Bounce Rate e Exit Rate: Tudo o que precisa de saber

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Bounce Rate e Exit Rate: Tudo o que precisa de saber

Quem trabalha em marketing digital está, quase de certeza, familiarizado com o termo “bounce rate”. No entanto, o Google Analytics mostra outra métrica que muitas as vezes é confundida com o bounce rate, a exit rate.

Estas duas métricas são, muitas vezes, confundidas e analisadas da mesma forma, quando, na verdade, saber a diferença entre elas permite retirar insights valiosos. Neste artigo, vamos analisar estas diferenças e mostrar quais os intervalos de valores desejáveis.

O que é a Bounce rate?

O “bounce” acontece quando um utilizador entra num site e sai a partir da landing page, sem visitar mais nenhuma página no site.

Quanto mais bounce existir, maior será a bounce rate. Por exemplo, se este post é a primeira página do nosso site que está a ver e não visitar mais nenhuma página a seguir a esta, vai contribuir para o bounce rate desta mesma página.

Um utilizador pode sair da landing page de várias maneiras como fechar a janela do navegador, escrever outro URL na barra de pesquisa ou clicar no botão voltar, por exemplo.

O que é a Exit Rate?

A exit rate representa a percentagem de utilizadores que abandonam um website após visitarem qualquer número de páginas na mesma sessão.

Por exemplo, no seu caso, acabou de entrar no nosso blog e está a ler este artigo, de seguida carrega no link abaixo com um artigo recomendado e vai para outra página, depois vê a nossa página de serviços e decide sair nessa página. A última página que visitou, neste caso a página de serviços, é considerada uma “exit page” e vai contribuir para determinar a exit rate do nosso website.

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O que pode aumentar a Bounce e a Exit Rate?

Existem algumas razões que explicam uma Bounce ou Exit rate elevada, como:

  • Anúncios pop-up intrusivos;
  • Carregamento lento das páginas (as pessoas tendem a sair de um site caso demore mais de 3 segundos a abrir);
  • Conteúdo irrelevante para o que procuram;
  • Música no website;
  • Mau design do website, fontes de difícil leitura;
  • Site difícil de navegar/fraca experiência para o utilizador;

Se o seu website tem uma exit rate elevada e não tem nenhum dos problemas mencionados acima, existem outras razões que podem explicar este fenómeno, dependendo da página e tipo de site.

A exit rate pode ser alta se quem visita o site encontrar as informações que procurava e depois sair da página. É necessário manter o contexto em mente ao analisar tanto a exit rate como a bounce rate. Se tiver um blog, uma landing page simples ou uma página de FAQs bem organizada irá notar que terá uma bounce rate mais alta do que a média, no entanto não é necessariamente razão para se preocupar. Nestes casos específicos, significa apenas que as pessoas encontraram o que queriam rapidamente e que provavelmente tem um site com a informação bem organizada e direta.

Por exemplo sites de perguntas como o Quora ou o Reddit vão ter sempre bounce rates altas. As pessoas entram no site, obtêm a resposta relativamente ao que procuram e saem do site. Isto significa que o Quora ou o Reddit são maus sites? Não, claro que não.

A conclusão é que nem sempre bounce rates ou exit rates altas são sinónimo de um website com má qualidade, por vezes pode até significar o oposto. É necessário compreender caso a caso o que os valores destas taxas representam.

O que é uma boa bounce rate?

Em alguns casos, mais importante de que olharmos para a bounce rate, devemos olhar para o tempo médio que cada utilizador passa na página. Se for superior a 1 minuto, quer dizer que o conteúdo é relevante, mesmo que o leitor tenha entrado e saído nessa página.

Temos, por exemplo, clientes com bounce rates elevadas no seu blog, mas, por outro lado, têm tempos médios de duração na página superiores a 3 minutos, o que mostra bem o interesse no conteúdo que é disponibilizado. Ou seja, valores elevados de bounce rate nem sempre são negativos e dem ser analisados caso a caso. 

Se o sucesso do seu website depende de os utilizadores visitarem mais do que uma página,  então ter uma bounce rate alta é mau. Caso o objetivo seja obter a informação mais direta e rapidamente possível então é normal.

Em média, uma bounce rate de 56-70% é alta, de 41-55% pode ser considerada uma bounce rate média. O ideal seria entre os 26 e os 40%.

Uma exit rate alta afeta negativamente o website?

Depende. Se estiver, por exemplo, a promover uma landing page em que as pessoas são direccionadas para uma thank you page após a conversão e essa landing page apresentar uma exite rate elevada, é mau. Ou seja, as pessoas saíram da landing page sem converterem (deixarem os seus dados num formulário, por exemplo) e chegarem à thank you page. Caso a landing page não esteja a associada a nenhuma thank you page já é mais aceitável ter uma exit rate elevada.

A análise da exit rate pode trazer insights valiosos quando se analisa por exemplo um funil de vendas. Imagine que tem um site de e-commerce. Neste caso, faria todo o sentido a página de agradecimento após o checkout ter uma exit rate muito elevada. O cliente cumpriu todos os passos, fez a compra e saiu do website. No entanto se houver uma grande exit rate na página de checkout pode significar que há algo de errado nesta página. Houve algum custo adicional inesperado? Os portes são demasiado caros? Há algum erro técnico nesta página que impede os utilizadores de prosseguir com a compra? Há poucas opções de pagamento? Tudo isto são questões que deve fazer quando uma página de checkout tem uma exit rate elevada.

Qual deve ser a bounce e exit rate média do seu website?

Como vimos anteriormente, existem diversos fatores que podem influenciar tanto a bounce como a exit rate. Há casos onde valores mais altos podem ser bons e outros em que estes valores podem significar algo de errado no website.

Este estudo da Databox mostra que, em média, (35,90%) dos entrevistados têm uma bounce rate entre 26-40%. Relativamente à exit rate, a maioria (28,21%), tem uma exit rate entre 0-25% e 26-40%.

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