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Marketing B2B: o que as grandes empresas já fazem em 2017

Marketing B2B: o que as grandes empresas já fazem em 2017

Apesar do ano ainda não ir a meio, já é possível perceber as alterações que as grandes empresas estão a fazer nos seus planos de marketing. Neste artigo vou partilhar algumas delas.

Em vez de apostar na futurologia e dizer onde os principais players do mercado vão colocar as suas fichas no futuro, decidi fazer uma análise desde o início do ano para perceber o que já está a ser implementado nos departamentos de marketing B2B:

1. Marketing de Conteúdo

Este estudo do Content Marketing Institute relativo ao mercado norte-americano ajuda a perceber qual a maturidade desta abordagem num contexto B2B. Aproveito para destacar alguns dados:

• 89% dos B2B marketeers já utilizam marketing de conteúdo e, dos 11% que não utilizam, cerca de metade planeiam começar a fazê-lo 2017;

• 72% dos que utilizam marketing de conteúdo afirmam ter sido moderadamente a extremamente bem sucedidos, tendo em conta os objetivos delineados;

• 70% vão criar mais conteúdo em 2017;

• 90% declaram ter definido geração de leads como o principal objectivo para a sua estratégia de marketing de conteúdo nos próximos 12 meses;

• 75% conseguem demonstrar como esta abordagem aumentou a interação com a sua audiência.

Não existem estatísticas atuais sobre Portugal mas, pela observação da realidade, neste momento os números estão abaixo dos do mercado Americano, permitindo um retorno mais rápido às empresas que adotem estratégias de marketing conteúdo e uma vantagem competitiva quase imediata.

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2. Personalização

Temos vindo a assistir à personalização de email marketing há alguns anos através da adoção de tecnologia. O que estamos a observar agora é a personalização de websites permitindo uma experiência costumizada e única aos visitantes através de conteúdo dinâmico e integração dos vários canais. Desta forma podemos comunicar de forma diferente com um alguém que visita o site pela primeira vez do que alguém que já uma lead ou cliente. Ferramentas como Evergage ou o Hubspot COS vieram acelerar esta tendência tornando-a acessível à maioria das empresas.

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3. Account-Based Marketing (ABM)

ABM é quando um empresa trata uma conta como um único mercado, desenvolvendo uma campanha integrada entre marketing e vendas para essa conta (incluindo todos os diferentes stakeholders dentro da mesma). É normalmente utilizado num contexto B2B e dirigido a grandes contas. A tecnologia veio facilitar esta abordagem ao permitir gerir vários contactos individuais dentro da mesma conta de uma forma automática.

4. Social Media Lead Generation

À medida que as empresas B2B vão entrando nas redes sociais de uma forma mais estratégica assistimos a um incremento da utilização das mesmas com objetivos de geração de leads. Neste contexto, segundo um estudo da plataforma Oktopost, o LinkedIn é o líder destacado, gerando 80% das leads com origem em redes sociais. O perfil dos seus utilizadores, a capacidade de segmentação, e as ferramentas de promoção de conteúdo contribuem decisivamente para esta realidade.

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5. Mobile Marketing

Já é um dado adquirido que as empresas no seu processo de decisão fazem pesquisas online de forma a reduzirem a assimetria de informação na relação fornecedor-comprador. Este estudo da Millward Brown demonstra que essa pesquisa é cada vez mais mobile e não apenas quando as pessoas se encontram fora do escritório. O telefone é utilizado para pesquisar enquanto as pessoas se encontram no local de trabalho.

À primeira vista muitos podem achar que a maioria das empresas B2B já se adaptou a esta realidade, mas ainda é frequente tropeçarmos em sites que não estão otimizados para dispositivos móveis. Mas o esforço não termina aí. Também é necessário otimizar a experiência mobile para:

• Email marketing

• Landing pages

• Mobile apps

• Mobile advertising

• Mobile search

• Location based mobile service

Como está a sua empresa em cada uma destas áreas? Mais do que tendências, estas alterações já são must-haves para quem quer estar de uma forma competitiva no mercado.

A tecnologia veio democratizar muitas destas abordagens que antes apenas eram acessíveis a grandes empresas, tornando-as acessíveis à maioria das PMEs. Se precisar de ajuda na sua definição e implementação pode falar connosco.


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