Podcast para empresas: está na altura de criar o seu?

  • Latigid
  • Blog
  • Podcast para empresas: está na altura de criar o seu?
Podcast para empresas: está na altura de criar o seu?
06/03/2020 Paulo Dinis

São cada vez mais as pessoas e marcas que já têm o seu podcast, mas será este um novo meio que veio para ficar ou apenas uma nova moda?

Se olharmos para o número de podcasts no mundo e na aposta que muitos Influencers e Youtubers lhes dão, rapidamente percebemos que este tipo de formato é cada vez mais procurado pelo público. Este fenómeno é já uma realidade na maioria dos países da união europeia.
Podcast empresas ouvintes europa

Há já alguns anos que várias personalidades portuguesas começaram a apostar na criação dos seus próprios podcasts, tornando-se hoje em dia autênticas histórias de sucesso. Basta olharmos para a lista dos podcasts mais ouvidos na plataforma da Apple e no Spotify no nosso país, para percebermos que existem podcasts para todo o tipo de públicos, desde os mais jovens até aos mais velhos. E, se virmos com atenção, percebemos que não são só as personalidade da televisão, da rádio ou do mundo digital a criar os seus podcasts.

Será que as marcas deviam ter um podcast?

Ouvimos muitas vezes esta questão quando propomos aos nossos clientes a criação de um blog. Na nossa opinião, mais importante do que criar conteúdos sobre diversos temas apenas para obter tráfego através de redes sociais ou SEO, as marcas devem preocupar-se em ajudar os potenciais clientes. Ou seja, devem resistir à tentação de falar sobre si mesmas e sobre as mil e uma vantagens que os seus clientes vão ter ao utilizar os seus serviços ou produtos e pensar como poderão tornar-se relevantes e úteis para um determinado público. Uma vez criados estes conteúdos, podem partilhá-los com o seu target através de artigos no blog, ebooks, infografias, de redes sociais e... podcasts.

Artigo recomendado: Porque é que todas as empresas deviam criar um blog?

Este gráfico mostra as principais razões que levam as pessoas a ouvir podcasts. Basta olhar para as primeiras 3 para percebermos que existe espaço para as marcas criarem conteúdos que ajudem os ouvintes a aprender coisas novas e a manterem-se informados.
Podcast empresas porque pessoas ouvem

O fenómeno dos podcasts

Hoje em dia, apesar de existir cada vez mais informação online sobre os mais variados temas, a verdade é que nem toda ela é relevante. E mesmo que encontremos informação que valorizemos, quer seja num blog ou no website de uma empresa, muitas vezes acabamos por colocar esse artigo nos favoritos para ler mais tarde. Mas todos nós sabemos que a probabilidade de voltarmos a esse mesmo artigo é muito reduzida.

A juntar a esta cada vez maior quantidade de informação, as pessoas procuram soluções cada vez mais simples para o seu dia a dia (daí o aumento das pesquisas por voz nos motores de pesquisa, por exemplo) e cabe às marcas e empresas conseguirem adaptar-se a esta nova realidade, sob a pena de perderem relevância.

Artigo recomendado: Como criar uma estratégia de conteúdos eficaz para B2B

Uma razão que pode explicar a crescente procura por conteúdos áudio pode ter a ver com a democratização dos auscultadores para telemóvel. Apesar de não serem uma tecnologia propriamente recente, a verdade é que o lançamento de aparelhos como os Airpods da Apple, por exemplo, fez com que cada vez mais pessoas começassem a usar os headphones no seu dia a dia.

Basta olhar para o lado no metro, na rua, no ginásio, nos restaurantes ou mesmo nos locais de trabalho para ver a quantidade de pessoas que tem os seus headphones colocados. A diferença é que, além de poderem estar a falar ou a ouvir música, muitas delas aproveitam esses momentos do dia para ouvir os seus podcasts favoritos.
Podcast empresas onde pessoas ouvem

Procura crescente por podcasts em Portugal

Se olharmos para o mais recente report do Hootsuite e We Are Social sobre a utilização do meio online em Portugal, vemos que, no nosso país, os 8.52 milhões de utilizadores de internet passam, em média, mais de 6 horas por dia na internet.
Podcast empresas utilizadores internet Portugal

E o que é que 28% desses utilizadores, entre os 16 e 64 anos, fazem todos os meses? Ouvem podcasts!
Podcast empresas ouvintes Portugal

Ou seja, mais de 2.2 milhões de portugueses já ouvem podcasts regularmente. Este número mostra que muitas pessoas já procuram este tipo de conteúdos, criando uma oportunidade para as empresas e as marcas entrarem também na criação e distribuição deste tipo de formatos.

Isto não quer dizer que todas as empresas devam começar a criar podcasts, mas aqueles que o conseguirem fazer de uma forma estruturada e relevante vão certamente encontrar um novo meio para chegarem aos seu target.

Exemplos de podcast de marketing

Como não há nada como ver (e ouvir) alguns destes exemplos em ação, deixo uma lista com alguns podcasts interessantes para profissionais de marketing:

Se precisar de ajuda para definir que tipo de conteúdos poderão ser relevantes para o seu target ou para implementar uma estratégia de inbound marketing que lhe permite gerar mais tráfego para o seu site, fale connosco.


Faça download do nosso ebook e transforme o seu site numa máquina de gerar leads.

New call-to-action