O marketing de redes sociais é um dos maiores desafios com que os marketeers se deparam hoje em dia e, uma das questões que mais nos colocam relativamente à gestão de redes sociais é: “Em que plataformas deve a minha marca estar presente?”.
Com a diversidade de canais disponíveis, é cada vez mais importante definir qual a rede social que poderá trazer mais e melhores benefícios perante os objetivos da sua empresa. Se está numa fase de decisões, mostramos-lhes as principais diferenças, vantagens e desvantagens do Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Pinterest e Snapchat.
O Facebook é o líder absoluto em número de utilizadores a nível mundial. Apesar de, muitos já terem antecipado o seu fim, a verdade é que continua a reinventar-se, estando ligado a alguns dos maiores projectos mundiais de inovação.
Vantagens:
- Rede social mais utilizada;
- Plataforma fácil de usar pelas marcas;
- Continua a ser uma rede inovadora e pioneira.
Desvantagens:
- Tem-se tornado cada vez mais uma plataforma Pay-to-Play;
- As marcas estão dependentes do algoritmo do News Feed;
- Os targets mais jovens, nomeadamente Millennials, preferem outras plataformas sociais.
Celebrou 10 anos de existência em 2016 e é utilizado por milhões de pessoas. Permite ligar qualquer cidadão comum a personalidades como Barack Obama ou o Papa e teve um papel importante em algumas revoluções, mudando a forma como a imprensa opera.
Vantagens:
- Mostra atualizações em tempo real;
- Popularidade da ferramenta Periscope;
- Está a tornar-se uma plataforma de divulgação cada vez mais eficaz.
Desvantagens:
- O crescimento de utilizadores está estagnado;
- Implementação de algoritmo na timeline;
- Baixa taxa de retenção de novos utilizadores.
Atualmente é a rede social com o crescimento mais rápido, onde são partilhadas diariamente mais de 60 milhões de fotografias. Chegou recentemente, segundo o estudo Portugueses e as redes Sociais da Marktest Consulting, à segunda posição das redes sociais com maior notoriedade em Portugal.
Vantagens:
- Uma plataforma essencialmente visual com grandes oportunidades de engagement;
- A opção que mais cresce em utilizadores jovens, nomeadamente os Millennials;
- Possibilidade de criar anúncios.
Desvantagens:
- Algoritmo aplicado aos posts poderá afectar a performance num futuro próximo;
- Quantidade de anunciantes poderá levar a uma redução da performance orgânica;
- Muitas ferramentas-chave apenas disponíveis para anunciantes.
À medida que o Pinterest evolui, existem cada vez mais razões para aderir a esta rede social, uma vez que permite gerar mais tráfego, leads e vendas para os seus utilizadores.
Vantagens:
- Popularidade junto do target feminino e com um crescimento gradual do masculino;
- Presença de Buy-Button, essencial para Direct Commerce;
- Cresce como plataforma publicitária.
Desvantagens:
- Poderá parecer confuso à primeira vista;
- Obrigatoriedade de ter imagens de grande qualidade;
- Ainda não é um touchpoint para o target masculino.
Snapchat
Apesar de começar a ser, gradualmente, um espaço para todos, é mais popular entre os mais jovens. A aplicação conta com mais de 700 milhões de utilizadores em todo o mundo.
Vantagens:
- Popular junto dos mais jovens;
- Atrai muitos criadores de conteúdos.
- Começa a evidenciar traços de plataforma publicitária amigável.
Desvantagens:
- Poucas formas de monitorizar o sucesso dos Snaps;
- Dificuldade de chegar a targets de faixas etárias mais elevadas;
- Continua a ter uma percepção relativamente negativa, como se fosse uma APP de sexting.
É a maior rede social corporativa do mundo e permite criar tanto perfis pessoais como de empresa. Tem mais de 347 milhões de utilizadores, abrange 150 indústrias e mais de 400 regiões económicas.
Vantagens:
- Grande possibilidade de segmentar audiência;
- Permite criar apresentações em SlideShare;
- Permite interagir com os segmentos-alvo.
Desvantagens:
- Preço de anúncios mais elevado do que outras plataformas;
- Não é utilizado diariamente, como outras redes sociais.
Agora que já sabe quais são as principais diferenças entre as redes sociais mais utilizadas, já pode pode começar a utilizá-las para promover os seus produtos ou empresa. Se precisar de ajuda fale connosco.