Porque é que todas as empresas deviam criar um blog?

Paulo Castanheira Dinis
Paulo Castanheira Dinis em 15-01-2018 14:28

Como criar um blog de conteúdos para empresas e quais as vantagens

Não, não estamos a falar de um blog de crianças nem de banalidades do dia-a-dia, mas sim de uma plataforma que agregue e disponibilize informação relevante para os potenciais clientes de uma empresa.

Hoje em dia, as marcas têm 2 grandes touchpoints de interação com os seus consumidores, as redes sociais e o site, mas a verdade é que, muitas delas, não tiram o melhor partido deles. De que vale ter o melhor site do mundo se não geramos tráfego, ou milhares de seguidores nas redes sociais se não trazem retorno?

O processo de compra mudou radicalmente nos últimos anos e, hoje em dia, a maioria das pessoas faz uma pesquisa online sobre determinados serviços ou produtos antes de optar por uma marca ou empresa específicas.

Isso faz com que seja cada vez mais importante que as marcas consigam ajudar os seus potenciais clientes a fazer a escolha certa, oferecendo-lhes conteúdos que os ajudem no processo de compra e que os tragam até ao seu site ou loja online.

Como? Através de um blog, que complete a informação que existe no site da empresa e que agregue vários conteúdos importantes para os consumidores, atraindo novos clientes e ajudando a educar e fidelizar os atuais.

Vantagens de ter um blog no site da sua empresa:

1 - Aumento do tráfego no site

As empresas que têm um blog agregado ao seu website (e uma boa estratégia de SEO), conseguem gerar mais tráfego, já que quanto mais conteúdo relevante e partilhado tiverem, em melhor posição vão aparecer nos motores de busca. Por exemplo, se alguém pesquisar por "melhor máquina fotográfica à prova de água" e se o blog da sua empresa tiver conteúdos que respondam a esta questão, é muito mais provável que essa pessoa chegue ao seu site do que ao da concorrência.

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2 - Reforço da imagem e do posicionamento da empresa/marca

Além de conseguir trazer mais pessoas até si, um blog vai também ajudar a sua empresa a tornar-se mais relevante e credível no mercado. Pense assim: se sempre que faz uma pesquisa na internet sobre um determinado assunto, vai parar a um blog de uma empresa específica, a sua percepção vai ser que essa entidade é uma referência no assunto. Mesmo que isso não leve a uma compra direta, quando precisar de encontrar informação sobre o mesmo assunto, vai recorrer a essa empresa ou recomendá-la a alguém.

3 - Interação com o cliente

Um blog pode ser também um ótimo meio para criar relação e conhecer melhor os seus consumidores. Para isso, é importante que permita comentários nos artigos que publica, de forma a que cada pessoa possa dar a sua opinião sobre o que leu, promovendo uma discussão saudável sobre o tema. O número de visualizações, comentários e partilhas dão-lhe um feedback importante sobre os conteúdos atuais e sobre o que escrever no futuro.

4 - Divulgação dos produtos e serviços da sua empresa

Quanto mais relevante e atual for o seu blog, mais pessoas o vão querer subscrever (receber uma notificação sempre que publica um novo conteúdo). Desta forma, faz com que os seus seguidores se mantenham a par das novidades, lançamentos de produtos ou novos serviços. Tudo de uma forma simples, eficiente e sem custos de contacto associados.

Como vê, fazer blog marketing é muito mais do que escrever sobre si e sobre a sua empresa. É conseguir criar conteúdos que permitam chegar aos consumidores de hoje, tornando a sua empresa numa referência no mercado e gerando mais tráfego para o seu site. Se procura uma agência de produção de conteúdo que ajude a sua empresa a definir e a criar os conteúdos certos para o seu blog, fale connosco.

 


 

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Topics: Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing

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