Estratégia de SEO: a importância das long tail keywords

Estratégia de SEO: a importância das long tail keywords
04/08/2020 Tiago Esteves

As long tail keywords, ou palavras-chave long tail, são expressões muito específicas e com um menor número de pesquisas, mas que oferecem melhores índices de conversão. Além disso, por serem muito focadas num nicho, 

têm uma maior probabilidade de obterem um melhor ranking nos motores de pesquisa.

A concorrência digital cresce todos os dias com o aparecimento de websites e blogs cada vez mais otimizados e orientados para resultados. Para tal, muito tem contribuído a atenção e preocupação com questões de SEO e de criação de conteúdos assentes em estratégias e não apenas “porque sim”. Isto torna o posicionamento orgânico cada vez mais competitivo.

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Tem razões para se preocupar? Hoje em dia, a concorrência é cada vez maior e, tal como no mundo offline, a sua empresa terá também de se reinventar em termos digitais. Se tem uma estratégia de negócio bem orientada, suportada por um website criado para responder aos seus utilizadores e com conteúdos que o aproximam do seu cliente-alvo, então está no bom caminho.

Não se esqueça que a melhor forma para conseguir chegar aos seus potenciais clientes é através de uma estratégia de conteúdos e comunicação que lhe permita responder às suas necessidades e desejos. Para isso, é muito importante considerar as long tail keywords na sua estratégia de SEO.

A importância das long tail keywords numa estratégia de SEO

O conceito de palavras-chave long tail é o reflexo da evolução dos comportamentos de compra online e daquilo que acontece no mercado em geral. Contrariamente ao que acontecia antes, onde as grandes marcas captavam todo o tráfego por meio de campanhas e head keywords (mais genéricas), o que se observa hoje em dia é um movimento contrário.

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Atualmente, as empresas que se conseguem posicionar em nichos de mercado específicos ganham uma maior quota de mercado digital. Para isso, apostam na criação de conteúdos cada vez mais segmentados, tendo por base uma estratégia de long tail keywords.

Como definir as palavras-chave long tail?

As long tail keywords são termos de pesquisa que têm por objetivo atrair um público mais específico e com uma maior probabilidade de conversão. Ou seja, em vez de focar a sua estratégia de SEO apenas em keywords mais genéricas, de forma a trazer mais tráfego, deve ter em conta também os termos de pesquisa que respondam a necessidades mais específicas dos seus potenciais clientes. Exemplo: imagine que vende bicicletas. A sua estratégia de SEO não deve focar-se apenas em head keywords do género “bicicleta”, mas contemplar também long tail keywords, como “Comprar bicicleta usada para a cidade”, ou “Comprar bicicleta elétrica todo o terreno”. Desta forma, vai garantir um bom mix entre quantidade de tráfego e tráfego qualificado com uma maior probabilidade de conversão.

Vantagens em utilizar keywords long tail

  • As palavras-chave long tail são mais específicas, o que significa que os utilizadores que acedem ao website a partir destes termos de pesquisa são geralmente mais qualificados. Isso garante tráfego de melhor qualidade e taxas de conversão mais altas.
  • As palavras-chave long tail apresentam menor concorrência. Dando um exemplo: se procurarmos por “carro híbrido amarelo em Lisboa” significa que no limite estamos à procura de um carro híbrido. Contudo, nem todas as pesquisas por “carro híbrido” estão à procura de um híbrido amarelo em Lisboa. Por outras palavras, quanto mais específico e de nicho, menos concorrência existe.
  • Este tipo de keywords long tail ajudam a rankear o seu negócio em head keywords. Confuso? Ao incluir as head keywords em frases chaves long tail também está a ganhar força e a obter ranking na head keyword. Para isso, basta que as páginas ou conteúdos long tail estejam linkados a páginas onde aposta em head keywords.
  • O tipo de pesquisa com palavras-chaves long tail mais específicas começa a ser muito frequente e popular. Segundo o Moz, os termos long tail representam cerca de 70% das pesquisas. Imagine que a sua máquina de café não está a funcionar. O mais provável é pesquisar pela marca, modelo e tipo de problema, em vez de colocar apenas “máquina de café não funciona” no Google.
  • É mais fácil obter um melhor ranking em conteúdos específicos e palavras-chave long tail do que em head keywords ou conteúdos muito genéricos, porque existe uma menor concorrência. Ao focar os seus esforços num grupo de palavras-chave long tail, vai obter tráfego mais segmentado e com uma maior probabilidade de conversão.

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Como criar conteúdos que respondam a keywords long tail?

Depois de fazer a uma keyword research e de identificar as palavras-chave/temas para os quais gostaria de obter ranking, vai precisar de criar conteúdos. Apesar de parecer simples, a chave para o sucesso está na capacidade de criar conteúdos que não só respondam aos vários tipos de keywords que identificou na sua estratégia de SEO, mas que também estejam interligados entre si. Comece por criar um calendário editorial, defina quem e quando vai escrever sobre um determinado tema e garanta que nunca mais para. Muitas vezes, a grande dificuldade é conseguir manter um fluxo constante de escrita e publicação de artigos.

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