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As melhores ferramentas de email marketing para PMEs

As melhores ferramentas de email marketing para PMEs

Um dos principais desafios de uma PME é conseguir fazer muito, com pouco, por isso escolher a ferramenta de email marketing certa pode trazer um grande impacto à sua estratégia de marketing.

O email marketing é uma das ferramentas de marketing mais acessíveis em termos de custo-benefício, já que oferece às empresas total controlo sobre as suas campanhas e permite estabelecer contacto directo com os clientes, sem grandes custos associados.

Descubra 20 boas razões para fazer email marketing.

Mesmo assim, nem sempre é fácil escolher a melhor ferramenta de email marketing, já que esta depende muito do orçamento de cada empresa e do tipo de campanha que pretende criar: newsletters, conteúdos, emails dedicados ou emails patrocinados, por exemplo.

Apesar de existir cada vez mais informação online sobre as várias soluções disponíveis, nem sempre é fácil conseguir perceber as diferenças entre elas, já que, enquanto umas oferecem várias funcionalidades gratuitas, outras cobram pela quantidade de serviços ou contactos adicionais, o que pode criar expectativas erradas.

Para tornar o processo de escolha mais simples (e garantir que escolhe a ferramenta que responde melhor às necessidades da sua empresa), criámos uma lista com as plataformas de email marketing mais utilizadas e as suas principais vantagens e desvantagens.

1. Constant Contact

constantcontact

A Constant Contact é uma das ferramentas de email marketing mais utilizadas no mundo. Oferece um período experimental gratuito de 60 dias, descontos e planos especiais de pagamento. O plano mais acessível começa nos 20$ mensais.

Vantagens:

• Facilidade de utilização e gestão das listas de emails, contactos e templates;

• Permite importar contactos do Gmail e do Outlook;

• Dá acesso a ferramentas de tracking e reporting e a um banco de imagens;

• Integração com Google Analytics;

• Disponibiliza aplicação para iOS e Android;

• Oferece suporte online através de chat, email ou da própria comunidade e disponibiliza vários conteúdos vídeo, como seminários ou webinars.

Desvantagens:

• Preço elevado;

• Fluxos de automação limitados;

• Pouco espaço de armazenamento online.

2. GetResponse

A GetResponse é outra solução de email marketing muito popular. Oferece um período experimental de 30 dias. O plano básico começa nos 12€ mensais.

Vantagens:

• Facilidade de utilização, com ferramenta drag & drop;

• Preço acessível, mesmo com o aumento do número de contactos;

• Ferramenta de tracking simples e eficiente;

• Integração com Google Analytics, SalesForce, Google Docs e ZenDesk;

• Capacidade de automação;

• Bom apoio ao cliente.

Desvantagens:

• Criação e personalização de formulários limitada e pouco intuitiva;

• Capacidade limitada de automação.

3. MailChimp

O MailChimp é uma das ferramentas mais conhecidas do mercado. Tem um plano gratuito para pequenas empresas e os planos pagos começam nos 10$ mensais.

Vantagens:

• Plano gratuito para PMEs;

• Ferramenta de templates simples e intuitiva;

• Facilidade de personalizar emails e criar testes A/B;

• Integração com WordPress, Shopify, Instapage, Hubspot, Facebook, Magneto, entre outros;

• Ferramenta de tracking e analytics completa e fácil de utilizar.

Desvantagens:

• Plano gratuito limitado;

• Por ser a plataforma mais utilizada, os templates de email começam a parecer familiares.

4. ActiveCampaign

activecampaign

O ActiveCampaign combina o envio de emails com uma ferramenta de CRM e de Vendas. Os preços estão diretamente ligados ao número de contactos e os planos começam nos 9$ mensais para 500 contactos.

Vantagens:

• Ferramenta de criação de automações simples e intuitiva;

• Integração com WordPress, Zapier, LeadPages, Quote, Salesforce e Evernote, entre outros;

• Possibilidade de envio de SMS.

Desvantagens:

• Ferramenta de criação de campanhas de newsletters pouco intuitiva;

• Necessidade de recorrer a código HTML para personalizar campanhas.

5. Mailify

Ferramentas email marketing Mailify

A Mailify é uma solução multicanal que tem o e-mail marketing como principal funcionalidade, mas que oferece também serviços de envio massivo de sms e de automação de marketing.

É uma plataforma 100% europeia, que tem como principais vantagens a sua facilidade de utilização e suporte ao cliente. Além disso, permite utilizar vários recursos avançados, como os cenários automáticos de envio ou a análise de newsletters com função de eye-tracking preditivo.

Vantagens:

Plataforma intuitiva;

Cenários de envio disponíveis na plataforma;

Recursos avançados que utilizam inteligência artificial;

Desenho de páginas, formulários e landing pages;

Simplificação da gestão da lista de contactos;

Acesso a métricas como o índice de viralidade de cada envio, a taxa de abertura e a taxa de clique;

67 templates personalizáveis;

Integração com PrestaShop, Magento, WordPress, Google Analytics, etc.

Desvantagens:

Ferramenta pouco conhecida.

Outras soluções mais completas de email marketing

Além destas ferramentas de email marketing, existem outras soluções mais completas que permitem juntar CRM, Blog, Formulários, Lead Scoring, CTAs, Landing Pages e Gestão de Redes Sociais tudo num só.

Conheça as 6 métricas mais importantes do email marketing.

Aqui na Latigid, usamos (e somos parceiros) Hubspot, uma plataforma que se adapta tanto a pequenas e médias empresas como a grandes organizações, facilitando a gestão dos clientes no dia a dia e ajudando a atingir os objetivos de marketing.

Se precisar de ajuda para escolher a melhor ferramenta de email marketing para a sua empresa ou para perceber se faz sentido avançar para uma solução mais completa, fale connosco.


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