Como aumentar o ROI de Marketing em empresas B2B

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Como aumentar o ROI de Marketing em empresas B2B

Nos últimos anos, temos assistido a grandes alterações no cenário do marketing B2B, que estão patentes nas conclusões do Demand Gen Report:

  • 53% dos inquiridos disseram que as redes sociais os influenciaram na decisão de compra;
  • 52% dos inquiridos consultaram entre 2 a 4 peças de conteúdo;
  • 28% afirmaram terem visto 5 a 7 conteúdos antes de tomarem a decisão de compra;
  • 85% afirmaram escolher fornecedores apenas após obterem conhecimento sobre o sector.

Além deste estudo, existem outros que também concluem que o processo de compra está cada vez mais complexo, já que alguns potenciais clientes chegam a efetuar, em média, 12 pesquisas antes de tomarem uma decisão.

Além do número de pesquisas, a forma como pesquisam também se alterou, existindo uma maior procura por questões genéricas da categoria e não de “branded searches” no que diz respeito a pesquisa por produtos/serviços B2B.

Este novo paradigma implica uma mudança na forma como as empresas B2B trabalham o seu marketing, de forma a conseguirem aumentar o retorno dos seus investimentos. Aqui ficam algumas recomendações:

Website: A base de toda a sua presença digital:

Com o aumento do número de pesquisas online, aumentam também as oportunidades para o site da sua empresa ser encontrado, mas para isso é necessário que o mesmo esteja otimizado para motores de busca. Estudos mostram que 93% dos cliques são feitos na primeira página dos resultados (10 primeiros resultados) e 61% deles são nas 3 primeiras posições.

Outra mudança importante foi o aumento de pesquisas nos dispositivos móveis, o que torna cada vez mais essencial que o seu site ofereça uma boa experiência de navegação em qualquer plataforma, seja desktop, smartphone ou tablet. Ter um site responsive e otimizado para motores de busca é fundamental não só para garantir que as pessoas o vão encontrar, mas também que vão navegar facilmente, obtendo toda a informação que pretendiam e criando uma relação com a marca. Não se esqueça que só tem uma oportunidade para causar uma boa primeira impressão!

Conheça muito bem o processo de compra do seu cliente:

A influência na decisão de compra está a acontecer cada vez mais cedo no processo. Só conhecendo muito bem o seu cliente é que vai conseguir desenvolver estratégias para o influenciar. Ajude o seu potencial cliente em todo o processo, produzindo conteúdos para as diferentes etapas. Desta forma, vai ganhar credibilidade muito antes do comprador estar a avaliar soluções ou marcas. Quando chegar à fase de decisão já não tem de provar a sua credibilidade, pois foi ganhando confiança e proximidade ao longo de todo o processo.

Pare com o pitch de venda e comece a educar e ajudar os seus potenciais clientes:

Pare de falar sobre si e comece a falar sobre o seu sector, de forma a estabelecer-se como um thought leader na sua área e, dessa forma, ir ganhando notoriedade e conquistando a confiança da sua audiência.

Esteja presente onde as pessoas estão à procura de informação:

No estudo mencionado acima, quando inquiridos sobre quais os canais com maior impacto na pesquisa, o LinkedIn obteve 61% das respostas e os Blogs 58%. Como está a sua presença nestas duas plataformas? Está a distribuir conteúdos interessantes e úteis para o seu target? Ou está apenas a produzir conteúdos sobre si e de pouca relevância para a sua audiência?

Estas questões são importantes, fazem toda a diferença na forma como atrai visitantes para o seu website e a implementação de uma estratégia de inbound marketing vai ajudar a sua empresa a recuperar pesquisas perdidas. Se precisar de ajuda para escolher uma agência de inbound marketing leia este post ou fale connosco.


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