Inbound Marketing vs Marketing de Conteúdo

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Inbound Marketing vs Marketing de Conteúdo

Não tem bem a certeza do que é um e outro? São a mesma coisa dita de maneiras diferentes? Qual o melhor para a sua empresa? Para conseguir responder a esta e outras questões, primeiro precisa de saber exactamente o que significam e quais as diferenças. Neste artigo vou falar um pouco sobre cada um, olhar para alguns dados e compará-los.

O que é Marketing de Conteúdo?

Segundo o Content Marketing Institute, Marketing de Conteúdo é o processo de criação e distribuição de conteúdo relevante e de valor para atrair, adquirir e criar engagement com uma audiência conhecida e bem definida, com o objectivo de induzir no cliente ações geradoras de valor. Foca-se na criação de media própria em vez de paga ou alugada.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma abordagem que permite às marcas ser encontradas pelos clientes, através da produção e distribuição do conteúdo certo, no local certo e na altura certa. Capta a atenção em vez de comprá-la, sem interromper . Tem uma metodologia que transforma Estranhos => Visitantes => Leads => Clientes => Promotores.

É normal que estas definições tenham sido insuficientes para esclarecer as suas dúvidas, já que as duas são muito similares e têm uma base de abordagens comum.

Ambas se baseiam no Marketing de Permissão, tão bem desenvolvido no livro de Seth Godin com o mesmo nome. Ou seja, numa era de fragmentação dos media em que as pessoas são inundadas de mensagens publicitárias, e onde cada vez mais têm o poder de decidir o que querem consumir e bloquear o que não querem (os ad-blockers, e os DVRs são exemplos disso), o marketing de interrupção tornou-se cada vez mais ineficaz e caro, com muito desperdício. Em alternativa, o marketing de permissão disponibiliza conteúdos às pessoas que os procuram e que os valorizam, estabelecendo relações credíveis e duradouras entre as marcas e a sua audiência, numa lógica win-win.

O que as distingue e como se relacionam?

Enquanto o Marketing de Conteúdo tem como objetivo criar confiança e uma relação que acabe por gerar negócio, o Inbound Marketing está focado em gerar ações concretas que façam avançar os potencias clientes no funil de marketing. O conteúdo ajuda-o a oferecer uma melhor experiência no seu website e a manter lá os seus visitantes, mas exigir que por si só gere negócio, já é pedir muito. O Inbound Marketing dá contexto e sentido ao conteúdo, ajudando a criar uma máquina escalável de geração de leads e negócio que trabalha para si 24h por dia.

Concluindo, o conteúdo é essencial para uma estratégia de Inbound Marketing, podendo ser considerado uma componente desta abordagem.

Agora que já sabe a diferença, se precisar de ajuda para definir uma estratégia de Inbound Marketing, fale connosco.


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