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Conheça as apostas dos marketeers para 2018

Apostas marketeers para 2018

Por estes dias, a internet enche-se de artigos sobre as tendências de marketing para o próximo ano (nada contra, até porque também vamos escrever sobre isso mais à frente), mas antes de nos focarmos nesse assunto, achámos que poderia ser interessante saber a opinião dos marketeers sobre o que vai trazer maior impacto comercial nas empresas nos próximos anos.

Para isso, baseámo-nos num estudo da Smart Insights, que perguntou a 850 marketeers de todo o mundo “qual é a atividade de marketing que irá trazer maior impacto comercial em 2018”. As respostas mostram, entre outras coisas, que a tendência de criar conteúdo relevante para os consumidores continua muito atual.
marketing2018

Analisando o gráfico superior, vemos que 20% dos marketeers consideram que a aposta no Content Marketing vai manter-se em 2018, tal como já acontecia nos anos anteriores.

De seguida, aparece a Big Data, outro conceito que tem sido muito falado nos últimos anos e que se baseia no processamento e apresentação de “toneladas” de informações sobre os consumidores, permitindo chegar até eles de uma forma cada vez mais eficiente.

Em terceiro lugar temos a Inteligência Artificial e Machine Learning. Esta é uma área que tem ganho cada vez mais visibilidade e, quem foi ao Web Summit de 2017, teve direito a ver a Sophie, um robot com feições humanas que respondia automaticamente às perguntas feitas pelos oradores…

Em quarto, Social Media, Social CRM e Social Customer Care e, em quinto e sexto, Mobile Marketing e Marketing Automation, respetivamente.

E o que é que isso nos diz sobre o Marketing de Conteúdo?

Há muito tempo que ouvimos dizer que o conteúdo é rei e que todas as marcas deviam apostar em Content Marketing, mas, na verdade, só agora é que as empresas começaram a ver a importância de ter uma estratégia de conteúdos alinhada com Big Data, Inteligência Artifical, Social Media, CRM e Automação de Marketing.

Ou seja, mais do que criar conteúdo, é importante conhecer o target o melhor possível, através da análise de toda a informação a que temos acesso hoje em dia, e criar uma estratégia que permita chegar a cada pessoa de uma forma relevante, ajudando os consumidores no momento de decisão e antecipando os seus problemas.

A ideia do Customer Care ser o Marketing do futuro foi falada no Web Summit de 2016 e manteve-se também na edição deste ano, o que mostra a importância das marcas conhecerem cada vez melhor o seu público, antecipando as suas necessidades e chegando até eles na altura certa. Para isso, precisam de começar a usar as suas ferramentas de CRM e os seus canais de social media para não só atrair mais possíveis clientes, mas também para mantê-los fidelizados, oferecendo-lhes a melhor experiência possível com a marca.

E é aí que entra a inteligência artificial. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não estamos sequer perto de termos as máquinas a tomar conta do mundo. É importante perceber que, mesmo um robot que parece um ser humano, é uma máquina, que foi programada para responder a perguntas específicas. Ou seja, temos de olhar para robots como a Sophie e pensar como é que este tipo de máquinas podem ajudar as marcas a prestarem um melhor serviço ao seus clientes.

Não somos adeptos de um Customer Care formatado, em que as respostas são iguais para todos, mas, hoje em dia, com a quantidade de informação disponível sobre os consumidores e com o avanço tecnológico dos últimos anos, já é possível utilizar estas máquinas para diminuir a distância entre as pessoas e as empresas, prestando um serviço exemplar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Apesar de alguns destes conceitos não serem totalmente novos, a verdade é que muitas empresas ainda não mudaram o chip para esta nova realidade. Se quiser saber como utilizar o conteúdo para chegar aos seus clientes (e potenciais clientes) de uma forma relevante, utilizando não só as redes sociais mas também os motores de busca, plataformas de CRM, de email marketing e de automação de marketing, fale connosco.


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