Há um mundo aparentemente "novo" a descobrir no tecido empresarial, com marcas que promovem relações e uma maior proximidade com os clientes, oferecendo-lhes conteúdos relevantes e solucionando as verdadeiras necessidades dos seus potenciais clientes. Tudo isto através da criação de conteúdos e não de publicidade! A sua empresa faz parte desta "nova" realidade de martketing de conteúdo ou ainda vive apenas do marketing tradicional?
O marketing de conteúdos não é, evidentemente, um mundo novo, mas sim uma realidade que já faz parte do dia-a-dia de muitas empresas. Ponha-se do lado do consumidor e pense na quantidade de campanhas publicitárias que lhe são impostas diariamente de forma intrusiva, desproporcionada e deslocada das suas necessidades. Então porque é que enquanto gestor, marketeer ou profissional de comunicação continua a focar a estratégia de marketing da sua empresa neste tipo de ações?
Também não é novidade nenhuma que o marketing tradicional está a perder eficácia a cada minuto que passa e que existem muitas outras formas, mais eficazes, de potenciar o crescimento da sua empresa/negócio. Hoje em dia o conteúdo deveria ser o foco de toda a sua estratégia de Marketing.
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E mesmo que não domine o marketing digital, certamente que o termo "Marketing de Conteúdo" lhe é familiar e já lhe foi proposto muitas vezes.
O que significa Marketing de Conteúdo?
De forma muito simples, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia que visa a produção e distribuição de conteúdos de valor, interessantes e originais para satisfazer as necessidades do seu público-alvo, apoiando-o em todo processo de compra e atraindo-o até à sua empresa de uma forma natural e espontânea.
O desafio das marcas passa, atualmente, por reconquistar um consumidor cansado de publicidade, que não gosta de ser interrompido e que é cada vez menos fiel a uma só marca. E a resposta surge com o marketing de conteúdos.
Crie conteúdo para educar, informar, apoiar ou entreter futuros clientes. Faça com que o valorizem, vejam a sua marca/empresa como a referência de mercado para um determinado tema e, idealmente, se tornem clientes da sua empresa.
"Marketing de Conteúdo não é sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam."
Porque é precisa de uma estratégia de conteúdos?
Tal como referi antes, existem novos desafios aos quais as marcas devem responder se não querem simplesmente sobreviver. Garantir o envolvimento do seu potencial consumidor é agora a chave do sucesso da sua empresa.
Marketing B2B: Chegue ao consumidor de hoje com marketing de conteúdo
Por outro lado, as alterações no processo de compra modificaram a forma como habitualmente via o funil de compra. Hoje, as diferentes fases do ciclo de compra são mais difíceis de limitar e a tomada de decisão é um processo mais complexo: o consumidor procura online aquilo que, em alguns casos, ainda compra offline - o chamado Zero Moment of Truth.
Os fatores que influenciam a compra estão distribuídos por diferentes touchpoints digitais: owned, paid e earned media. Segundo a Marktest, quase metade dos portugueses considera a internet como o canal que melhor os ajuda a conhecer as vantagens de um produto ou marca.
"A internet e as novas tecnologias ocupam cada vez mais um papel de destaque na vida dos portugueses. Hoje, quase metade (49.1%) dos portugueses considera que a internet os ajuda a conhecer melhor as vantagens de um produto ou marca."
Posicionar a sua empresa neste ambiente digital implica a criação de conteúdos para dar ao consumidor a oportunidade de estar atualizado sobre os temas que mais lhe interessam e nos canais que mais utiliza, estabelecendo uma relação com um retorno traduzido em fidelização, credibilidade e confiança na sua marca/empresa.
Como é que o Marketing de Conteúdos pode ajudar o crescimento da sua marca ou empresa?
• Aumenta a sua visibilidade e autoridade como líder de opinião;
• Aumenta o envolvimento dos seus clientes e potenciais clientes;
• Gera leads com maior potencial de conversão;
• Melhora e fortalece o posicionamento digital da marca;
• Apresenta um menor custo de aquisição de clientes;
• Melhora o posicionamento da marca em motores de pesquisa.
Os conteúdos geram reputação e atraem leads?
Tudo depende da estratégia de marketing de conteúdos que utiliza. Criar conteúdos sem qualquer orientação estratégica, sem definição de objetivos, sem conhecer o seu público-alvo e que não façam parte das necessidades dos seus potencias clientes não vão ajudar muito ao desenvolvimento e crescimento da sua marca/negócio.
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Crie conteúdos que respondam às necessidades dos seus potenciais clientes e acrescentem valor, como whitepapers, webinars, ebooks, um blog ou podcasts. Não se esqueça que o seu objetivo deve ser ajudá-lo no processo de comprar e não criar conteúdos a falar apenas da sua marca e dos seus produtos.
Recorde que são os conteúdos que vão nutrir a relação da marca com potenciais clientes e vão criar uma vantagem competitiva no processo de compra de um determinado produto ou serviço.
"Content is where I expect much of the real money will be made on the internet, just as it was in broadcasting." - Bill Gates
Sabemos que o processo de identificar e criar o conteúdo certo nem sempre é fácil, por isso estamos disponíveis para ajudar.