O que ter em conta ao escolher uma agência de inbound marketing?

  • Latigid
  • Blog
  • O que ter em conta ao escolher uma agência de inbound marketing?
O que ter em conta ao escolher uma agência de inbound marketing?

As empresas reconhecem cada vez mais a importância de ter uma agência de Inbound marketing como parceiro para o crescimento contínuo do seu negócio. Implementar uma estratégia de inbound marketing com sucesso requer conhecimentos e recursos adequados. É neste sentido que contratar uma agência de inbound marketing poderá ser uma boa solução, uma vez que tem profissionais altamente qualificados e disponíveis para colmatar essa necessidade.

Neste artigo, vamos explorar os principais pontos a serem considerados ao escolher uma agência de inbound marketing. Desde a compreensão dos seus objetivos e recursos até a avaliação criteriosa das capacidades da agência.

O que faz uma agência de inbound marketing?

O que ter em conta ao escolher uma agência de inbound marketing_-1

Uma agência de inbound marketing é uma empresa que ajuda outras empresas a atrair e converter clientes usando a metodologia inbound marketing. A metodologia inbound marketing é um conjunto de estratégias que visam criar conteúdo relevante para atrair clientes para o site da empresa, convertê-los em leads e, finalmente, transformá-los em clientes. Através desta abordagem, as empresas conseguem atrair tráfego mais qualificado e, consequentemente, aumentar a conversão no seu website.

As agências de inbound marketing podem ser uma ótima opção para empresas que desejam aumentar a visibilidade online, gerar leads e converter clientes, uma vez que têm o conhecimento e a experiência para desenvolver e implementar uma estratégia inbound marketing eficaz.

Aqui a função da agência enquanto prestador de serviços é desenvolver e implementar a melhor estratégia de inbound marketing para o seu negócio, que pode incluir produção de artigos de blog, newsletters, email marketing, conteúdo para redes sociais, etc. 

Artigo relacionado: Como uma agência de inbound marketing pode ajudá-lo a gerar leads?

Principais funções de uma agência de inbound marketing

O que ter em conta ao escolher uma agência de inbound marketing_-2

Criação de conteúdo 

No inbound marketing, o conteúdo é fundamental para estabelecer a presença online de uma marca, atrair tráfego qualificado, nutrir leads e construir relações duradouras com os clientes. O objetivo da criação de conteúdo é atrair tráfego qualificado para o website, através de diversos formatos, tais como artigos de blog, vídeos, infográficos, e-books, etc. O trabalho da agência neste processo é pensar estrategicamente qual os melhores formatos para criar conteúdo e depois desenvolvê-los consoante as necessidades do cliente. 

SEO (Search engine optimization)

O SEO (search engine optimization) é um conjunto de técnicas que têm como objetivo melhorar o posicionamento de um website nos motores de busca, como o Google. Neste processo, a agência tem que desenvolver uma estratégia de SEO específica para a necessidade do cliente e implementá-la. Uma estratégia de SEO deve incluir: estratégia de keywords, análise orgânica dos concorrentes, otimização de páginas, link building e marketing de conteúdo.

Email marketing  

Email marketing é uma excelente forma de manter ativa a relação com o cliente. Uma agência de inbound marketing deve planear estratégias de email marketing focadas no seu público-alvo, promovendo o download de ofertas para geração e captação de leads, de forma a conseguir obter as melhores taxas de sucesso. O email marketing é uma ferramenta muito eficaz para converter leads em clientes, que é uma das bases do inbound marketing.

Gestão de redes sociais 

A presença de uma empresa nas redes sociais é cada vez mais importante, desde que orientada para objetivos específicos. As vantagens são óbvias: além de permitir estar mais perto dos seus clientes e potenciais clientes, as redes sociais são um excelente canal para partilhar conteúdos. O papel de uma agência de inbound marketing é construir uma presença bem estruturada e que traga valor para o cliente nas mais diversas plataformas.

Geração e gestão de leads 

Na era digital, as oportunidades de gerar e converter leads em clientes crescem à medida que um potencial cliente pesquisa sobre temas relacionados com o seu negócio, produtos ou serviços. É por aqui que a sua empresa deve iniciar esforços para gerar mais leads. Uma agência de inbound marketing deve desenvolver campanhas de geração e gestão de leads através de metodologias de inbound marketing para levar potenciais clientes qualificados até à sua equipa comercial.

Artigo relacionado: Gerar leads: 7 dicas de Inbound Marketing 

Como escolher a agência de inbound marketing ideal para a sua empresa? 

O que ter em conta ao escolher uma agência de inbound marketing_-3

Ao escolher uma agência de inbound marketing, há vários critérios a ter em conta para garantir que encontra a opção certa para a sua empresa. Eis algumas considerações importantes: 

Nível de conhecimento e experiência no setor 

Encontre uma agência que tenha provas dadas, tendo em consideração a sua experiência no seu setor. Analise há quantos anos a agência está no ativo e a quantidade e dimensão dos projetos/clientes em que esteve envolvida.  

Serviços oferecidos

Descubra quais os serviços que a agência oferece. O inbound marketing abrange diversas abordagens, tais como produção de conteúdo, otimização para motores de pesquisa (SEO), gestão de redes sociais, email marketing, geração e gestão de leads. Certifique-se de que a agência oferece serviços que estejam alinhados com os seus objetivos e necessidades de marketing.

Abordagem estratégica

Informe-se sobre a abordagem estratégica da agência relativamente ao inbound marketing. A agência deve ter um processo e uma metodologia definida para desenvolver e implementar campanhas de inbound marketing de sucesso. Desde métodos de investigação e planeamento, análise do público-alvo, estratégia de conteúdos e geração de leads. 

Flexibilidade

É importante encontrar uma agência que adapte o seu método de trabalho às necessidades específicas da empresa ou projeto. Neste sentido, evite agências que sigam uma abordagem muito vincada e pouco flexível. Isto pode significar que a agência tem pouca disponibilidade para pedidos urgentes ou necessidades espontâneas.

Comunicação e colaboração 

Analise os canais de comunicação disponíveis, os tempos de resposta e a disposição que a agência tem para ouvir as suas sugestões e ideias. Uma relação transparente entre parceiros é fundamental para obter resultados positivos.

Orçamento

Ao escolher uma agência, assegure-se de que conhece os honorários, os contratos e quaisquer custos adicionais para serviços específicos. Além disso, considere cuidadosamente o retorno sobre o investimento que pode ser obtido.

Reputação e reviews

Pesquise a reputação da agência e consulte feedback de clientes anteriores em plataformas online, sites de avaliação e redes sociais. Uma agência com boa reputação tem críticas positivas e testemunhos de clientes satisfeitos. Certifique-se de avaliar a reputação antes de tomar uma decisão. 

Cultura empresarial

Analise os valores, cultura de trabalho e abordagem da agência em relação aos clientes. Procure uma agência que esteja alinhada com os valores e cultura da sua empresa para garantir uma colaboração harmoniosa. 

Em resumo, escolher uma agência de inbound marketing requer uma avaliação minuciosa dos seus conhecimentos, serviços, práticas de comunicação, considerações orçamentais, reputação e cultura empresarial. Ao tomar uma decisão bem informada com base nestes fatores, a sua empresa estará mais perto de encontrar o parceiro certo. 

Artigo relacionado: Glossário de Inbound Marketing 

Sobre a LATIGID 

Somos uma agência especializada em inbound marketing e a nossa missão é ajudar empresas a crescer de forma orgânica e sustentável. Com uma equipa altamente qualificada e com vasta experiência no mercado, desenvolvemos e aplicamos estratégias de Inbound Marketing com o objetivo de aumentar o tráfego, gerar mais leads e converter clientes.  

Se procura uma agência especializada em Inbound Marketing como parceiro do seu negócio, aceda à nossa página e veja como podemos ajudá-lo! 


 

Faça download do nosso ebook e transforme o seu site numa máquina de gerar leads.

New call-to-action