7 dicas para melhorar a taxa de conversão de campanhas online

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7 dicas para melhorar a taxa de conversão de campanhas online

O objetivo da taxa de conversão é avaliar o ROI de uma estratégia de Marketing Digital e/ou de campanhas de marketing realizadas com um determinado objetivo. Uma conversão pode ser a submissão de um formulário, um clique num determinado CTA ou a subscrição de uma Newsletter, por exemplo.

A análise da taxa de conversão pode e deve ocorrer em todas as etapas do funil de vendas, permitindo assim obter uma visibilidade global de toda a estratégia e, desta forma, avaliar e melhorar os pontos fortes e fracos de cada etapa do processo de vendas.

Para obtermos a taxa de conversão de um formulário, por exemplo, só temos de dividir o número de conversões pelo número total de visitantes e multiplicar o resultado por 100. Ou seja, se a landing page onde o formulário se encontra recebeu 1000 visitas num mês e obteve 50 submissões, a taxa de conversão seria 5% (50 a dividir por 1000 vezes 100).

Artigo relacionado: Taxa de conversão: valores de referência por setor

Agora que já analisámos a importância das conversões e como calcular a taxa de conversão, a próxima etapa é tomar medidas para melhorar os resultados. Se não sabe como melhorar os resultados de conversão das suas landing pages e das campanhas digitais, damos-lhe 7 dicas.

7 dicas para melhoras a taxa de conversão

1. Otimize os seus anúncios

O primeiro passo para aumentar as conversões é garantir que o que anuncia no copy do seu anúncio está em linha com aquilo que apresenta no seu website e landing pages. Seja criativo e tente diferenciar os seus anúncios para se destacar da concorrência. Ao utilizar testes A/B consegue perceber que copy, imagens e CTA’s têm melhores resultados e assim otimizar os seus anúncios.

2. Otimize as suas Landing Pages

Cumpra as promessas feitas no copy do seu anúncio e utilize títulos concisos e atraentes que impactem os visitantes imediatamente. Não se esqueça que a landing page deve ter apenas o objetivo de converter, pelo que deve retirar qualquer tipo de distrações que permitam ao utilizador mudar de página ou até sair do próprio site. Atenção à localização do formulário ou do CTA onde pretende gerar uma ação/uma conversão. Quanto mais acima, melhores serão os resultados.

Artigo relacionado: Como melhorar a conversão das landing pages

3. Segmentação, segmentação, segmentação

Por vezes anunciar num contexto mais amplo pode parecer ter vantagens, no entanto ao restringir os seus conteúdos para grupos mais específicos de consumidores, que sabe que à partida estão interessados naquilo que tem para oferecer, é uma maneira fácil de aumentar a eficácia e as taxas de conversão. A velha máxima “one size fits all” deixou de ser verdadeira há algumas décadas atrás no mundo digital.

4. Use a técnica FOMO... mas sem abusar

FOMO ou “Fear Of Missing Out” é o medo que o utilizador tem de perder algo, de perder uma oportunidade única. Se estiver a anunciar, por exemplo, um serviço, um webinar ou até uma venda de um produto ou serviço, tire partido do FOMO, e diga nos seus anúncios ou nas suas landing pages que o tempo para adquirir a oferta está a terminar (obviamente sendo uma verdade). Uma boa estratégia é utilizar relógios de contagem regressiva para aumentar a urgência.

5. Utilize Pop-Ups... com moderação

Os pop-ups não intrusivos podem recuperar vendas potencialmente perdidas e transformá-las em conversões. Tente acionar pop-ups para capturar registos de e-mail ou apresentar códigos de desconto quando um utilizador estiver inativo no site, ou quando se dirigir para a zona de fechar a janela do browser.

Pode também apresentar recomendações personalizadas de produtos para facilitar o processo de descoberta e incentivar a ação do utilizador para uma potencial estratégia de cross-selling.

6. Crie CTAs que façam os utilizadores agirem

Os CTAs (calls to action) são um dos elementos mais importante de uma landing page. São a melhor forma de fazer com que os utilizadores realizem ações. Pode parecer apenas um botão, mas tudo é importante para levar os utilizadores a agir.

  • Cor: garanta que o CTA tem um contraste colorido. Normalmente os CTAs em laranja, azul ou verde funcionam melhor;
  • Tamanho: assegure-se que o tamanho do CTA tem a dimensão correta, sempre em harmonia com o layout da landing page ou do website;
  • Mensagem: tente incluir um sentimento de urgência ou expor uma necessidade. Utilize a técnica de um copy orientado para a ação de quem lê, por exemplo: “quero fazer o download”, “preciso de mais informação”, “quero aproveitar a oportunidade”.

7. Otimize os campos do formulário

O único objetivo de uma landing page deve ser conversão, e por conversão entendemos capturar o contato de um utilizador, e isso é impossível sem um formulário. Todo o conteúdo será inútil se os utilizadores não confiarem no formulário apresentado. Algumas recomendações:

  • Se não vai utilizar a informação do utilizador para segmentação, solicite apenas o endereço de e-mail e o nome para futuras personalizações;
  • Se a oferta após o preenchimento de um formulário não tiver valor tenha atenção ao excesso de dados solicitados. Se estiver a disponibilizar, por exemplo, um ebook com toda a informação sobre um tema importante para o utilizador, pode sempre pedir mais informação;
  • Tal como referido antes, é importante ter atenção ao posicionamento de formulários. Têm de ser visíveis e devem ser de fácil preenchimento. Dois elementos essenciais quando falamos de taxas de conversão de uma landing page.

Melhorar as taxas de conversão de uma landing page ou website e das suas campanhas não é algo que se faça do dia para a noite, é um esforço contínuo e que requer pesquisa, planeamento, experimentação, otimização e análise. Só com um trabalho contínuo vai ser possível gerar resultados sustentáveis e que durem a longo prazo.

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