O que são então os adblockers, como funcionam e que implicações podem trazer não só para quem anuncia, mas também para quem vive da publicidade online?
Adblockers são extensões gratuitas que podem ser instaladas nos browsers (como o Chrome ou o Firefox, por exemplo) para bloquearem a publicidade (banners) que aparece nos sites.
Se, do ponto de vista dos utilizadores, é verdade que a maioria da publicidade digital é muitas vezes intrusiva e irritante, para os anunciantes este bloqueio representa um grande decréscimo no número de pessoas que vêem a sua marca (estrangulando alguns sites que vivem das receitas que esses anúncios geram).
Mas quem terá razão? Se olharmos para este estudo do Hubspot, feito com base em 1055 utilizadores de motores de busca dos EUA, Reino Unido, Alemanha e França, podemos tirar algumas conclusões interessantes:
Estes dados mostram-nos que a grande maioria dos utilizadores não gostam especialmente de ver anúncios online, consideram-nos cada vez mais irritantes e intrusivos e clicam muitas vezes sem querer ou porque são induzidos em erro pelo próprio anúncio.
Por outro lado, na tabela abaixo, vemos que os formatos que as pessoas consideram mais relevantes e úteis são aqueles que aparecem nas pesquisas, ou seja, que ajudam os utilizadores quando procuram informação específica.
É por isso que cada vez mais empresas estão a adotar estratégias de inbound marketing, que permitem identificar os seus potenciais clientes e criar conteúdos (baseados em dados) que os atraiam até às marcas, em vez de continuarem a "bombardeá-los" com anúncios que eles não querem ver.
Se tem uma boa parte do seu budget de marketing dedicada a anúncios online onde ninguém clica e quer saber como pode começar a gerar mais leads para o seu site de uma forma eficiente e sustentável através de marketing de conteúdo, fale connosco.