O seu website não está a trazer os resultados esperados e não tem visibilidade nos motores de busca? A única forma de ter tráfego é pagando? Se isto é a realidade da sua empresa então continue a ler.
Ter tráfego orgânico (não pago) no seu site é a melhor maneira de crescer de uma forma sustentada sem depender de budgets anuais e de ciclos de investimento. Num contexto cada vez mais competitivo, não é fácil estar na primeira página do Google para as pesquisas relacionadas com o seu setor. Para se ter sucesso é importante implementar uma estratégia de SEO de médio-longo prazo, o que implica recorrer a alguém especializado. Pode contratar alguém ou recorrer a uma Agência de SEO.
Escolher uma agência de SEO implica algum tempo e cuidado pois o SEO é uma estratégia de médio-longo prazo e o mais provável é estar a escolher um parceiro com quem vai trabalhar durante algum tempo. Com base na nossa experiência, deixo-lhe algumas dicas para escolher a agência de SEO certa para a sua empresa:1 - Defina os seus objectivos
Qualquer proposta tem de ser avaliada à luz dos seus objectivos. Tenha bem claro o que pretende pois, sem isso, torna-se muito difícil comparar propostas. Comece por definir objectivos de tráfego, leads e aquisição. Caso necessite de ajuda e benchmarks peça ajuda das agências. Uma boa agência está habituada a fazer este exercício e pode usar a sua experiência para o guiar neste processo. Na Latigid, não começamos nenhum projeto sem antes estar muito claro quais são os objetivos. Estes objetivos são depois suportados por um conjunto de métricas que vão permitir monitorizar o projeto e fazer os ajustes necessários. Muitas vezes é profícuo começar por uma auditoria para clarificar qual o âmbito do projecto e as áreas de intervenção.
2- Peça casos de sucesso à agência de SEO
Peça exemplos de websites que tenham sido otimizados pela agência de SEO em questão e qual a evolução da sua visibilidade no Google ao longo do tempo. Por questões de confidencialidade, nem sempre é possível dar toda a informação, mas nos contratos com os clientes muitas vezes é permitida a utilização de Casos de Estudo. Sempre que possível, peça referências junto do cliente para ouvir feedback de viva voz de quem já esteve na sua posição.
3 - Não acredite em soluções milagrosas de SEO nem em resultados garantidos
Se alguém lhe prometer resultados imediatos ou garantidos está, no mínimo, a ser pouco correcto. O SEO é uma estratégia de médio-longo prazo. Estratégias de resultados imediatos normalmente implicam o que é chamado Black Hat SEO. Estas tácticas podem trazer resultados de curto prazo, mas quando descobertas (durante quanto tempo acha que consegue enganar o Google?) podem gerar fortes penalidades nos motores de busca e demorar anos até recuperar. Quanto aos resultados garantidos, podemos e devemos ter expectativas e objetivos, mas não nos podemos esquecer que, no final do dia, o posicionamento no Google é um ranking, logo tudo acontece em termos relativos. Não é só o que nós fazemos que conta mas também o que os seus concorrentes fazem e eles provavelmente não estão parados.
4 - Escolha uma agência que compreenda o seu negócio para além de SEO.
Se não for um publisher, provavelmente não ganha dinheiro quando alguém visita o seu site, mas sim quando alguém compra os seus produtos ou serviços. Ou seja, ter tráfego orgânico dos motores de busca não é um fim, mas sim um meio. Muitas vezes as agências de SEO focam-se demasiado em tráfego e menos em vendas. O tráfego que consegue originar para o seu website tem de ser qualificado e ter um equilíbrio entre quem apenas procura informações e quem tem intenção de compra. Agências que olham para o funil de aquisição como um todo têm mais facilidade em alinhar-se com os seus objetivos. Desconfie de agências que lhe enviam um orçamento antes de terem uma conversa para perceberem o negócio e a sua realidade, pois o que vai obter é um serviço mecanizado sem ter em conta as suas necessidades específicas.
5 - Confie ne seu instinto
Escolha uma agência com quem tem empatia. Pergunte com quem vai trabalhar, verifique a sua experiência. No final do dia, por trás das estratégias e técnicas, estão pessoas e são elas que trazem os resultados.
Na Latigid olhamos para o SEO como uma forma de gerar mais vendas e, no final do dia, o que paga os nossos serviços são as vendas adicionais dos nossos clientes. Se tiver alguma questão pode sempre marcar uma conversa para falarmos um pouco dos objectivos da sua empresa.