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20 boas razões para fazer email marketing

Segundo dados do Radicati Group, existem mais de 2.6 mil milhões de utilizadores de email no mundo inteiro e, por dia, são enviados mais de 200 mil milhões de emails. Ou seja, por cada segundo que passa, são criados 2.4 milhões de novos emails. Se estes números não mostram que o email marketing não morreu, não sei o que poderá mostrar.

Se ainda não está convencido, aqui estão 20 boas razões para continuar (ou começar) a apostar em email marketing:

1 – Não está dependente de outras plataformas

Existem várias plataformas de gestão e envio de emails, mas todas elas são controladas por si. Ou seja, não estão dependentes de outras entidades (como o Google Adwords ou o Facebook Ads) para mostrar ou não o conteúdo aos seus contactos.

2 – É altamente mensurável

Entre outras coisas, vai conseguir saber quem recebeu os emails, quem os abriu, quem os apagou e quem os marcou como spam. Esta informação vai permitir-lhe saber o que funciona ou não e com quem.

3 – É uma maneira simples de interagir com os seus contactos

É fácil enviar emails para todos os seus contactos ou apenas para listas criadas por si, mantendo-os sempre atualizados e próximos.

4 – É compatível com dispositivos móveis

As ferramentas de envio de emails estão otimizadas para dispositivos móveis, o que é importante se pensarmos que, hoje em dia, 80% das pessoas com email, abrem-nos em dispositivos móveis, segundo o HubSpot.

5 – Tem uma taxa de visualização superior à do Facebook

Segundo este estudo do Radicati Group, é 5 vezes mais provável uma pessoa da sua lista de contactos receber uma mensagem através de email marketing do que no Facebook, devido à grande concorrência que existe nesta rede social.

6 – Funciona melhor do que um Tweet

As campanhas de email têm uma probabilidade 6 vezes maior de obterem um click-through do que um Tweet da sua empresa/marca, segundo este estudo do Campaign Monitor.

7 – Permite falar sobre vários temas

Uma boa estratégia de email marketing, permite definir vários temas que são importantes para os seus contactos, por isso deve diversificar os conteúdos, enviando sempre informação atual e relevante.

8 – Pode ser integrado numa campanha

Se tiver uma campanha a decorrer noutros meios, pode sempre utilizar email marketing para comunicar ou promover uma ação específica.

9 – É personalizável

Pode criar listas de contactos específicos e, de seguida, personalizar a oferta ou informação de cada email, de forma a fazer com que os seus contactos se sintam especiais.

10 – Permite um contacto mais profissional

Apesar de existirem outras formas de as empresas contactarem os seus clientes, o email continua a ser visto como a forma mais “institucional” de marcar ou confirmar uma reunião, ao contrário do sms, por exemplo.

11 – É pouco intrusivo

Mesmo que uma boa parte dos emails que recebemos diariamente sejam spam ou pouco interessantes, é sempre melhor recebermos informação desta forma do que sermos importunados com telefonemas.

12 – Permite um grande volume de contactos

Apesar de muitas pessoas já estarem nas redes sociais, a verdade é que muitas mais têm email, o que torna este meio muito apetecível para as marcas.

13 – Pode ser interativo

O envio de emails não deve ser visto como um canal de um só sentido. Ao colocar links, imagens ou CTAs (Calls-to-Action) vai aumentar a probabilidade dos seus contactos visitarem o seu blog, de partilharem o conteúdo com outras pessoas ou de seguirem as suas redes sociais.

14 – Permite fazer testes

Outra grande vantagem é que permite fazer vários testes, de forma a perceber o que funciona melhor. Pode criar vários templates e enviar para listas diferentes, analisando as métricas para saber que tipo de conteúdos, CTAs ou links apresentam melhor performance.

15 – Ajuda a manter o seu público informado

Enviar emails aos seus contactos com novidades do mercado ou sobre novos serviços, vai fazer com que eles se sintam mais ligados à sua empresa. Segundo este relatório da Nielsen, 28% dos compradores online guardam emails para lerem mais tarde.

16 – Ajuda a motivar a compra

Segundo a Direct Marketing Association, dois em cada três consumidores fizeram uma compra devido ao envio de um email.

17 – Permite promover a marca

O envio de emails permite responder a várias necessidades da sua marca: criar notoriedade, posicioná-la como uma referência na área ou promover a sua experimentação, por exemplo. Pense na sua estratégia de marketing e defina que tipo de conteúdos vai promover através de email.

18 – Cria oportunidades de venda

Segundo a BtoB Magazine, 59% dos profissionais de marketing B2B afirmam que o email é o canal mais eficaz para gerar receita.

19 – Chega às pessoas

Segundo a Mashable, as pessoas veem o email, em média 15 vezes por dia, por isso a probabilidade de receberem a sua informação é alta.

20 – Não põe pressão no consumidor

Ao enviar um email com uma promoção ou com um novo produto ou serviço, vai permitir que a decisão de compra esteja do lado de quem a recebe, que pode informar-se melhor e escolher o que vai fazer, sem quaisquer pressões de vendedores ou promotores.

Como vê, o email marketing continua a ser uma forma muito eficaz de chegar aos seus contactos, de uma forma personalizada, de baixo custo e com grandes possibilidades de retorno de investimento. Se precisar de ajuda para escolher o melhor software de email marketing, para definir e criar uma estratégia de conteúdo ou para saber quais as métricas mais importantes, fale connosco.


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