resultados dos motores de busca sem ter de dedicar a maioria do seu budget de marketing a Google Adwords? Está na altura de começar a otimizar o seu website ou blog para SEO. Para isso, tem de concentrar-se em dois conceitos: On-Page SEO e Off-Page SEO.

On-Page SEO

Como o nome indica, refere-se a tudo aquilo que pode (e deve) ser alterado no próprio website da sua empresa. Existem várias formas de otimização on-page SEO que vão resultar numa melhor posição em motores de pesquisa, mas o seu grande foco deve ser criar e oferecer conteúdo de qualidade aos seus potenciais clientes. Pense e estruture o seu website numa lógica de inbound marketing, garantindo que cada página do website responde assertivamente às necessidades dos utilizadores que a encontram. Depois faça estas optimizações:

• Títulos e subtítulos (Headings): devem explicar, de uma forma clara, que tipo de conteúdos poderão ser encontrados em cada página, conter as keywords alvo e respeitar a seguinte ordem: H1, H2, H3, H4, H5… Além de ajudar a organizar a informação, permitem também que os rastreadores dos motores de busca percebam a relevância do seu conteúdo para a pesquisa à qual vai responder;

• URL: Se o seu website tem um URL criado automaticamente cheio de números e símbolos, está na hora de o mudar. Inclua, sempre que possível, uma keyword alvo;

• Meta Description: Funciona como uma espécie de resumo daquilo que os visitantes vão encontrar no seu website. Não deve ter mais do que 160 caracteres;

• Optimização de Imagens: como os motores de busca ainda não conseguem ver o que está numa imagem do seu website, deve criar Image Alt-Texts (textos alternativos), utilizando palavras-chave que a descrevam;

• Internal Links: Incluir links nos conteúdos que liguem a outras páginas ou recursos adicionais do seu website é útil para os visitantes e para os motores de busca;

• Mobile: Todas as páginas do seu website e landing pages devem estar preparadas para formatos mobile, de forma a que rastreadores dos motores de pesquisa as reconheçam.

Off-Page SEO

A otimização off-page foca-se em obter links de outros websites para o seu. Ou seja, para os motores de busca, além de ter bons conteúdos no seu website para as pessoas verem e partilharem, também é muito importante que outros websites com autoridade direcionem links para o seu. Isso mostra aos motores de busca que o seu website funciona como uma referência para algumas fontes credíveis, apresentando a sua página num lugar mais alto das pesquisas. Como melhorar o seu off-page SEO:

• Conteúdos: Já falámos sobre a importância dos conteúdos em on-page SEO, mas a verdade é que eles são a base de toda a otimização do seu website. Se não tiver conteúdos interessantes que as pessoas queiram ver e partilhar, dificilmente vai conseguir ter links de outros websites direcionados para o seu;

• Blogs: Criar um blog dentro do website da sua empresa é uma óptima forma não só de começar a trazer mais visitantes mas também de partilhar conteúdo exclusivo. Tente fazer com que as pessoas interajam no seu blog e faça o mesmo noutros blogs, de forma a lançar discussões saudáveis e a convidar as pessoas a verem o seu blog;

• Redes sociais: As tendências de SEO mostram que algumas redes sociais, como Facebook, LinkedIn e Twitter, já permitem que as suas páginas sejam rastreadas pelos motores de busca, o que torna importante partilhar links que direcionem para o website da sua empresa.

On-Page ou Off-Page SEO?

Ambas as abordagens  são importantes para obter sucesso numa estratégia de SEO. Deve seguir os elementos-chave de cada uma para fazer com que o website ou blog da sua empresa esteja otimizado para os motores de busca, garantindo que vai ganhar mais visibilidade e aparecer em melhores posições. Colocar a sua empresa, de uma forma orgânica, nos primeiros lugares das pesquisas pode demorar algum tempo mas vai certamente trazer-lhe mais tráfego, conversão e facturação.

Uma agência de SEO pode ajudá-lo para perceber como se encontra o seu website ou blog em termos de SEO ou a implementar elementos on-page e off-page SEO. Se precisar de ajuda, já sabe: fale connosco.


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