Integração do WhatsApp para HubSpot: Tudo o que precisa de saber

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Integração do WhatsApp para HubSpot: Tudo o que precisa de saber

A nova integração do WhatsApp para HubSpot é uma excelente notícia para empresas que procuram melhorar a sua presença digital e aprimorar a sua comunicação com os clientes.

Com a crescente popularidade do WhatsApp como plataforma de mensagens, tornou-se crucial que as empresas estejam presentes nesta plataforma, a fim de aproveitar a sua ampla base de utilizadores. A integração do WhatsApp com o HubSpot permite às empresas gerir e automatizar as suas conversas com os clientes diretamente no HubSpot, unificando todos os dados de contacto e conversas em um único lugar.

Além disso, a integração do WhatsApp com o HubSpot permite que as empresas respondam rapidamente aos clientes e forneçam suporte de maneira mais eficiente e ainda tirar partido das poderosas ferramentas de automação e gestão de leads do HubSpot para melhorar a experiência do cliente e aumentar as conversões.

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Ao ter o HubSpot como fonte única de verdade, as empresas tem ainda a possibilidade de monitorizar e avaliar as conversas com os clientes para identificar oportunidades de melhoria e otimizar as suas estratégias de comunicação.

Com o lançamento da integração do WhatsApp em nome próprio, surgiram várias perguntas dos utilizadores de HubSpot. Neste artigo respondemos às principais questões.

Que planos de HubSpot tem acesso à integração do WhatsApp?

A integração do WhatsApp para HubSpot está disponível nas edições Professional e Enterprise do Marketing Hub e do Service Hub.

O que pode fazer com a integração do WhatsApp?

  • Gerir todas as suas mensagens do WhatsApp na caixa de entrada compartilhada;
  • Segmentar os clientes com mensagens automatizadas para mantê-los engajados e informados;
  • Ver todas as conversas do WhatsApp no CRM do HubSpot e obter visibilidade total de como os clientes estão a interagir com o seu negócio.

O que precisa para começar a usar a integração do WhatsApp com o HubSpot?

  • Versão Professional ou Enterprise do Marketing Hub ou do Service Hub;
  • Conta comercial do WhatsApp;
  • Número de telefone.

Como podem os clientes receber mensagens de empresas no WhatsApp através da integração?

As empresas são obrigadas a obter o opt-in antes de enviar mensagens proativas iniciadas pelos negócios aos clientes. As empresas podem obter o opt-in de várias maneiras, dentro e fora do WhatsApp.

O HubSpot regista os opt-ins dos clientes nas suas preferências de assinatura de contacto e irá confirmar o status opt-in antes de enviar mensagens.

Quão seguras são as conversas ao utilizar a integração do WhatsApp para HubSpot?

Todas as mensagens do WhatsApp são protegidas com criptografia de ponta a ponta, o que significa que as mensagens e conversas são seguras e entre apenas a empresa e o cliente.

O que preciso de fazer antes de ligar uma conta comercial do WhatsApp à caixa de entrada das conversas do HubSpot?

  • O nome legal da sua empresa e o seu nome a ser exibido no WhatsApp;
  • O URL do seu site comercial;
  • O seu e-mail comercial;
  • Autorização administrativa para a conta Meta Business Manager da sua empresa;
  • Acesso ao número de telefone da empresa com o qual deseja enviar mensagens (P.s: o número deve ser capaz de receber chamadas de voz e não deve fazer parte de um sistema IVR – Interactive Voice Response – ou ter o IVR desativado durante um período de tempo.

Nota: o número de telefone utilizado não deve estar ligado a outra conta / integração WhatsApp. Se esse for o caso, deve retirar a associação do número de outras contas ou integrações antes de o ligar ao HubSpot.

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Quais as limitações?

  • Cada WhatsApp for Business Account pode ter até 25 números de telefone associados;
  • Apenas novas mensagens depois de ligar a sua conta WhatsApp Business serão sincronizadas com o HubSpot. O histórico de conversas antigo não será sincronizado;
  • Uma vez ligado ao HubSpot, as mensagens deixarão de aparecer na aplicação móvel WhatsApp ou na aplicação web, e só aparecerão na caixa de entrada de conversas na sua conta HubSpot.
  • Para as contas Marketing Hub Professional ou Marketing Hub Enterprise há um limite de 1000 conversas por mês.

O que é considerado como “uma conversa” no WhatsApp?

Existem dois tipos de conversas:

  • Conversas iniciadas por empresas
  • Conversas iniciadas por clientes

A conversa dura 24 horas após a primeira mensagem da empresa para o contacto. Durante esse período, podem ser enviadas quantas mensagens desejarem.

Posso ligar uma conta pessoal do WhatsApp ao HubSpot?

Devido aos requisitos da Meta para utilizar a integração WhatsApp, não pode ligar uma conta pessoal WhatsApp ao HubSpot e deve, em vez disso, ligar uma conta Business.

Como ligar o WhatsApp à sua conta HubSpot?

  1. Na sua conta HubSpot, clique em settings na barra de navegação principal;
  2. No menu da barra lateral esquerda, acesse Inbox > Inboxes;
  3. Clique em Ligar um canal;
  4. Selecione WhatsApp;
  5. Clique em “Continuar com WhatsApp”;
  6. Na janela pop-up, inicie sessão na sua conta do Facebook, depois clique em Continuar como [nome];
  7. Clique em “Comece agora”;
  8. Reveja as permissões que o HubSpot terá de aceder para se ligar, depois clicar em “Continuar”;
  9. Selecione uma conta Meta Business já existente que será ligada à sua conta WhatsApp Business, ou crie uma nova conta Meta Business se ainda não tiver uma;
  10. Clique em “Continuar”;
  11. Selecione a conta empresarial WhatsApp que será associada à sua conta Meta Business, ou crie uma nova conta empresarial WhatsApp;
  12. Clique em “Continuar”;
  13. Aparecerá uma mensagem de confirmação. Clique em “Continuar para o Passo 2”;
  14. De seguida, irá configurar o seu perfil empresarial WhatsApp;
  15. Clique em “Continuar para o Passo 3”;
  16. No campo de texto, introduza um número de telefone para se registar no WhatsApp. Selecione Mensagem de Texto ou Chamada de Voz como método de verificação, depois clique em “Enviar Código”;
  17. Depois de verificar com sucesso o número de telefone, clique em “Ok” para fechar a janela de configuração e voltar ao HubSpot;
  18. Regressará à caixa de entrada das conversas onde poderá terminar a configuração do canal WhatsApp. Ao lado do nome da conta WhatsApp, clique em “Connect”;

Se seguiu este guia passo a passo, neste momento a sua conta WhatsApp irá agora aparecer na sua lista de canais ligados.

Quanto custa?

A integração do WhatsApp para HubSpot é isenta de custos até às mil conversas por mês. A partir das mil conversas, há um custo de 180€* por cada mil conversas extra.

*Nota: o custo de 180€ por cada mil conversas é aplicado à região EMEA (Europa, Médio Oriente e África).

Para os clientes HubSpot do Continente Americano o preço é de $70 por cada mil conversas extra.

Existem alternativas?

Antes de o HubSpot ter lançado a sua própria integração para o WhatsApp, várias empresas lançaram as suas integrações com o mesmo objetivo no Marketplace do HubSpot.

Entre as várias opções disponíveis, uma das que pessoalmente temos utilizado é o WhatHub da Leadisruptive.

Com o WhatHub o custo não é por conversa, mas sim por utilizador, podendo os preços variar entre os 10 e os 40 euros por mês, por utilizador, de acordo com as especificações escolhidas.

Na Latigid, temos uma equipa de especialistas em HubSpot e Inbound Marketing à sua disposição.

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