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Gerar leads: 7 dicas de Inbound Marketing

Written by Tiago de Brito Esteves | 05-04-2017 11:16

Nos últimos anos, o Inbound Marketing captou a atenção de empresas B2B e B2C pela sua reconhecida eficácia. Os números e estatísticas são demonstrativos da capacidade desta metodologia em gerar leads e converter clientes.

Esta metodologia distingue-se do marketing tradicional por se basear em ações que atraem o público-alvo a visitar websites e blogs através da criação de conteúdo que responda a verdadeiras necessidades, interesses e desejos dos potenciais clientes.

A geração de leads é um dos pontos mais importantes de uma boa estratégia de marketing e, se seguir estas 7 dicas, vai certamente conseguir trazer mais tráfego para o website da sua empresa:

1. Defina as suas buyers personas

O primeiro passo para uma estratégia de inbound marketing de sucesso é a definição de buyer personas. Perceba quem consome os seus produtos ou serviços e quais são as suas necessidades, dificuldades e expetativas. A chave do sucesso está na compreensão do seu pain-point e em conseguir gerar confiança através do conteúdo.

2. Desenvolva e crie conteúdos para as 3 etapas da Buyer's Journey

O seu potencial cliente passa por três fases até à decisão de compra final (Awareness, Consideration e Decision), por isso é imperativo encontrar uma forma de atuar em cada uma delas, disponibilizando-lhes diferentes tipos de conteúdo.

Awareness Stage:

Fase de notoriedade ou consciencialização, em que o prospect percebe que tem um problema ou uma necessidade que precisa de ser suprimida. Nesta fase, o seu potencial cliente começa a pesquisar online para definir concretamente qual o seu problema;

Consideration Stage:

Na fase de consideração o prospect já encontrou e definiu exatamente o seu problema e continua a procurar as soluções que o resolvam;

Decision Stage:

Esta última fase pressupõe que o prospect está a compilar uma vasta lista de possíveis soluções, entre fornecedores de serviços ou produtos, de forma a concretizar uma estratégia que resolva o seu problema.

Descubra tudo o que precisa de saber sobre inbound marketing

Recorde que em cada uma destas distintas fases do processo de compra existem tipos de conteúdos e termos que servem melhor o consumidor:

 

3. Lead Nurturing: evolua com o prospect, registe e siga cada passo dos seus leads com uma ferramenta de CRM

Construir e manter uma relação próxima com potenciais clientes ou pessoas interessadas em produtos ou serviços específicos, mesmo que não estejam numa fase de compra efetiva, é uma regra essencial no inbound marketing, designada por nutrir leads. Este processo visa o aumento da confiança e credibilidade de uma empresa junto de potenciais clientes. Nutrir um lead torna-se mais fácil se tiver uma boa ferramenta de apoio de automação de marketing e de CRM, como o Hubspot, por exemplo.

"Capte informação sobre os leads e personalize o seu conteúdo e mensagens para que as suas vendas cresçam. Entregar o conteúdo certo, à pessoa certa e na hora certa resume o essencial da nutrição de um lead."

4. Crie um blog que solucione os problemas, necessidades e interesses de prospects

Se a sua empresa B2B ou B2C ainda não tem um blog, fique a saber que está a perder uma oportunidade e uma ferramenta poderosíssima na sua estratégia de marketing digital. Um blog apresenta vários benefícios sendo que uma das principais vantagens é gerar tráfego orgânico para o seu website.

Descubra porque todas as empresas deviam ter um blog.

"Com um blog está a criar um canal de confiança entre si e o seu potencial cliente para troca de informações credíveis e interessantes, estabelecendo uma valiosa relação de confiança."

5. Crie conteúdos multimédia como imagens, vídeos e ebooks, já que estes convertem melhor

Está enraizada na nossa cultura a ideia de que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Imagina o quão verdadeira é esta frase quando aplicada ao marketing digital? Hoje em dia, formatos visuais têm 40 vezes mais probabilidade de ser partilhados, e conteúdos com elementos visuais destacados levam a cerca de mais 80% de leituras.

6. Use redes sociais! Estas plataformas existem para ser usadas (com bom-senso e uma boa estratégia)

Qualquer um de nós que utiliza plataformas sociais no seu dia-a-dia já se deparou, com toda a certeza, com a presença de marcas (por vezes de forma aborrecida). Na verdade, qualquer pessoa ou marca pode e deve marcar presença nas redes sociais, mas, se não se quer arrepender de ter criado uma página de empresa, deve definir objetivos, conhecer o perfil dos seus potenciais clientes e descobrir a rede social mais adequada. Depois, é tudo uma questão de conteúdo e oportunidade.

"As redes sociais são fundamentais para atrair visitantes numa lógica de Inbound Marketing. É nesta fase que devemos explorar ao máximo o conteúdo existente e planear, com regularidade, a sua promoção."

7. Se o inbound marketing não terminar, os seus leads também não

A última regra de ouro para qualquer estratégia de marketing digital, mas fundamentalmente no Inbound Marketing, para gerar leads é não parar aquilo que já começou. Definir e planear uma estratégia de conteúdo leva o seu tempo, desenvolver conteúdos é uma tarefa que requer tempo e investimento, preparar uma estratégia de automação de marketing é uma tarefa árdua, nutrir leads pode levar alguns meses e parametrizar um CRM não é tarefa de dois dias, mas, se não desistir a meio do processo, vai certamente conseguir atingir os seus objetivos.

E o melhor de tudo é que os resultados vão ser cada vez mais surpreendentes, as estratégias cada mais eficientes e as leads cada vez mais e melhores!

Para acabar deixo-lhe algumas vantagens em investir numa estratégia para gerar leads através de Inbound Marketing:

• Geração de tráfego orgânico de qualidade;

• Criação de listas de potencias clientes segmentadas e nutridas;

• Criação de um relacionamento com prospects, ainda antes de serem seus clientes;

• Aumento de taxas de conversão.

Basicamente, quando desenvolver um material ou conteúdo, lembre-se que deve ser direcionado não só para um determinado segmento de mercado, mas, fundamentalmente, para suprimir as necessidades desse segmento, aumentando as oportunidades de conversão de tráfego em leads.

Se já iniciou a sua estratégia de conteúdos mas não está a atingir os resultados pretendidos, ou se quer começar a fazer inbound marketing, fale connosco!

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