As long tail keywords, ou palavras-chave long tail, são expressões muito específicas e com um menor número de pesquisas, mas que oferecem melhores índices de conversão. Além disso, por serem muito focadas num nicho, têm uma maior probabilidade de obterem um melhor ranking nos motores de pesquisa.
A concorrência digital cresce todos os dias com o aparecimento de websites e blogs cada vez mais otimizados e orientados para resultados. Para tal, muito tem contribuído a atenção e preocupação com questões de SEO e de criação de conteúdos assentes em estratégias e não apenas “porque sim”. Isto torna o posicionamento orgânico cada vez mais competitivo.
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Tem razões para se preocupar? Hoje em dia, a concorrência é cada vez maior e, tal como no mundo offline, a sua empresa terá também de se reinventar em termos digitais. Se tem uma estratégia de negócio bem orientada, suportada por um website criado para responder aos seus utilizadores e com conteúdos que o aproximam do seu cliente-alvo, então está no bom caminho.
Não se esqueça que a melhor forma para conseguir chegar aos seus potenciais clientes é através de uma estratégia de conteúdos e comunicação que lhe permita responder às suas necessidades e desejos. Para isso, é muito importante considerar as long tail keywords na sua estratégia de SEO.
O conceito de palavras-chave long tail é o reflexo da evolução dos comportamentos de compra online e daquilo que acontece no mercado em geral. Contrariamente ao que acontecia antes, onde as grandes marcas captavam todo o tráfego por meio de campanhas e head keywords (mais genéricas), o que se observa hoje em dia é um movimento contrário.
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Atualmente, as empresas que se conseguem posicionar em nichos de mercado específicos ganham uma maior quota de mercado digital. Para isso, apostam na criação de conteúdos cada vez mais segmentados, tendo por base uma estratégia de long tail keywords.
As long tail keywords são termos de pesquisa que têm por objetivo atrair um público mais específico e com uma maior probabilidade de conversão. Ou seja, em vez de focar a sua estratégia de SEO apenas em keywords mais genéricas, de forma a trazer mais tráfego, deve ter em conta também os termos de pesquisa que respondam a necessidades mais específicas dos seus potenciais clientes. Exemplo: imagine que vende bicicletas. A sua estratégia de SEO não deve focar-se apenas em head keywords do género “bicicleta”, mas contemplar também long tail keywords, como “Comprar bicicleta usada para a cidade”, ou “Comprar bicicleta elétrica todo o terreno”. Desta forma, vai garantir um bom mix entre quantidade de tráfego e tráfego qualificado com uma maior probabilidade de conversão.
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Depois de fazer a uma keyword research e de identificar as palavras-chave/temas para os quais gostaria de obter ranking, vai precisar de criar conteúdos. Apesar de parecer simples, a chave para o sucesso está na capacidade de criar conteúdos que não só respondam aos vários tipos de keywords que identificou na sua estratégia de SEO, mas que também estejam interligados entre si. Comece por criar um calendário editorial, defina quem e quando vai escrever sobre um determinado tema e garanta que nunca mais para. Muitas vezes, a grande dificuldade é conseguir manter um fluxo constante de escrita e publicação de artigos.
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