A taxa de conversão é uma métrica cada vez mais utilizada para medir resultados de performance em Marketing Digital, sendo vista como uma forma de avaliar a eficácia de campanhas digitais, landing pages, websites e blogs.
O que é a taxa de conversão?
O objetivo desta métrica é entender o ROI de uma estratégia de Marketing Digital e/ou de campanhas de marketing realizadas com um determinado objetivo (pode ser submissão de um formulário, um clique num determinado CTA, subscrição de uma newsletter, etc).
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Do nosso ponto de vista, é importante conhecer e analisar a taxa de conversão, pois permite compreender o quão eficiente é o nosso ecossistema digital. Importa ainda referir que a análise da taxa de conversão pode e deve ocorrer em todas as etapas do funil de vendas, permitindo obter uma visibilidade global de toda a estratégia e, desta forma, avaliar e melhorar os pontos fortes e fracos de cada etapa do processo de vendas.
Naturalmente que todos nós queremos saber se a nossa taxa de conversão é boa comparativamente com a média do sector, principalmente numa altura em que as mudanças no mercado acontecem de forma extremamente rápida e constante, pelo que nunca foi tão importante otimizar as estratégias de marketing digital para retirar o maior e melhor partido possível. Comparar as taxas de conversão de um website com a média do setor onde se insere vai permitir não só aproveitar oportunidades de crescimento como também identificar áreas de melhoria.
Como calcular a taxa de conversão?
A taxa de conversão é o número de conversões dividido pelo número total de visitantes de uma página, vezes 100. Por exemplo, se uma landing page receber 2000 visitas por mês e tem 80 submissões de formulários, a taxa de conversão seria: 80 dividido por 2000 vezes 100, ou seja, a taxa de conversão dessa landing page seria de 4%.
De referir que uma conversão não é necessariamente sinónimo de venda. Uma conversão refere-se a qualquer tipo de ação definida pelos objetivos de uma estratégia de marketing digital que queremos que o utilizador faça.
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Estas conversões, tal como referido antes, podem ser um clique num botão, uma submissão de um formulário, um registo na newsletter, salvar um produto numa shortlist ou até fazer uma compra e tornar-se cliente. É normal os websites terem várias metas de conversão e cada uma terá a sua própria taxa de conversão.
Qual a importância das taxas de conversão?
Acompanhar a evolução das taxas de conversão permite medir o desempenho das campanhas digitais e das landing pages e/ou páginas do seu website. Conhecer e analisar qual a percentagem de utilizadores que está a concluir os objetivos que definiu tendo em conta a buyers journey dos seus potenciais clientes e que impulsionam o seu negócio permite-lhe conhecer o seu ROI.
Por exemplo, se está a ter um elevado número de visitas ao seu website e os utilizadores até concluem com sucesso o primeiro objetivo definido, mas posteriormente não efetivam o seu interesse e desistem, pode ser um sinal de que algo de errado se passa na finalização da compra no seu website.
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Para além disso, aumentar as taxas de conversão das suas campanhas de marketing digital é, geralmente, a forma mais económica de aumentar os seus lucros. Pense assim, preferia obter mais clientes por duplicar o orçamento em anúncios ou a otimizar os seus anúncios? Otimizar os seus esforços de marketing para obter uma taxa de conversão mais alta é sinónimo de um maior retorno para um determinado investimento.
Taxas de conversão por setor
É sempre importante perceber tudo o que está a acontecer no mercado onde estamos inseridos e conhecer as taxas de conversão tornou-se quase uma obrigação.
Um estudo da Unbounce de 2021, analisou landing pages de 10 setores diferentes, com mais de 74,5 milhões de visitantes e uma taxa média de conversão de 4,02%. Se analisarmos a imagem abaixo, conseguimos perceber quais as indústrias que, tipicamente, obtêm melhores taxas de conversão.
Fonte: unbounce
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Podemos olhar também para este relatório da WordStream que mostra as taxas de conversão de anúncios por setor no Facebook. O setor com menor taxa de conversão foi o da tecnologia (2,31%) e o com a maior foi a indústria do desporto (14,29%), como podemos ver na imagem abaixo.
Fonte: WordStream
Se as taxas de conversão das suas campanhas não se aproximam dos valores de referência do setor e se gostava de adotar uma estratégia que permita à sua empresa obter melhores resultados, fale connosco e descubra como podemos ajudar.