Como criar uma estratégia de Facebook para empresas

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Como criar uma estratégia de Facebook para empresas

Apesar de existirem redes sociais para todos os gostos e idades, a verdade é que o Facebook continua a ser a plataforma mais utilizada em Portugal, com cerca de 5 a 6 milhões de pessoas ativas mensalmente. Esta é a principal (e muitas vezes única) razão que leva a maioria das marcas a estar presentes nesta rede social, que muitas vezes procupam-se mais em quantas pessoas podem alcançar do que em como o vão fazer.

Se está a pensar em criar uma página de Facebook para a sua empresa ou se a sua presença atual não está a responder às expectativas, descubra os 6 passos que deve seguir para criar uma estratégia de Facebook:

1 - Pense se a sua empresa deve estar no Facebook

Pode parecer estranho questionar a presença de uma marca no Facebook neste artigo, mas a verdade é que cada plataforma tem as suas vantagens e desvantagens, por isso o primeiro passo deve ser pensar se esta é a melhor opção para si (se a sua empresa tiver um caráter muito institucional e técnico, talvez deva optar pelo LinkedIn).

2 - Defina objetivos para a presença da sua empresa no Facebook

Este é um dos pontos mais importantes e, talvez, aquele em que menos empresas se focam: traçar objetivos específicos!

No final do dia, todas as empresas querem faturar mais, mas, para isso, têm de saber como lá chegar: será através do aumento do awareness da marca, da criação e fidelização de uma comunidade, da geração de leads ou da venda de produtos e serviços?

Cada objetivo deve ter uma estratégia própria, ser mensurável e ter um prazo específico!

3 - Conheça a concorrência e os seus potenciais clientes

O Facebook é uma ótima plataforma para as marcas conhecerem a sua concorrência e públicos-alvo. Nas estatísticas da sua página vai descobrir dados demográficos importantes sobre os seus seguidores e sobre a sua concorrência, conseguindo comparar a performance da sua página com as de empresas semelhantes.

Quanto melhor conhecer o seu público-alvo e concorrência, mas facilmente vai conseguir criar conteúdos relevantes e diferenciar-se de outras empresas que prestam o mesmo serviço ou vendem o mesmo produto.

4 - Ofereça o conteúdo certo

Depois de conhecer os seus potenciais clientes e ver o que a concorrência anda a fazer, está na altura de começar a criar conteúdos relevantes e partilháveis.

Para começar, defina um calendário editorial e foque-se em criar bons conteúdos com a periodicidade definida. Tenha em atenção que os posts com fotografias e imagens apresentam melhores resultados, que deve responder sempre aos comentários e que não deve falar apenas de si e da sua marca.

5 - Defina um orçamento de investimento no Facebook

Hoje em dia, não faz sentido estar no Facebook sem definir um valor de investimento em media (Facebook Ads). O alcance orgânico (gratuito) das publicações de uma página de Facebook tem vindo a diminuir nos últimos anos e prevê-se que vá chegar a zero num futuro próximo.

Ou seja, por muitos seguidores que tenha, sem investimento (seja em Page Likes, Promoted Posts ou quaisquer outros anúncios de Facebook), nunca vai conseguir atingir os seus objetivos.

6 - Analise as métricas do Facebook

Apesar de o Facebook permitir obter vários dados, é importante focar-se nas métricas que realmente interessam. Veja as estatísticas da sua página e tente perceber se está a crescer, se as pessoas estão a interagir e se o sentimento dos seguidores em relação aos conteúdos criados é positivo ou negativo.

O ideal é fazer (ou pedir a quem faz a gestão da página da sua empresa) um relatório mensal com a performance da página, de forma a conseguir perceber se a sua estratégia está a funcionar ou se precisa de fazer algumas afinações.

Apesar do Facebook ser uma plataforma em eterna mudança, estes 6 passos vão ajudar a criar uma estratégia de Facebook que permita à sua empresa atingir os resultados pretendidos. Se precisar de ajuda, fale connosco.


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