O que acontece ao SEO do seu site se parar de criar conteúdos?

Tiago de Brito Esteves
Tiago de Brito Esteves em 02-11-2018 15:32

O que acontece ao SEO do seu site de parar de escrever conteúdos no blog da sua empresa

Escrever conteúdos atrativos com a frequência correta e que deem resposta aos seus potenciais clientes é uma tarefa realmente complicada! Muitas vezes, as marcas tendem a parar de criar conteúdos porque atingiram resultados satisfatórios, a nível de tráfego orgânico, visitas a páginas de conversão e bons dados de conversão, mas será a estratégia correta?

A resposta é... não!!! Qualquer pausa na criação de conteúdos relevantes que respondam às pesquisas dos seus potenciais clientes vai afetar diretamente o seu site a nível de:

  • Volume de tráfego orgânico;
  • Posicionamento das palavras-chaves em motores de pesquisa;
  • Taxa de conversão;
  • Visibilidade digital face à sua concorrência.

O trabalho necessário para destacar a sua empresa a nível digital requer uma estratégia concertada entre vários meios e plataformas digitais, através da criação dos conteúdos certos no momento certo. Parar de responder aos seus potenciais clientes é afastar e perder oportunidades de conversão.

Um blog é fundamental na estratégia digital da sua empresa

Hoje, os consumidores não precisam de ver um outdoor para saber que a sua marca existe, o que necessitam é que lhes responda, que lhes dê valor, que os ensine. Os consumidores querem aprender com a sua empresa, querem apoio para decidir. Como é que consegue lá chegar? Um blog é a plataforma digital ideal para chegar aos seus consumidores de uma forma relevante e que dê respostas às suas necessidades e questões do dia a dia.

Leitura recomendada: Porque é que todas as empresas deviam criar um blog

Conteúdo de qualidade é um factor essencial para atrair mais visitantes e alcançar as tão desejadas primeiras posições em motores de pesquisa. Os seus consumidores vão dar preferência a conteúdos bem posicionados, que respondam às suas questões e dúvidas e que sejam recentes. É normal ver e ler jornais/revistas antigas? Pois... os seus consumidores também não o pretendem fazer.

Importância dos conteúdos e frequência de publicação

Os crawlers valorizam todo o seu conteúdo e a atualização do mesmo, por isso uma publicação frequente vai aumentar o número de visitas ao seu website, tornando a sua empresa mais relevante a nível digital em comparação com a sua concorrência.

Atenção: não publique apenas "porque sim e porque é bom". Produza conteúdos relevantes para os seus potenciais clientes. Conteúdos fracos e desajustados não vão trazer resultados positivos.

Gerar tráfego orgânico para o blog da sua empresa

O seu blog vai obter grande parte do tráfego através de pesquisas orgânicas realizadas pelos mais diversos tipos de utilizadores, sendo que, para os ajudar, os motores de pesquisa criam um ranking de resultados que melhor responde a uma querie, ou seja, a uma pergunta.

Como os conteúdos mais antigos já podem estar desatualizados, as primeiras posições de resultados orgânicos são ocupados por conteúdos recentes. Mais ainda se a pesquisa for por uma palavra-chave muito competitiva.

Ao parar a produção de conteúdos os seus potenciais clientes e os motores de pesquisa vão interpretar que o seu blog (e por consequência a sua marca) está desatualizado, penalizando não só os seus conteúdos antigos, mas também a qualidade do seu domínio. Desta forma, todas as suas páginas caem algumas posições SERPs - Search Engine Results Pages.

Leitura recomendada: O que é Mobile-First Indexing e como afeta as pesquisas do Google?

O que acontece então se parar de criar conteúdos?

Parar de criar e publicar conteúdos faz com que o seu domínio perca autoridade, provocando uma descida das keywords nos motores de busca e uma menor geração de tráfego/leads para o seu blog/site. 

Se a sua empresa ainda não tem um blog ou se parou de produzir conteúdos, saiba que a sua relação com potenciais clientes está em risco. É importante manter uma boa relação com seus consumidores, criar e alimentar o seu blog e ganhar a confiança de quem chega até à sua marca. Invista em conteúdos realmente relevantes, potencie-os com SEO e difunda-os através das suas redes sociais.

Não se esqueça que o blog da sua empresa ou marca vai muito para além de uma demonstração de expertise. Construa relacionamentos e transmita confiança e credibilidade, só assim conseguirá cativar mais visitantes e convertê-los em clientes.

Se precisar de ajuda com a criação e definição de conteúdos para o blog da sua empresa, podemos ajudar.

 


 

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