5 boas razões para investir em Marketing Digital

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5 boas razões para investir em Marketing Digital

Continua a não encontrar boas razões para investir em marketing digital? Ou procura, simplesmente, cada vez mais razões para continuar a apostar forte nesta área? Qualquer uma das questões é pertinente! Neste artigo, apresentamos-lhe 5 boas razões para começar, ou continuar, a investir em Marketing Digital.

O Marketing Digital não é um conceito novo, mas existem muitas empresas que, por diferentes razões, ainda não apostam nesta área para chegarem aos seus consumidores e potenciais clientes. Isso faz com que a sua concorrência aumente a sua pegada digital, destacando-se cada vez mais.

O marketing digital faz parte do Inbound Marketing e integra várias estratégias e técnicas online, como por exemplo:

Tomando como ponto de partida a ideia de que os consumidores estão cada vez mais online, é justificável a adoção de estratégias de marketing digital que ajudem a sua empresa a prosperar neste meio. Este estudo da ACEPI/IDC mostra que este “novo consumidor” realiza cada vez mais pesquisas online em motores de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc) com o objetivo de se decidir pela compra de um determinado produto ou serviço, seja para comparação de preços ou obtenção de mais informações que o ajudem no seu processo de compra.

Fazer marketing digital é, no entanto, muito mais complexo do que aquilo que muitas pessoas pensam, pois exige a definição de estratégias cross-channel, a criação constante de conteúdos que respondam às necessidades dos utilizadores e, ainda, um bom acompanhamento das tendências, de forma a conseguirmos ser relevantes para os consumidores.

5 razões para apostar em marketing digital:

  1. Aumentar a visibilidade da sua marca e atrair mais clientes

    Apesar de ser cada vez mais importante garantirmos que os esforços de marketing estão focados em buyer personas específicas, apostar em campanhas de marketing digital ajuda sempre a aumentar a visibilidade da sua empresa. Ou seja, além de conseguir segmentar e mostrar os conteúdos mais adequados para os seus consumidores, ainda consegue alcançar potenciais clientes que não teriam a oportunidade de conhecer a sua marca se não fossem as novas estratégias e técnicas digitais.
  2. Permitir uma monitorização eficaz e em tempo-real de resultados

    Uma das maiores vantagens do marketing digital é que permite medir resultados de forma constante e em tempo-real. No decorrer de uma campanha de marketing digital vai poder monitorizar com precisão todas as métricas e KPIs definidas. Tudo através de ferramentas digitais que ajudam a avaliar a eficácia da estratégia definida e a perceber se está no caminho certo para alcançar o seu ROI.
  3. Obter um público-alvo mais preciso

    Com as ferramentas de marketing digital existentes é possível segmentar o público-alvo de uma forma mais eficaz, tendo em conta um vasto conjunto de fatores, como a localização geográfica, os dados demográficos ou até interesses e comportamentos digitais recentes. Desta forma, vai conseguir comunicar exatamente com o perfil de cliente - buyer persona - que definiu previamente, vendo o seu orçamento melhor aplicado e otimizado.
  4. Atrair clientes de forma orgânica e não intrusiva

    As campanhas de marketing digital que geram resultados sustentados e orgânicos são aquelas que utilizam estratégias de inbound marketing e que criam valor para os potenciais clientes, em vez de os interromper com propostas e promoções que não são relevantes para os mesmos. No inbound marketing, a base de toda a estratégia é a criação de conteúdos úteis para os potenciais clientes, como e-books, artigos, infografias, vídeos e apresentações, que podem ser partilhados através de meios digitais, websites, blogs, redes sociais ou emails, por exemplo.
  5. Obter um melhor custo/benefício de acordo com orçamento disponível

    Se pensa que é caro investir em marketing digital, deixe-me explicar-lhe que não é bem assim. Investir em marketing digital é bem mais barato do que investir nos métodos tradicionais de marketing. Para além disso, o retorno obtido em campanhas estrategicamente bem definidas e construídas é muito maior. Apostar em estratégias de inbound marketing, por exemplo, chega a ser infinitamente mais barato do que fazer marketing tradicional. Além disso, existem estratégias e técnicas de marketing digital de curto, médio e longo prazo, e o investimento necessário vai variar consoante os seus objetivos de negócio. Numa estratégia de inbound marketing, pode obter resultados durante vários anos mesmo tendo investido apenas durante um curto período. Em termos comparativos, é como se investisse numa campanha offline mas com resultados que perduram anos e não se ficam apenas por uma semana ou um mês.

Com as constantes mudanças no comportamento dos consumidores, é necessário estar cada vez mais atento ao marketing digital para ampliar o alcance de uma marca. Hoje em dia, dificilmente encontramos alguém que não tenha um smartphone com acesso à internet para realização de pesquisas, aceder a redes sociais, visualizar e-mails, navegar na internet, fazer compras, etc. Por isso, e pelos motivos acima descritos, realizar um investimento em marketing digital é essencial para a sua empresa chegar aos potenciais clientes.

Se precisar de ajuda para montar uma estratégia de marketing que permita à sua empresa gerar mais negócio e obter melhores resultados, estamos sempre disponíveis para si


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