Um dos principais desafios de uma PME é conseguir fazer muito, com pouco, por isso escolher a ferramenta de email marketing certa pode trazer um grande impacto à sua estratégia de marketing.
O email marketing é uma das ferramentas de marketing mais acessíveis em termos de custo-benefício, já que oferece às empresas total controlo sobre as suas campanhas e permite estabelecer contacto directo com os clientes, sem grandes custos associados.
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Mesmo assim, nem sempre é fácil escolher a melhor ferramenta de email marketing, já que esta depende muito do orçamento de cada empresa e do tipo de campanha que pretende criar: newsletters, conteúdos, emails dedicados ou emails patrocinados, por exemplo.
Apesar de existir cada vez mais informação online sobre as várias soluções disponíveis, nem sempre é fácil conseguir perceber as diferenças entre elas, já que, enquanto umas oferecem várias funcionalidades gratuitas, outras cobram pela quantidade de serviços ou contactos adicionais, o que pode criar expectativas erradas.
Para tornar o processo de escolha mais simples (e garantir que escolhe a ferramenta que responde melhor às necessidades da sua empresa), criámos uma lista com as plataformas de email marketing mais utilizadas e as suas principais vantagens e desvantagens.
A Constant Contact é uma das ferramentas de email marketing mais utilizadas no mundo. Oferece um período experimental gratuito de 60 dias, descontos e planos especiais de pagamento. O plano mais acessível começa nos 20$ mensais.
Vantagens:
• Facilidade de utilização e gestão das listas de emails, contactos e templates;
• Permite importar contactos do Gmail e do Outlook;
• Dá acesso a ferramentas de tracking e reporting e a um banco de imagens;
• Integração com Google Analytics;
• Disponibiliza aplicação para iOS e Android;
• Oferece suporte online através de chat, email ou da própria comunidade e disponibiliza vários conteúdos vídeo, como seminários ou webinars.
Desvantagens:
• Preço elevado;
• Fluxos de automação limitados;
• Pouco espaço de armazenamento online.
A GetResponse é outra solução de email marketing muito popular. Oferece um período experimental de 30 dias. O plano básico começa nos 12€ mensais.
Vantagens:
• Facilidade de utilização, com ferramenta drag & drop;
• Preço acessível, mesmo com o aumento do número de contactos;
• Ferramenta de tracking simples e eficiente;
• Integração com Google Analytics, SalesForce, Google Docs e ZenDesk;
• Capacidade de automação;
• Bom apoio ao cliente.
Desvantagens:
• Criação e personalização de formulários limitada e pouco intuitiva;
• Capacidade limitada de automação.
O MailChimp é uma das ferramentas mais conhecidas do mercado. Tem um plano gratuito para pequenas empresas e os planos pagos começam nos 10$ mensais.
Vantagens:
• Plano gratuito para PMEs;
• Ferramenta de templates simples e intuitiva;
• Facilidade de personalizar emails e criar testes A/B;
• Integração com WordPress, Shopify, Instapage, Hubspot, Facebook, Magneto, entre outros;
• Ferramenta de tracking e analytics completa e fácil de utilizar.
Desvantagens:
• Plano gratuito limitado;
• Por ser a plataforma mais utilizada, os templates de email começam a parecer familiares.
O ActiveCampaign combina o envio de emails com uma ferramenta de CRM e de Vendas. Os preços estão diretamente ligados ao número de contactos e os planos começam nos 9$ mensais para 500 contactos.
Vantagens:
• Ferramenta de criação de automações simples e intuitiva;
• Integração com WordPress, Zapier, LeadPages, Quote, Salesforce e Evernote, entre outros;
• Possibilidade de envio de SMS.
Desvantagens:
• Ferramenta de criação de campanhas de newsletters pouco intuitiva;
• Necessidade de recorrer a código HTML para personalizar campanhas.
A Mailify é uma solução multicanal que tem o e-mail marketing como principal funcionalidade, mas que oferece também serviços de envio massivo de sms e de automação de marketing.
É uma plataforma 100% europeia, que tem como principais vantagens a sua facilidade de utilização e suporte ao cliente. Além disso, permite utilizar vários recursos avançados, como os cenários automáticos de envio ou a análise de newsletters com função de eye-tracking preditivo.
Vantagens:
● Plataforma intuitiva;
● Cenários de envio disponíveis na plataforma;
● Recursos avançados que utilizam inteligência artificial;
● Desenho de páginas, formulários e landing pages;
● Simplificação da gestão da lista de contactos;
● Acesso a métricas como o índice de viralidade de cada envio, a taxa de abertura e a taxa de clique;
● 67 templates personalizáveis;
● Integração com PrestaShop, Magento, WordPress, Google Analytics, etc.
Desvantagens:
● Ferramenta pouco conhecida.
Além destas ferramentas de email marketing, existem outras soluções mais completas que permitem juntar CRM, Blog, Formulários, Lead Scoring, CTAs, Landing Pages e Gestão de Redes Sociais tudo num só.
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Aqui na Latigid, usamos (e somos parceiros) Hubspot, uma plataforma que se adapta tanto a pequenas e médias empresas como a grandes organizações, facilitando a gestão dos clientes no dia a dia e ajudando a atingir os objetivos de marketing.
Se precisar de ajuda para escolher a melhor ferramenta de email marketing para a sua empresa ou para perceber se faz sentido avançar para uma solução mais completa, fale connosco.