Websites para Universidades: 7 elementos essenciais

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Websites para Universidades: 7 elementos essenciais

Muitas instituições subestimam a importância de ter um website otimizado. Tendem a esquecer-se que o website é, muitas vezes, a primeira impressão que os alunos tem sobre a organização e, quando no processo de seleção entre várias universidades, um site claro, funcional e com um design responsivo desempenha um papel crucial na criação da imagem que a instituição deseja transmitir.

Ter uma forte presença online é muito mais do que uma simples ferramenta de marketing, nos dias de hoje é uma necessidade crucial para qualquer instituição. O site da sua instituição não deve apenas transmitir credibilidade, mas também apresentar funcionalidades e informações que atraiam uma variedade de pessoas-alvo, incluindo potenciais alunos, ex-alunos, pais de estudantes, entre outros stakeholders.

A nossa experiência em projetar e desenvolver websites para instituições de ensino superior ensinou-nos que existem 7 elementos cruciais que todos os websites universitários deveriam ter.

Deixo-lhe aqui uma lista com 7 elementos indispensáveis para garantir melhorias nas taxas de conversão para a sua instituição.

1) Reviews de Alumnis

É difícil para os alunos se imaginarem a estudar na sua universidade se não souberem que a passagem por lá é um passo para o seu sucesso profissional. Os alunos (como as pessoas no geral), tem tendência para se relacionar com alguém que passou pelas mesmas experiências que eles querem viver também. Ao ver o sucesso e as conquistas de ex-alunos, os alunos conseguem ver mais claramente como a sua instituição pode ajudá-los a alcançar os seus objetivos pessoais e aspirações de carreira, entre todos os outros aspetos que a experiência académica tem para oferecer.

2) Torne os cursos facilmente acessíveis

Ao procurar por sites de universidades, a maioria dos visitantes estão provavelmente interessados em encontrar os tipos de cursos e programas que a faculdade tem disponíveis, e por isso, é fundamental tornar estas informações facilmente acessíveis.

Se os utilizadores do seu site precisarem de procurar durante imenso tempo para encontrar as informações que estão à procura, podem ficar insatisfeitos e simplesmente sair do site. O comportamento é semelhante ao que acontece quando uma página demora muito tempo a carregar.

Lembre-se, quando as informações importantes são exibidas no momento certo, a experiência do utilizador será sempre melhor.

3) Navegação

A facilidade com que se navega num site é um dos elementos mais importantes a ter em conta quando se cria um site institucional. Ir de uma página para outra não deve demorar mais do que o necessário. De facto, estudos dizem que sites que levam mais do que 4 segundos para carregar perdem 1 em cada 4 utilizadores.

Não faz sentido ter um site com excelente conteúdo se quem o visita não consegue navegar nele para obter todas as informações que procura.

4) Use CTAs

Um Call-To-Action (CTA) deve aparecer em todas as páginas do site da sua universidade. Essencialmente, estes botões servem para orientar os utilizadores do site sobre o que fazer a seguir, seja para preencher um formulário ou fazer o download de uma brochura de um determinado programa em troca das suas informações de contato.

Dica: Certifique-se que coloca os CTAs onde mais faz sentido. Por exemplo, não deve colocar um CTA a dizer “Saiba mais sobre a nossa licenciatura em recursos humanos” numa página onde explica as diferentes carreiras depois de terminar um mestrado em marketing digital.

5) Landing Pages otimizadas 

As landing pages geralmente têm taxas de conversão mais altas porque estão focadas num único objetivo ou call to action, oferecendo informações apenas sobre uma determinada oferta ou programa. A navegação restrita mantém os utilizadores focados no objetivo em vez de os distrair com vários links que os retiram do site e do principal objetivo da landing page – converter. Para se certificar que os seus potenciais alunos permanecem nas landing pages o conteúdo apresentado deve ser intrigante, envolvente e instrutivo.

Dica: Pode (e deve) usar um teste A/B para testar formatos alternativos de landing pages para perceber qual funciona melhor e traz os melhores resultados. Embora existam práticas recomendadas para landing pages, os resultados geralmente dependem da instituição e do seu público público-alvo.

6) Use espaço em branco

O espaço em branco nos sites é frequentemente mal interpretado como espaço vazio e, portanto, um desperdício de espaço na tela.

É uma realidade que as universidades tendem a ter muitas informações que desejam mostrar e para garantir que quem visita o site obtêm o máximo de informação possível, tendem a preencher as páginas com muito texto, imagens e outros elementos, o que acaba por criar uma experiência no website não tão boa como a desejável.

O propósito do espaço em branco não é apenas criar harmonia, equilíbrio e uma ótima experiência do utilizador, serve também para guiar os utilizadores de uma página para outra, ajudando-os a encontrar informações enquanto navegam no site.

Não se esqueça, o seu principal objetivo é criar um site claro e organizado que forneça informações que seus alunos e futuros alunos irão gostar e ter facilidade em encontrar.

7) Compatibilidade com dispositivos móveis

Na procura de informação, os telemóveis são uma das tecnologias mais populares e convenientes, especialmente para as gerações mais jovens.

Como resultado, qualquer instituição educacional deve priorizar o desenvolvimento de um site que funcione numa variedade de dispositivos móveis (telemóveis, tablets de diferentes dimensões, etc). Com um site compatível com dispositivos móveis, é mais fácil ter uma classificação mais alta nos motores de pesquisa e ver uma melhoria nas taxas de inscrição.

Em última análise, as possibilidades que estão a surgir à medida que a tecnologia continua a alterar a educação são infinitas. Já não é uma opção ter um site eficaz, responsivo e fácil de usar. É uma obrigação para qualquer universidade que queira ver um aumento no número de matrículas e, ao mesmo tempo, manter os seus alunos e todos as partes interessadas satisfeitas.

Se precisar de ajuda para criar ou redesenhar o site da sua Instituição, não hesite, fale connosco.