Os seus conteúdos não estão a gerar leads?

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Os seus conteúdos não estão a gerar leads?

Tem conteúdos no seu site que não geram leads nem aumentam o volume de negócio da sua empresa? Se a resposta é sim, está na altura de fazer o "trabalho de casa" e perceber onde está a errar.

Muitas empresas entram no digital com o objetivo de gerar leads rapidamente, mas é importante terem noção que isso não acontece de um dia para o outro. Devem começar por se aproximar e educar os seus potenciais clientes ao longo do processo de compra. Quanto mais tempo acompanharem o cliente neste processo, mais próximas estarão da decisão (e de começarem a gerar negócio).

As empresas já perceberam que, para gerar vendas, precisam de obter leads qualificadas. Para isso, precisam de conteúdos originais, de valor e focados nas necessidades do seu público-alvo. Contudo, uma má definição estratégica inicial pode levar a surpresas negativas e à falta de resultados. Aqui estão 4 razões para os seus conteúdos não gerarem leads:

1. A criação dos conteúdos não foi pensada para uma Buyer Persona

É muito comum, principalmente em empresas que estão a começar a sua aventura no digital e na produção de conteúdos, não terem definido, analisado e personalizado as suas buyer personas. Isso poderá ser sinónimo de fracasso, pois se não conhece o seu público-alvo, como é que vai conseguir chegar até ele? Sendo assim, é muito provável que os conteúdos criados não sejam atrativos e não tenham valor para sua audiência.

A resolução deste problema é simples: defina as suas buyer personas e crie uma estratégia de conteúdos para chegar até elas. Procure informações demográficas e comportamentais dos seus clientes, pois quanto mais detalhes tiver, melhor os vai conhecer, aumentando as possibilidades de gerar conteúdos realmente relevantes e que respondam às suas necessidades.

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2. Os conteúdos não são relevantes para os seus potenciais clientes

Conteúdos que não geram valor para o cliente são uma consequência da não definição de buyer personas, logo a geração de conteúdo é feita para "desconhecidos". Se uma empresa não reconhece os pain-points dos seus clientes, é impossível criar conteúdos relevantes para os mesmos.

"Identificar as "dores" dos clientes e compreender o seu processo de compra é parte integrante e essencial da estratégia de uma empresa. No digital não é exceção!"

Um cliente de uma empresa percorreu todo um caminho de pesquisas e decisões até chegar à definição da solução do seu problema - a escolha de um produto/serviço de uma empresa. Desta forma, há que recordar que se durante esse processo necessitou de conteúdos específicos para cada momento, é evidente a necessidade da sua empresa em oferecer conteúdos valiosos para cada etapa.

O objetivo de cada conteúdo é sempre conduzir a buyer persona ao longo do seu processo de decisão até que se torne cliente. Descubra as necessidades dos seus potenciais clientes e seja parte da solução dos seus problemas.

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3. As suas landing pages são invisíveis e pouco atrativas

Se já definiu as suas buyer personas e criou conteúdos que respondem às necessidades dos seus potenciais clientes, saiba que ainda tem de tornar as suas landing pages visíveis para que o seu conteúdo seja visto e partilhado. Por melhores que sejam os seus conteúdos, se as webpages onde são colocados não estiverem otimizadas para motores de pesquisa (SEO) então não vão ser encontradas, o que vai influenciar negativamente as conversões. Para que isso não aconteça:

• Defina estratégias de SEO para que o website da empresa alcance uma posição de destaque na primeira página de motores de pesquisa;

• Realize uma keyword research e encontre as keywords mais relevantes para os seus potenciais clientes;

• Crie URLs amigáveis e utilize keywords nos títulos e subtítulos das páginas;

• Defina um layout que carregue rapidamente e que seja responsive.

Leitura recomendada: 10 dicas de SEO para chegar à primeira posição do Google em 2017.

Outro problema em muitas landing pages é que são pouco orientadas para gerar uma ação dos potenciais clientes. Não utilizando CTAs (calls-to-action), as empresas não promovem nem incentivam a conversão. Os CTAs devem ser estrategicamente colocados nas landing pages e ser visualmente apelativos (copy impactante e cores contrastantes) para que ajudem a potenciar a conversão.

4. Os conteúdos estão a ser promovidos nas plataformas erradas

As estratégias de SEO são o melhor aliado da sua empresa no mundo digital, quer a nível de posicionamento quer a nível de eficácia e qualidade de tráfego, pelo menos a médio ou longo prazo. Ainda assim, se a sua empresa precisa de resultados mais rápidos, faz sentido analisar e definir algumas formas de promoção mais imediatas, como as redes sociais. Deve ter em conta que nem todas as plataformas cumprem o mesmo propósito nem apresentam o mesmo público, por isso certifique-se que escolhe a rede social certa para promover os seus produtos. Descubra as vantagens e desvantagens de cada plataforma neste artigo.

Além das redes sociais, o email marketing também é um ótimo meio para obter resultados a curto prazo.

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Não menos importante é a possibilidade de criar relações com possíveis influenciadores do mercado onde a sua empresa opera para que possam partilhar o conteúdo que desenvolveu, ganhando ainda mais credibilidade e aumentando a sua possível audiência.

Resumindo, o desenvolvimento de conteúdos para obtenção de leads e aumento de negócio é uma estratégia que requer muita análise e planeamento. Só assim conseguirá que a sua empresa e o seu website se tornem numa máquina de gerar leads, aumentando a audiência que tem interesse na sua empresa. Se precisar de ajuda para definir uma estratégia de conteúdos e geração de leads, fale connosco.


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