A taxa de conversão de um website é um dos indicadores mais importantes para medir o seu desempenho e eficácia na transformação de tráfego em ações desejadas, como vendas, inscrições ou downloads.
No entanto, as empresas enfrentam o desafio de melhorar constantemente essa taxa e garantir que estão a maximizar o retorno do seu investimento online. Felizmente, existem várias estratégias e técnicas que podem ser implementadas para otimizar a experiência do utilizador, aumentar o envolvimento e incentivar as conversões.
Neste artigo, iremos explorar algumas das melhores práticas e abordagens para melhorar a taxa de conversão do seu website.
O que é uma taxa de conversão?
A taxa de conversão é um indicador fundamental para avaliar o desempenho de um website. Em termos simples, representa a percentagem de visitantes que realizam uma determinada ação desejada, como fazer uma compra, preencher um formulário de contacto ou subscrever uma newsletter, em relação ao número total de visitantes que acedem ao site. Por outras palavras, é a métrica que nos diz quantos dos nossos visitantes estão a realizar a ação que queremos que realizem.
É importante referir que uma conversão não é necessariamente sinónimo de venda. Uma conversão refere-se a qualquer tipo de ação definida pelos objetivos de uma estratégia de marketing digital que queremos que o utilizador faça. Estas conversões podem ser um clique num botão, uma submissão de formulário, uma subscrição na newsletter, etc. É comum os websites terem vários tipos de conversão e cada uma terá a sua própria taxa de conversão.
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Como saber se a taxa de conversão do seu website é boa?
Naturalmente que todas as empresas querem saber se a sua taxa de conversão é boa comparativamente com a média do setor, uma vez que, ao comparar as taxas de conversão de um website com a média do setor onde se insere, vai permitir não só aproveitar oportunidades de crescimento como também identificar áreas de melhoria.
No entanto, para saber se a taxa de conversão é boa, é necessário ter em conta diversos fatores, mas principalmente a indústria que se insere.
Fonte: Updated 2023: Average Conversion Rate by Industry and Marketing Source
Como calcular a taxa de conversão?
A taxa de conversão é o número de conversões dividido pelo número total de visitantes de uma página, vezes 100. Por exemplo, se uma landing page receber 5000 visitas por mês e tem 100 submissões de formulários, a taxa de conversão seria: 100 dividido por 5000 vezes 100, ou seja, a taxa de conversão dessa landing page seria de 2%.
4 dicas de como melhorar a taxa de conversão do seu website
Utilize formulários na parte superior da página
Uma das boas práticas para aumentar a taxa de conversão de um website é colocar um formulário de contacto, ou download brochura ou um pedido de orçamento ou outros tipos de conversão, na parte superior da página. Porquê? Maior parte dos visitantes do website não fazem scroll até a parte inferior da página. Colocando o formulário na parte de cima, a probabilidade de converter torna-se automaticamente maior. Além disso, peça apenas informação essencial no formulário. Isto porque quanto mais informação pedir no formulário, menos probabilidade tem de converter.
Coloque CTA´s nas páginas
CTAs (Call-to-Actions) são elementos cruciais para orientar os visitantes em direção às ações desejadas no seu site. Devem ser visíveis, persuasivos e relevantes para o conteúdo da página. Utilize verbos de ação que incentivem os visitantes a agir imediatamente, como "Saiba mais" ou "Pedir orçamento". Além disso, experimente diferentes cores, tamanhos e posições para seus CTAs e analise quais geram melhores resultados através de testes A/B.
Crie ebooks ou/e brochuras e coloque nas páginas
Oferecer recursos como ebooks ou brochuras é uma maneira eficaz de agregar valor ao seu público-alvo e estabelecer a sua autoridade no assunto. Certifique-se de que os materiais são relevantes e úteis para o seu público-alvo, abordando questões e soluções para problemas enfrentados pelos mesmos. Além disso, promova esses recursos em várias páginas do seu site, destacando os benefícios de obtê-los e incentivando os visitantes a fazer download em troca de informações de contato.
Utilize pop-ups CTA´s para usuários que se encontram na página
Pop-ups CTA são uma ferramenta poderosa para reengajar os visitantes que ainda não realizaram nenhuma ação no seu site. No entanto, é importante usar esses pop-ups com moderação e de forma não intrusiva para não prejudicar a experiência do usuário. Considere acionar pop-ups com base no comportamento do usuário, como quando está prestes a sair do site ou depois de um certo tempo de inatividade. Além disso, personalize o conteúdo dos pop-ups com base nas páginas que os visitantes estão a ver ou em interações anteriores, aumentando assim a sua relevância e eficácia.
Ao implementar essas estratégias, lembre-se de acompanhar e analisar regularmente os resultados para identificar o que funciona melhor para o seu público-alvo e fazer ajustes conforme necessário. A otimização contínua é fundamental para melhorar constantemente a taxa de conversão do seu website e alcançar os seus objetivos de negócios.
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