A nova integração do WhatsApp para HubSpot é uma excelente notícia para empresas que procuram melhorar a sua presença digital e aprimorar a sua comunicação com os clientes.
Com a crescente popularidade do WhatsApp como plataforma de mensagens, tornou-se crucial que as empresas estejam presentes nesta plataforma, a fim de aproveitar a sua ampla base de utilizadores. A integração do WhatsApp com o HubSpot permite às empresas gerir e automatizar as suas conversas com os clientes diretamente no HubSpot, unificando todos os dados de contacto e conversas em um único lugar.
Além disso, a integração do WhatsApp com o HubSpot permite que as empresas respondam rapidamente aos clientes e forneçam suporte de maneira mais eficiente e ainda tirar partido das poderosas ferramentas de automação e gestão de leads do HubSpot para melhorar a experiência do cliente e aumentar as conversões.
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Ao ter o HubSpot como fonte única de verdade, as empresas tem ainda a possibilidade de monitorizar e avaliar as conversas com os clientes para identificar oportunidades de melhoria e otimizar as suas estratégias de comunicação.
Com o lançamento da integração do WhatsApp em nome próprio, surgiram várias perguntas dos utilizadores de HubSpot. Neste artigo respondemos às principais questões.
Que planos de HubSpot tem acesso à integração do WhatsApp?
A integração do WhatsApp para HubSpot está disponível nas edições Professional e Enterprise do Marketing Hub e do Service Hub.
O que pode fazer com a integração do WhatsApp?
- Gerir todas as suas mensagens do WhatsApp na caixa de entrada compartilhada;
- Segmentar os clientes com mensagens automatizadas para mantê-los engajados e informados;
- Ver todas as conversas do WhatsApp no CRM do HubSpot e obter visibilidade total de como os clientes estão a interagir com o seu negócio.
O que precisa para começar a usar a integração do WhatsApp com o HubSpot?
- Versão Professional ou Enterprise do Marketing Hub ou do Service Hub;
- Conta comercial do WhatsApp;
- Número de telefone.
Como podem os clientes receber mensagens de empresas no WhatsApp através da integração?
As empresas são obrigadas a obter o opt-in antes de enviar mensagens proativas iniciadas pelos negócios aos clientes. As empresas podem obter o opt-in de várias maneiras, dentro e fora do WhatsApp.
O HubSpot regista os opt-ins dos clientes nas suas preferências de assinatura de contacto e irá confirmar o status opt-in antes de enviar mensagens.
Quão seguras são as conversas ao utilizar a integração do WhatsApp para HubSpot?
Todas as mensagens do WhatsApp são protegidas com criptografia de ponta a ponta, o que significa que as mensagens e conversas são seguras e entre apenas a empresa e o cliente.
O que preciso de fazer antes de ligar uma conta comercial do WhatsApp à caixa de entrada das conversas do HubSpot?
- O nome legal da sua empresa e o seu nome a ser exibido no WhatsApp;
- O URL do seu site comercial;
- O seu e-mail comercial;
- Autorização administrativa para a conta Meta Business Manager da sua empresa;
- Acesso ao número de telefone da empresa com o qual deseja enviar mensagens (P.s: o número deve ser capaz de receber chamadas de voz e não deve fazer parte de um sistema IVR – Interactive Voice Response – ou ter o IVR desativado durante um período de tempo.
Nota: o número de telefone utilizado não deve estar ligado a outra conta / integração WhatsApp. Se esse for o caso, deve retirar a associação do número de outras contas ou integrações antes de o ligar ao HubSpot.
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Quais as limitações?
- Cada WhatsApp for Business Account pode ter até 25 números de telefone associados;
- Apenas novas mensagens depois de ligar a sua conta WhatsApp Business serão sincronizadas com o HubSpot. O histórico de conversas antigo não será sincronizado;
- Uma vez ligado ao HubSpot, as mensagens deixarão de aparecer na aplicação móvel WhatsApp ou na aplicação web, e só aparecerão na caixa de entrada de conversas na sua conta HubSpot.
- Para as contas Marketing Hub Professional ou Marketing Hub Enterprise há um limite de 1000 conversas por mês.
O que é considerado como “uma conversa” no WhatsApp?
Existem dois tipos de conversas:
- Conversas iniciadas por empresas
- Conversas iniciadas por clientes
A conversa dura 24 horas após a primeira mensagem da empresa para o contacto. Durante esse período, podem ser enviadas quantas mensagens desejarem.
Posso ligar uma conta pessoal do WhatsApp ao HubSpot?
Devido aos requisitos da Meta para utilizar a integração WhatsApp, não pode ligar uma conta pessoal WhatsApp ao HubSpot e deve, em vez disso, ligar uma conta Business.
Como ligar o WhatsApp à sua conta HubSpot?
- Na sua conta HubSpot, clique em settings na barra de navegação principal;
- No menu da barra lateral esquerda, acesse Inbox > Inboxes;
- Clique em Ligar um canal;
- Selecione WhatsApp;
- Clique em “Continuar com WhatsApp”;
- Na janela pop-up, inicie sessão na sua conta do Facebook, depois clique em Continuar como [nome];
- Clique em “Comece agora”;
- Reveja as permissões que o HubSpot terá de aceder para se ligar, depois clicar em “Continuar”;
- Selecione uma conta Meta Business já existente que será ligada à sua conta WhatsApp Business, ou crie uma nova conta Meta Business se ainda não tiver uma;
- Clique em “Continuar”;
- Selecione a conta empresarial WhatsApp que será associada à sua conta Meta Business, ou crie uma nova conta empresarial WhatsApp;
- Clique em “Continuar”;
- Aparecerá uma mensagem de confirmação. Clique em “Continuar para o Passo 2”;
- De seguida, irá configurar o seu perfil empresarial WhatsApp;
- Clique em “Continuar para o Passo 3”;
- No campo de texto, introduza um número de telefone para se registar no WhatsApp. Selecione Mensagem de Texto ou Chamada de Voz como método de verificação, depois clique em “Enviar Código”;
- Depois de verificar com sucesso o número de telefone, clique em “Ok” para fechar a janela de configuração e voltar ao HubSpot;
- Regressará à caixa de entrada das conversas onde poderá terminar a configuração do canal WhatsApp. Ao lado do nome da conta WhatsApp, clique em “Connect”;
Se seguiu este guia passo a passo, neste momento a sua conta WhatsApp irá agora aparecer na sua lista de canais ligados.
Quanto custa?
A integração do WhatsApp para HubSpot é isenta de custos até às mil conversas por mês. A partir das mil conversas, há um custo de 180€* por cada mil conversas extra.
*Nota: o custo de 180€ por cada mil conversas é aplicado à região EMEA (Europa, Médio Oriente e África).
Para os clientes HubSpot do Continente Americano o preço é de $70 por cada mil conversas extra.
Existem alternativas?
Antes de o HubSpot ter lançado a sua própria integração para o WhatsApp, várias empresas lançaram as suas integrações com o mesmo objetivo no Marketplace do HubSpot.
Entre as várias opções disponíveis, uma das que pessoalmente temos utilizado é o WhatHub da Leadisruptive.
Com o WhatHub o custo não é por conversa, mas sim por utilizador, podendo os preços variar entre os 10 e os 40 euros por mês, por utilizador, de acordo com as especificações escolhidas.
Na Latigid, temos uma equipa de especialistas em HubSpot e Inbound Marketing à sua disposição.
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