Inbound Marketing é uma abordagem que se foca na criação de conteúdo de qualidade que atrai pessoas certas para a empresa ou produto, onde elas querem naturalmente estar. Ao contrário do marketing tradicional, não interrompe nem compra a atenção das pessoas, colocando o conteúdo certo, no local certo à hora certa e ganhando a atenção e confiança dos potenciais clientes.
Esta metodologia assenta na máxima que os consumidores de hoje compram de forma diferente do que faziam há alguns anos atrás:
O consumidor estava relativamente desinformado e sem acesso a informação para além daquela que as marcas forneciam. O processo de compra era linear, existindo recolha de informação, análise das alternativas e compra. A lógica de marketing assentava na interrupção, através de anúncios nos mais diversos meios. O espaço de media era limitado por isso a luta era essencialmente pelo espaço.
O consumidor está hiperinformado com acesso a informação muito além da fornecida pelas marcas. Os próprios consumidores passam a ser produtores de informação que influência a decisão de compra de outros. O processo de compra torna-se não-linear e mais complexo. Com a proliferação de canais e multiplicidade de touchpoints o processo de compra altera-se radicalmente com implicações na forma como as marcas devem abordar os seus potenciais clientes. Torna-se mais importante interagir com as pessoas ajudando-as no processo de compra em vez de criar campanhas centradas no produto/serviço. Assistimos a um marketing de permissão em vez de marketing de interrupção. O consumidor de hoje tem o poder de decidir o que quer consumir, bloqueando o que não lhe interessa. A luta deixou de ser por espaço, mas sim por atenção.
O incremento dos vários tipos de media e o aumento exponencial do seu volume, alterou completamente o panorama, tornando muito mais difícil chegar aos consumidores;
Esta realidade levou à diminuição da confiança nas mensagens das marcas. Em contrapartida, temos assistido a uma maior influência social no processo de compra. De acordo com o Edelman Trust Barometer 2016, os motores de busca são o meio mais confiável para obtenção de informação;
Hoje em dia, as pessoas decidem o que querem ver e quando o querem ver, tornando o marketing de permissão a forma mais eficaz das marcas comunicarem. Ao alinharem o conteúdo que publicam com os interesses dos seus potenciais clientes, conseguem ganhar a sua atenção.
Descubra tudo o que precisa de saber sobre inbound marketing
As pessoas passam por várias etapas no seu processo de decisão e nas interações com o seu serviço/produto. Cada uma destas etapas requer uma ação de marketing distinta;
Desenvolva conteúdo que dê resposta às questões dos seus potenciais clientes nas distintas etapas do processo de compra. Ajude-o e dê segurança à sua decisão. Distribua esse conteúdo nos diferentes canais de forma a chegar longe e a aumentar a audiência do mesmo;
Quanto melhor conhecer o seu cliente melhor vai conseguir personalizar a sua mensagem. Desta forma, consegue chegar a quem realmente lhe interessa, aumentando as probabilidades de conversão.
O inbound marketing tem vindo a transformar a forma como muitas empresas abordam o seu marketing. Espero que este artigo tenha sido uma ajuda para perceber que está na altura de adotar esta filosofia. Se tiver dúvidas ou precisar de uma agência de inbound marketing, fale connosco.