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Gestão de redes sociais: vantagens e desvantagens de cada plataforma

Gestão de redes sociais: vantagens e desvantagens de cada plataforma.

O marketing de redes sociais é um dos maiores desafios com que os marketeers se deparam hoje em dia e, uma das questões que mais nos colocam relativamente à gestão de redes sociais é: “Em que plataformas deve a minha marca estar presente?”.

Com a diversidade de canais disponíveis, é cada vez mais importante definir qual a rede social que poderá trazer mais e melhores benefícios perante os objetivos da sua empresa. Se está numa fase de decisões, mostramos-lhes as principais diferenças, vantagens e desvantagens do Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Pinterest e Snapchat.

Facebook

O Facebook é o líder absoluto em número de utilizadores a nível mundial. Apesar de, muitos já terem antecipado o seu fim, a verdade é que continua a reinventar-se, estando ligado a alguns dos maiores projectos mundiais de inovação.

Vantagens:

• Rede social mais utilizada;

• Plataforma fácil de usar pelas marcas;

• Continua a ser uma rede inovadora e pioneira.

Desvantagens:

• Tem-se tornado cada vez mais uma plataforma Pay-to-Play;

• As marcas estão dependentes do algoritmo do News Feed;

• Os targets mais jovens, nomeadamente Millennials, preferem outras plataformas sociais.

Twitter

Celebrou 10 anos de existência em 2016 e é utilizado por milhões de pessoas. Permite ligar qualquer cidadão comum a personalidades como Barack Obama ou o Papa e teve um papel importante em algumas revoluções, mudando a forma como a imprensa opera.

Vantagens:

• Mostra atualizações em tempo real;

• Popularidade da ferramenta Periscope;

• Está a tornar-se uma plataforma de divulgação cada vez mais eficaz.

Desvantagens:

• O crescimento de utilizadores está estagnado;

• Implementação de algoritmo na timeline;

• Baixa taxa de retenção de novos utilizadores.

Instagram

Atualmente é a rede social com o crescimento mais rápido, onde são partilhadas diariamente mais de 60 milhões de fotografias. Chegou recentemente, segundo o estudo Portugueses e as redes Sociais da Marktest Consulting, à segunda posição das redes sociais com maior notoriedade em Portugal.

Vantagens:

• Uma plataforma essencialmente visual com grandes oportunidades de engagement;

• A opção que mais cresce em utilizadores jovens, nomeadamente os Millennials;

• Possibilidade de criar anúncios.

Desvantagens:

• Algoritmo aplicado aos posts poderá afectar a performance num futuro próximo;

• Quantidade de anunciantes poderá levar a uma redução da performance orgânica;

• Muitas ferramentas-chave apenas disponíveis para anunciantes.

Pinterest

À medida que o Pinterest evolui, existem cada vez mais razões para aderir a esta rede social, uma vez que permite gerar mais tráfego, leads e vendas para os seus utilizadores.

Vantagens:

• Popularidade junto do target feminino e com um crescimento gradual do masculino;

• Presença de Buy-Button, essencial para Direct Commerce;

• Cresce como plataforma publicitária.

Desvantagens:

• Poderá parecer confuso à primeira vista;

• Obrigatoriedade de ter imagens de grande qualidade;

• Ainda não é um touchpoint para o target masculino.

Snapchat

Apesar de começar a ser, gradualmente, um espaço para todos, é mais popular entre os mais jovens. A aplicação conta com mais de 700 milhões de utilizadores em todo o mundo.

Vantagens:

• Popular junto dos mais jovens;

• Atrai muitos criadores de conteúdos.

• Começa a evidenciar traços de plataforma publicitária amigável.

Desvantagens:

• Poucas formas de monitorizar o sucesso dos Snaps;

• Dificuldade de chegar a targets de faixas etárias mais elevadas;

• Continua a ter uma percepção relativamente negativa, como se fosse uma APP de sexting.

Linkedin

É a maior rede social corporativa do mundo e permite criar tanto perfis pessoais como de empresa. Tem mais de 347 milhões de utilizadores, abrange 150 indústrias e mais de 400 regiões económicas.

Vantagens:

• Grande possibilidade de segmentar audiência;

• Permite criar apresentações em SlideShare;

• Permite interagir com os segmentos-alvo.

Desvantagens:

• Preço de anúncios mais elevado do que outras plataformas;

• Não é utilizado diariamente, como outras redes sociais.

Agora que já sabe quais são as principais diferenças entre as redes sociais mais utilizadas, já pode pode começar a utilizá-las para promover os seus produtos ou empresa. Se precisar de ajuda fale connosco.


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