Todas as décadas, surge algo novo para transformar o setor do marketing, desde a rádio à televisão, ao aparecimento da internet e da compra de espaço publicitário nos sites, à proliferação das redes sociais e, mais recentemente, à febre dos influencers.
Em todas estas formas de comunicação com as massas, houve um princípio em comum: as empresas pioneiras nestes meios retiraram sempre bons retornos do investimento e posicionaram-se como pioneiras no seu setor.
Quer seja através de brand awareness, vendas, ou até descobrir uma nova audiência que não estava a ser alcançada em outras plataformas, arriscar em meios de comunicação antes da maioria (com dados, investigação e estratégia por trás, evidentemente), tem vindo a provar ser muito rentável para as marcas.
O “hot topic” mais recente dos últimos meses tem sido o Metaverso. Desde a alteração do nome da maior rede social do mundo Facebook para Meta que o termo se tornou parte das conversas do dia-a-dia em várias indústrias e principalmente no marketing.
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Entender o Metaverso
O Metaverso é a representação do mundo real num espaço virtual, onde os utilizadores, representados por avatares, interagem entre si. Este universo virtual será criado através de realidade virtual e realidade aumentada e irá juntar características das redes sociais, dos jogos, e das criptomoedas.
Apesar de já muitas grandes empresas tecnológicas estarem a investir nesta tecnologia, o Metaverso, propriamente dito, ainda não existe. No entanto, o maior objetivo deste universo virtual será de ligar pessoas de todo o mundo nos aspetos mais comuns da vida humana, desde o lazer, o trabalho, uma ida ao shopping, uma corrida, entre outras atividades diárias.
Estes mundos virtuais irão continuar a evoluir e a crescer com base nas decisões feitas pelos utilizadores, tal como acontece no mundo real. Não é como um jogo, não existe um “fim”, é apenas um universo que se irá continuar a expandir à medida que mais utilizadores (e empresas) entram.
Porque é que as marcas estão a publicitar no Metaverso?
Há várias razões pelas quais os profissionais de marketing estão a migrar os seus esforços de marketing para o metaverso. É novo e permite uma conexão mais rápida, no entanto a principal razão é o desejo das marcas de conseguirem alcançar as gerações mais novas.
Atualmente, as gerações mais novas ligam pouco à televisão, usam ferramentas de bloqueio de anúncios no Youtube e nos motores de pesquisa e trocaram a rádio pelo Spotify, no qual também podem pagar para não serem interrompidos por anúncios. Então como é que as marcas vão conseguir alcançar esta geração que tanto se esforça para escapar à publicidade invasiva dos conteúdos que consomem?
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Fácil. Criando experiências disruptivas que o seu público-alvo quer realmente conhecer e experimentar. A publicidade não tem de ser chata ou somente informacional, pode ser divertida, pode ser marcante, pode até ser uma experiência inesquecível, e é exatamente isto que as marcas estão a fazer.
Como já foi referido, o metaverso como idealizamos ainda não existe, no entanto já existem mundos virtuais onde os utilizadores passam horas do seu dia-a-dia a interagir com utilizadores de todo o mundo. Exemplos destes mundos são jogos como o Fortnite e o Roblox, plataformas que já permitem às marcas chegar a milhões de utilizadores e potenciais clientes de uma forma relevante no dia a dia.
Marcas presentes no Metavero: da Vans à Gucci
A empresa de calçado Vans criou um parque de skate no jogo/mundo virtual Roblox onde os jogadores conseguem realizar vários truques de skate e ganhar pontos que podem ser trocados por roupas virtuais da marca (para usar na plataforma).
Segundo a Vans, o metaverso é o melhor lugar para criar brand awareness no seu público-alvo dos 13 aos 35 anos.
Atualmente o parque de skate já foi visitado por mais de 48 milhões de utilizadores.
A marca de vestuário de luxo Gucci também entrou no jogo. A empresa lançou um par de sapatos que podiam ser utilizados com realidade aumentada pelo preço de 12.99 dólares e foi um sucesso, uma vez que é um preço bastante acessível para algo da marca comparando com os preços praticados nas lojas reais.
Estas duas colaborações são apenas exemplos daquilo que pode ser feito nestes mundos virtuais e do impacto que têm no seu público alvo. A criatividade não tem limites, principalmente quando se trata de publicitar num mundo virtual, onde (quase) tudo é possível.
Apesar de ainda ser uma tecnologia em fase embrionária, pelos resultados que as marcas estão a obter, está bastante claro que estas estratégias de marketing estão a funcionar e que vieram para ficar.
Marketing no Metaverso
Nem tudo será novo no metaverso, ou seja, as marcas vão poder criar ou adaptar campanhas específicas para entrar nesta nova realidade, obtendo várias vantagens, como:
Maior personalização:
O digital mudou o marketing de “one-to-many” para “one-to-one”, com os anúncios a serem cada vez mais personalizados.
Sabe aquela sensação de receber o folheto com descontos do Continente e achar que lhe vai dar mesmo jeito porque “por acaso” até é para algo que costuma comprar? É exatamente assim que as marcas vão conseguir captar a atenção das gerações mais novas, ao fazê-los sentirem-se como individuais, e não apenas como mais um.
O objetivo é criar anúncios híper relevantes e envolventes para os diferentes segmentos.
Novas formatos de comunicação:
Na criação de planos de comunicação das empresas (de acordo com a dimensão e redes sociais utilizadas) são definidos os vários tons de voz e conteúdos a serem comunicados. Muitas vezes, a comunicação das marcas no Twitter é diferente da comunicação no Instagram, que por sua vez também é diferente do LinkedIn. Desde sempre que diferentes audiências requerem diferentes mensagens e tons.
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Com o aparecimento do metaverso, vai ser igual. Um novo meio, um novo tom e novos conteúdos e experiências para o utilizador.
Experiência da marca consistente:
Muitos dos consumidores estão constantemente a alternar entre os canais online e offline, levando a que muitos marketers priorizem a construção de uma experiência de marca consistente em todos eles. Ao unir os esforços de marketing e a gestão das marcas nos vários canais, as empresas podem obter um melhor desempenho e retorno do seu investimento.
Os marketers têm de se manter atualizados e estar a par dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos e isso inclui entender o Metaverso e todo o seu potencial.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a compreender melhor o metaverso. Caso tenha algumas dúvidas ou precise de ajuda, não hesite em contactar-nos.