Diferença entre SEO e SEM

Diferença entre SEO e SEM
29/09/2020 Paulo Dinis SEO

Muitas vezes, quando me perguntam o faz a Latigid e eu explico que ajudamos empresas a gerarem mais tráfego orgânico para o site através de SEO e a transformá-lo em clientes, a maioria das pessoas pergunta o que é SEO. Sendo assim, decidi criar este artigo para explicar 2 formas totalmente diferentes de gerar tráfego para um site: através de SEO ou de SEM.

A importância de gerar tráfego para um site

Quem trabalha numa agência digital já ouviu várias vezes os clientes a pedirem um site novo, que seja responsive e visualmente atraente. Mas quando perguntamos qual vai ser a estratégia de conteúdos para obterem tráfego no site, muitas vezes respondem que pretendem colocar uma área de notícias sobre a empresa…

Vamos por pontos:

  • As pessoas procuram por serviços específicos e não estão interessadas em ver notícias sobre as empresas;
  • Um site não deve ser apenas uma montra da empresa. Deve convidar as pessoas a entrar;
  • O facto de uma empresa não ter produtos para venda online não quer dizer que não possa gerar leads para vender serviços mais tarde.

 Um exemplo que dou sempre em reuniões com clientes: imagine que o seu site é uma cidade. Até pode construir a cidade mais bonita do mundo, mas se não construir estradas, ninguém vai lá chegar. Nesta analogia, o SEO e o SEM são as estradas.

Como gerar tráfego orgânico através de SEO

O SEO (ou Search Engine Optimization) é uma forma de colocar o seu site, ou páginas específicas, nos primeiros resultados de pesquisas orgânicas dos motores de busca. Ou seja, quando faz uma pesquisa no Google, são os resultados que aparecem após os anúncios.

Trafego-Orgânico-SEO

Para isso, é necessário desenvolver uma estratégia que permita identificar os pain points dos seus potenciais clientes (definindo buyer personas e percebendo quais são as suas necessidades). Depois tem de fazer algumas otimizações técnicas no seu site, ajustar o conteúdo e começar a escrever artigos relevantes que ajudem os seus potenciais clientes no processo de compra. Se precisar de ajuda, leia o artigo abaixo.

Artigo relacionado: O que é o SEO e como pode ajudar a sua empresa a crescer

Apesar de ser um trabalho exaustivo, que muitas vezes é feito fora da própria empresa, ao implementar uma estratégia de SEO para o seu website não fica preso ao investimento em Google Adwords para aparecer.

Vantagens de fazer SEO 

  • Apesar de não ser uma estratégia para quem procura atingir objetivos de um dia para o outro, traz ótimos resultados a médio-longo prazo.
  • Ao fazer SEO não está dependente do investimento em Google Adwords para a sua empresa aparecer no Google.
  • Permite às empresas criarem os seus próprios conteúdos, aumentando a credibilidade e confiança junto dos seus potenciais clientes.
  • Permite criar conteúdos que continuam a gerar tráfego ao longo do tempo, sem qualquer investimento.

Artigo relacionado: Atraia tráfego para o seu site através da criação de conteúdos

Como gerar tráfego pago através de SEM

Imagine que quer gerar tráfego rapidamente para o seu site e tem budget disponível: então pode optar por investir em SEM (Search Engine Marketing) através da compra de anúncios de Google Adwords, que aparecem no topo dos resultados de pesquisas.

 

Trafego-Orgânico-SEO

As estratégias de SEM são muito utilizadas por empresas que pretendem resultados imediatos, como gerar tráfego para uma landing page com um produto em promoção, por exemplo. Para isso, só têm de aceder à plataforma do Google Ads, colocar as keywords que pretendem comprar e definir quanto estão dispostas a pagar por cada clique (na verdade é mais elaborado, mas é só para dar uma ideia…).

Artigo relacionado: Se as suas landing pages não geram leads, não são landing pages!

Vantagens em fazer SEM

  • Os resultados são imediatos, aumentando a visibilidade e o tráfego de um dia para o outro.
  • Permite segmentar os anúncios e alterá-los à medida que correm, mantendo os que obtêm melhores conversões.

Qual a melhor estratégia?

Na verdade, não existe uma só resposta para esta pergunta. A estratégia a seguir depende sempre do tipo de empresa e dos seus objetivos de marketing, por isso algumas poderão optar por fazer apenas campanhas pagas, enquanto outras preferem olhar para o SEO como uma forma de atingirem os seus objetivos a longo prazo.

É importante ter sempre em conta que investir apenas em SEM não ajuda a construir marca. Sim, pode criar awareness (se existir budget para isso), mas assim que acabar o dinheiro, acaba-se também a exposição que uma determinada empresa tem nos motores de pesquisa.

Além disso, os estudos mostram que a maioria dos utilizadores não clicam nos resultados pagos do Google (anúncios que aparecem no início) porque sabem que uma determinada empresa pagou para aparecer ali e, na maioria das vezes, não é o link que melhor responde às suas questões ou necessidades.

Na Latigid, aconselhamos os nossos clientes a utilizarem um mix das duas. Isto porque o SEO leva algum tempo a arrancar e, ao fazer algum investimento também em SEM, é possível começar a ver resultados rapidamente, tanto a nível de geração de tráfego como de leads.

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Ou seja, é sempre bom poder contar com um pequeno empurrão, mas a melhor estratégia a médio longo prazo é, sem dúvida, apostar em SEO e na criação de conteúdos que respondem ao que os potenciais clientes de uma empresa procuram online. Desta forma, é possível não só trazê-los para o nosso site (em vez de clicarem num link da concorrência), mas também ajudá-los no processo de compra, através de estratégias de inbound marketing.

Agora que já sabe a diferença entre SEO e SEM, já pode começar a pensar em formas de levar mais tráfego qualificado para o site da sua empresa. Se precisar de ajuda na construção do site, na definição das buyer personas, na criação de um calendário editorial, no desenvolvimento dos artigos e na geração de leads mais qualificadas, fale connosco.


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