O que é o Inbound Marketing?

Diogo Matos Chaves
Diogo Matos Chaves em 15-01-2018 13:03

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Inbound Marketing é uma abordagem que se foca na criação de conteúdo de qualidade que atrai pessoas certas para a empresa ou produto, onde elas querem naturalmente estar. Ao contrário do marketing tradicional, não interrompe nem compra a atenção das pessoas, colocando o conteúdo certo, no local certo à hora certa e ganhando a atenção e confiança dos potenciais clientes.

Porquê o Inbound Marketing?

Esta metodologia assenta na máxima que os consumidores de hoje compram de forma diferente do que faziam há alguns anos atrás:

Pré-internet:

O consumidor estava relativamente desinformado e sem acesso a informação para além daquela que as marcas forneciam. O processo de compra era linear, existindo recolha de informação, análise das alternativas e compra. A lógica de marketing assentava na interrupção, através de anúncios nos mais diversos meios. O espaço de media era limitado por isso a luta era essencialmente pelo espaço.

Pós-internet:

O consumidor está hiperinformado com acesso a informação muito além da fornecida pelas marcas. Os próprios consumidores passam a ser produtores de informação que influência a decisão de compra de outros. O processo de compra torna-se não-linear e mais complexo. Com a proliferação de canais e multiplicidade de touchpoints o processo de compra altera-se radicalmente com implicações na forma como as marcas devem abordar os seus potenciais clientes. Torna-se mais importante interagir com as pessoas ajudando-as no processo de compra em vez de criar campanhas centradas no produto/serviço. Assistimos a um marketing de permissão em vez de marketing de interrupção. O consumidor de hoje tem o poder de decidir o que quer consumir, bloqueando o que não lhe interessa. A luta deixou de ser por espaço, mas sim por atenção.

Porque se dá esta alteração no comportamento do consumidor e no processo de compra?

Proliferação dos Media:

O incremento dos vários tipos de media e o aumento exponencial do seu volume, alterou completamento o panorama, tornando muito mais difícil chegar aos consumidores;

Um histórico de publicidade enganosa:

Esta realidade levou à diminuição da confiança nas mensagens das marcas. Em contrapartida, temos assistido a uma maior influência social no processo de compra. De acordo com o Edelman Trust Barometer 2016, os motores de busca são o meio mais confiável para obtenção de informação;

A tecnologia deu poder ao consumidor:

Hoje em dia, as pessoas decidem o que querem ver e quando o querem ver, tornando o marketing de permissão a forma mais eficaz das marcas comunicarem. Ao alinharem o conteúdo que publicam com os interesses dos seus potenciais clientes, conseguem ganhar a sua atenção.

Os essenciais do Inbound Marketing.

Ciclo de Compra:

As pessoas passam por várias etapas no seu processo de decisão e nas interações com o seu serviço/produto. Cada uma destas etapas requer uma ação de marketing distinta;

Criação de conteúdo:

Desenvolva conteúdo que dê resposta às questões dos seus potenciais clientes nas distintas etapas do processo de compra. Ajude-o e dê segurança à sua decisão. Distribua esse conteúdo nos diferentes canais de forma a chegar longe e a aumentar a audiência do mesmo;

Personalização e Contexto:

Quanto melhor conhecer o seu cliente melhor vai conseguir personalizar a sua mensagem. Desta forma, consegue chegar a quem realmente lhe interessa, aumentando as probabilidades de conversão.

 

A Metodologia de Inbound Marketing

 

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1. Atrair desconhecidos gerando tráfego para o seu website. Atraia o seu cliente ideal através da publicação e distribuição de conteúdo relevante e personalizado. Nesta base são essenciais o blog, redes sociais, SEO e as páginas do seu website. Um blog de uma empresa/marca, por exemplo, é uma das formas mais eficazes de atrair potenciais clientes para o seu website. Segundo o Hubspot as empresas com blog conseguem gerar em média: mais 55% de visitantes, mais 97% de links para o seu site, mais 434% de páginas indexadas.


2. Converter esse tráfego qualificado do seu site em leads, reunindo a sua informação de contacto. Para conseguir esta informação valiosa é necessário oferecer ao consumidor aquilo que ele pretende obter.


3. Fechar: Agora que já tem os contactos de tráfego qualificado, é necessário transformá-los em clientes, através de e-mail marketing, lead nurturing e interações em redes sociais.

4. Fidelize e encante os seus clientes, através de mensagens contextualizadas e personalizadas. Torne os seus atuais clientes em promotores da sua marca, pois eles podem ser a sua força de vendas mais eficaz.

O inbound marketing tem vindo a transformar a forma como muitas empresas abordam o seu marketing. Espero que este artigo tenha sido uma ajuda para perceber que está na altura de adotar esta filosofia. Se tiver dúvidas ou precisar de uma agência de inbound marketing, fale connosco.

 


 

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Topics: Inbound Marketing

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