Por estes dias, ficar em casa é a palavra de ordem, mas nem sempre é fácil manter a produtividade a trabalhar à distância. A pensar nisso, partilhamos algumas aplicações e plataformas que nos permitem continuar ligados aos nossos colaboradores e clientes durante o período de quarentena do novo Coronavírus.
Neste artigo, mais do que enumerar as várias ferramentas existentes, optámos por mostrar aquelas que mais usamos no dia a dia e que nos permitem manter a nossa atividade.
Zoom
Quando pensamos em fazer uma chamada de vídeo, o primeiro nome que nos vem à cabeça é Skype, mas isso não quer dizer que seja a melhor plataforma do mercado.
O Zoom é uma plataforma online que permite criar reuniões online, webinars, salas de conferência, chamadas telefónicas e enviar mensagens. Tudo através da internet e com uma APP disponível para Windows, MacOS, iOS e Android.
Existem vários planos de preços, ajustados à dimensão de cada empresa, mas pode fazer um registo gratuito e criar reuniões com até 100 participantes e uma duração máxima de 40 minutos. Quando o tempo acabar, pode voltar a realizar a reunião, ou então fazer upgrade para um plano pago. Os preços variam entre os 14€ e os 19€ mensais.
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Existe atualmente uma grande variedade de soluções para enviar mensagens, desde o Facebook Messenger às velhinhas sms, mas a verdade é que a grande maioria das pessoas já optou por utilizar uma plataforma que permita centralizar grande parte das conversas e criar grupos não só de lazer mas também de trabalho.
Além de enviar e receber mensagens escritas, o WhatsApp permite ainda gravar mensagens de voz, enviar ficheiros, fazer chamadas de voz/vídeo através da internet e fazer ligações de vídeo com até 4 pessoas. Outra vantagem é que também oferece uma versão para computador (WhatsApp web), onde pode partilhar ficheiros e escrever de uma forma mais simples e rápida.
Uma boa forma de se organizar é criar um grupo com os seus colegas ou colaboradores e usá-lo apenas para mensagens de trabalho (guarde os gif e vídeos engraçados para partilhar noutros grupos criados para o efeito).
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Telegram
O Telegram é uma aplicação para troca de mensagens semelhante ao WhatsApp, já que também permite enviar e receber conteúdos de texto, vídeo, áudio e imagens.
A grande diferença é que as mensagens enviadas e recebidas asseguram uma maior segurança a nível de privacidade, já que todas elas são criptografadas, sendo até possível definir limites de tempo para poder ver um conteúdo específico (à la Missão Impossível).
Mas se não está planear um golpe de estado e não vê grande vantagem em instalar o Telegram, falta ainda a cereja no topo do bolo: permite enviar e receber ficheiros com até 1.5 GB.
OneDrive da Microsoft
Apesar de não ser a plataforma mais intuitiva do mundo, é a que usamos na agência, já que as nossas contas de email fazem parte do plano Microsoft 365. O OneDrive Tem espaço online mais do que suficiente para todos os ficheiros a que precisamos de aceder remotamente e permite criar pastas partilhadas com os nossos clientes, o que dá sempre jeito para manter todos os assuntos em dia.
Se não utiliza e Office 365, pode sempre usar outros serviços semelhantes, como o Google Drive ou o Dropbox.
Wetransfer
Precisa de enviar ficheiros pesados e o email não é solução? Existem vários sites que permitem o envio de ficheiros demasiados grandes para serem partilhados via email ou WhatsApp, tais como o Filemail, o Myairbridge ou o Transfernow, mas nós usamos o Wetransfer pela simples razão de que... funciona sempre!
Apesar de ter um limite máximo de envio de ficheiros de até 2 GB na versão gratuita, o Wetransfer faz tudo aquilo a que se propõe, sendo muito user friendly e oferecendo um design apelativo (tem uma parceria com artistas e criativos a quem permite expor os seus projetos na imagem de fundo do site). Se precisar de enviar ficheiros com mais do que 2 GB, pode sempre obter a versão Pro, por apenas 12€/mês.
Trello
O Trello é uma daquelas aplicações sem as quais o nosso trabalho seria muito mais difícil de gerir. Criado originalmente como uma ferramenta de gestão de projetos, hoje em dia é muito mais do que isso.
Além de permitir criar projetos onde várias pessoas podem colaborar em tempo real, o Trello inclui ainda diversas integrações com outras aplicações, como o Slack, o Zapier, ou o SEMrush, por exemplo.
Para nós, que, entre outras coisas, criamos diversos conteúdos para os nossos clientes, o Trello dá-nos uma ajuda preciosa, já que permite criar boards específicos por projeto e ir gerindo artigos, prazos de entrega e versões dos ficheiros com os nossos colaboradores e clientes. Tudo através de um layout muito clean, fácil de utilizar e com várias possibilidades de personalização, de acordo com as necessidades de cada utilizador.
Além disso, permite instalar uma APP no smartphone onde é possível acompanhar todas as fases dos projetos.
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House Party
Tal como o próprio nome indica, o House Party não é, literalmente, uma ferramenta de trabalho. A não ser que, como eu, tenham 3 crianças em casa...
A fase de quarentena não é fácil para ninguém, especialmente para as crianças, que saem completamente da sua rotina e fazem de tudo para levar a paciência dos pais ao limite (muito provavelmente porque também estão assustadas e é uma forma de mostrarem a sua apreensão).
Aqui em casa temos tentado criar planos diários de estudo e atividades para ocupar o dia, mas é importante que elas mantenham algumas das suas rotinas, como... falar com os seus amigos da escola.
É aí que entra o House Party, uma aplicação para iOS, Android, macOS e Chrome que permite não só fazer um chat de vídeo com até 8 pessoas mas também fazer jogos entre elas, como Heads Up, Trivial ou um género de Pictionary. No fundo, não é uma ferramenta de trabalho, mas permite aos pais conseguirem trabalhar em sossego enquanto as crianças falam com os seus amigos.
Além do Hubspot, estas são as principais ferramentas que usamos no nosso dia a dia para manter os projetos todos no ativo. Apesar de ser uma altura de grande incertezas e de ninguém saber quanto tempo poderá durar ou como iremos sair economicamente desta fase, a verdade é que é uma boa altura para implementar uma estratégia de inbound marketing para a sua empresa, já que os seus potenciais clientes estão mais ligados do que nunca e, quando tudo isto passar, já não precisa de começar do zero. Se precisar de ajuda, só tem de falar connosco.