Todas as décadas, surge algo novo para transformar o setor do marketing, desde a rádio à televisão, ao aparecimento da internet e da compra de espaço publicitário nos sites, à proliferação das redes sociais e, mais recentemente, à febre dos influencers.
Em todas estas formas de comunicação com as massas, houve um princípio em comum: as empresas pioneiras nestes meios retiraram sempre bons retornos do investimento e posicionaram-se como pioneiras no seu setor.
Quer seja através de brand awareness, vendas, ou até descobrir uma nova audiência que não estava a ser alcançada em outras plataformas, arriscar em meios de comunicação antes da maioria (com dados, investigação e estratégia por trás, evidentemente), tem vindo a provar ser muito rentável para as marcas.
O “hot topic” mais recente dos últimos meses tem sido o Metaverso. Desde a alteração do nome da maior rede social do mundo Facebook para Meta que o termo se tornou parte das conversas do dia-a-dia em várias indústrias e principalmente no marketing.
Artigo relacionado: 5 boas razões para investir em Marketing Digital
O Metaverso é a representação do mundo real num espaço virtual, onde os utilizadores, representados por avatares, interagem entre si. Este universo virtual será criado através de realidade virtual e realidade aumentada e irá juntar características das redes sociais, dos jogos, e das criptomoedas.
Apesar de já muitas grandes empresas tecnológicas estarem a investir nesta tecnologia, o Metaverso, propriamente dito, ainda não existe. No entanto, o maior objetivo deste universo virtual será de ligar pessoas de todo o mundo nos aspetos mais comuns da vida humana, desde o lazer, o trabalho, uma ida ao shopping, uma corrida, entre outras atividades diárias.
Estes mundos virtuais irão continuar a evoluir e a crescer com base nas decisões feitas pelos utilizadores, tal como acontece no mundo real. Não é como um jogo, não existe um “fim”, é apenas um universo que se irá continuar a expandir à medida que mais utilizadores (e empresas) entram.
Há várias razões pelas quais os profissionais de marketing estão a migrar os seus esforços de marketing para o metaverso. É novo e permite uma conexão mais rápida, no entanto a principal razão é o desejo das marcas de conseguirem alcançar as gerações mais novas.
Atualmente, as gerações mais novas ligam pouco à televisão, usam ferramentas de bloqueio de anúncios no Youtube e nos motores de pesquisa e trocaram a rádio pelo Spotify, no qual também podem pagar para não serem interrompidos por anúncios. Então como é que as marcas vão conseguir alcançar esta geração que tanto se esforça para escapar à publicidade invasiva dos conteúdos que consomem?
Artigo relacionado: Marketing B2B: pare de comprar leads e comece a gerá-las
Fácil. Criando experiências disruptivas que o seu público-alvo quer realmente conhecer e experimentar. A publicidade não tem de ser chata ou somente informacional, pode ser divertida, pode ser marcante, pode até ser uma experiência inesquecível, e é exatamente isto que as marcas estão a fazer.
Como já foi referido, o metaverso como idealizamos ainda não existe, no entanto já existem mundos virtuais onde os utilizadores passam horas do seu dia-a-dia a interagir com utilizadores de todo o mundo. Exemplos destes mundos são jogos como o Fortnite e o Roblox, plataformas que já permitem às marcas chegar a milhões de utilizadores e potenciais clientes de uma forma relevante no dia a dia.
A empresa de calçado Vans criou um parque de skate no jogo/mundo virtual Roblox onde os jogadores conseguem realizar vários truques de skate e ganhar pontos que podem ser trocados por roupas virtuais da marca (para usar na plataforma).
Segundo a Vans, o metaverso é o melhor lugar para criar brand awareness no seu público-alvo dos 13 aos 35 anos.
Atualmente o parque de skate já foi visitado por mais de 48 milhões de utilizadores.
A marca de vestuário de luxo Gucci também entrou no jogo. A empresa lançou um par de sapatos que podiam ser utilizados com realidade aumentada pelo preço de 12.99 dólares e foi um sucesso, uma vez que é um preço bastante acessível para algo da marca comparando com os preços praticados nas lojas reais.
Estas duas colaborações são apenas exemplos daquilo que pode ser feito nestes mundos virtuais e do impacto que têm no seu público alvo. A criatividade não tem limites, principalmente quando se trata de publicitar num mundo virtual, onde (quase) tudo é possível.
Apesar de ainda ser uma tecnologia em fase embrionária, pelos resultados que as marcas estão a obter, está bastante claro que estas estratégias de marketing estão a funcionar e que vieram para ficar.
Nem tudo será novo no metaverso, ou seja, as marcas vão poder criar ou adaptar campanhas específicas para entrar nesta nova realidade, obtendo várias vantagens, como:
O digital mudou o marketing de “one-to-many” para “one-to-one”, com os anúncios a serem cada vez mais personalizados.
Sabe aquela sensação de receber o folheto com descontos do Continente e achar que lhe vai dar mesmo jeito porque “por acaso” até é para algo que costuma comprar? É exatamente assim que as marcas vão conseguir captar a atenção das gerações mais novas, ao fazê-los sentirem-se como individuais, e não apenas como mais um.
O objetivo é criar anúncios híper relevantes e envolventes para os diferentes segmentos.
Na criação de planos de comunicação das empresas (de acordo com a dimensão e redes sociais utilizadas) são definidos os vários tons de voz e conteúdos a serem comunicados. Muitas vezes, a comunicação das marcas no Twitter é diferente da comunicação no Instagram, que por sua vez também é diferente do LinkedIn. Desde sempre que diferentes audiências requerem diferentes mensagens e tons.
Artigo relacionado: Como criar uma estratégia de conteúdos eficaz para B2B
Com o aparecimento do metaverso, vai ser igual. Um novo meio, um novo tom e novos conteúdos e experiências para o utilizador.
Muitos dos consumidores estão constantemente a alternar entre os canais online e offline, levando a que muitos marketers priorizem a construção de uma experiência de marca consistente em todos eles. Ao unir os esforços de marketing e a gestão das marcas nos vários canais, as empresas podem obter um melhor desempenho e retorno do seu investimento.
Os marketers têm de se manter atualizados e estar a par dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos e isso inclui entender o Metaverso e todo o seu potencial.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a compreender melhor o metaverso. Caso tenha algumas dúvidas ou precise de ajuda, não hesite em contactar-nos.