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Mercado imobiliário: como gerar leads através da criação de conteúdo

Mercado imobiliário: como gerar leads através da criação de conteúdo

Numa década, o mercado imobiliário assistiu a uma crise no sector mas também a um período de recuperação, onde as melhores perspectivas apontam para um crescimento a rondar os 30% em 2017. Mas, com tantas imobiliárias existentes no mercado, nem todas conseguem transformar este ciclo positivo em oportunidades reais, por isso está na altura de começar a criar conteúdos que atraiam os clientes certos para a sua empresa.

Mas voltemos uns anos atrás para percebermos como começou a crise e como a sua empresa imobiliária pode aproveitar o boom imobiliário para fortalecer as suas estratégias de marketing, garantindo um bom retorno de investimento através de Inbound Marketing e criação de conteúdo.

No ano de 2000 registaram-se, mundialmente, os primeiros indícios de crise no setor imobiliário. Em Portugal mantiveram-se níveis regulares de mercado, impulsionados pela EXPO’98 em Lisboa e pela realização do EURO’2004 a nível nacional. Após a realização destes eventos o número de novos investimentos e empreendimentos imobiliários baixou e, entre 2004 e 2008, o crédito à habitação foi o principal responsável por manter o setor vivo. Contudo a partir de 2008, as entidades bancárias deixaram de emprestar dinheiro para a compra de imóveis e, como consequência, o volume de transações caiu drasticamente.

mercado imobiliario

Fonte: Confidencial Imobiliário

Com a queda-livre dos preços dos imóveis, iniciou-se um dos períodos mais complicado para o mercado imobiliário português, devido à indisponibilidade das entidades bancárias em emprestar dinheiro com condições vantajosas para a população portuguesa, o que diminui a procura interna. Esta situação persistiu sensivelmente até 2013 começando, no ano seguinte, de forma ténue, a registar alguns sinais de retoma.

Atualmente existem sinais claros de recuperação que encorajam o mercado imobiliário a agir dinamicamente para aproveitar e garantir ganhos sustentáveis.

Mas, para isso, deve pensar na forma como atua e como chega aos potenciais interessados: brochuras, folhetos, presença em eventos onde estão centenas de operadores imobiliários em simultâneo?

Acreditamos que até consiga uns quantos contactos, alguns interessados, mas consegue fechar a venda? Consegue mostrar o expertise necessário e responder a todas as dúvidas dos seus clientes? O retorno deste investimento é vantajoso?

Pode não ser uma grande novidade, mas acredite que o consumidor de hoje está no digital e é neste ambiente que tem maior oportunidade de atuar e fazer a diferença. A médio/longo-prazo a estratégia da sua empresa deveria passar por atrair, converter, fechar e fidelizar a sua audiência, de uma forma que ajude e eduque os seus potencias clientes, aumentando os seus níveis de credibilidade e afinidade e gerando confiança!

Defina as suas Buyer Personas

Procure perceber as pessoas a quem se quer dirigir e defina toda a sua estratégia de inbound marketing em torno das suas necessidades. Se souber quais são a suas principais questões e necessidades, mais fácil será oferecer-lhes as melhores soluções.

Comece a atrair clientes

Certifique-se que o seu website está preparado receber visitantes. Torne-o funcional, de fácil utilização e focado no consumidor. Implemente uma estratégia de SEO – Search Engine Optimization (para já não tem de se preocupar em ser o primeiro resultado no Google) focada no seu potencial cliente e em conteúdo único, educativo e informativo para as suas buyer personas. Os resultados nos motores de pesquisa vão aparecendo aos poucos.

Pense nas palavras-chave, ou keywords, mais pesquisadas pelo seu target e comece a otimizar todo o conteúdo com essas palavras-chaves, criando blog posts e ofertas. Não se esqueça que, tão importante como criar conteúdo, é distribuí-lo, por isso deve aproveitar todos os canais possíveis, como as redes sociais e o email marketing.

Transforme os seus visitantes em leads

Transforme os visitantes do seu website em potenciais clientes, através de conteúdos e da utilização de Calls-to-Action. Dependendo da etapa de cada um no funil de vendas, poderá oferecer ebooks, webinars, checklists e guias de apoio. É assim que um visitante se torna num potencial cliente.

Por exemplo, quem procura casa/escritório, quer certamente perceber e conhecer as melhores condições de créditos bancários, as melhores zonas habitacionais ou os melhores locais para comércio, por isso, porque não oferecer este tipo de conteúdos? Para fazer download, as pessoas só têm de deixar alguns dados (que lhe vão permitir criar bases de dados e conhecer melhor cada potencial cliente).

Converta as suas leads e torne-as em clientes

Tendo toda a informação sobre o seu potencial cliente, deve incluí-lo numa lista de contactos segmentada, de forma a que, através de um workflow de emails, vá enviando conteúdos interessantes e consiga perceber quais das leads devem ser ativadas comercialmente.

Fidelize os seus clientes

Superando as expectativas de cada cliente terá a oportunidade de torná-los em promotores da sua marca/empresa. A experiência enquanto cliente cria-se durante todo o processo, por isso o seu trabalho nunca deve terminar na realização de uma venda.

Base para fidelizar os seus clientes:

1. Inovar: ser diferenciador e apresentar soluções diferentes do resto do mercado;

2. Saber comunicar: ser pessoal e mostrar que está sempre disponível para ajudar os seus clientes;

3. Mostrar expertise: partilhe o seu conhecimento e experiência com os seus clientes.

Crie uma estratégia de inbound marketing e… siga-a!

Seguir uma estratégia de inbound marketing é muito mais do que escrever sobre si e sobre a sua empresa. É criar conteúdos que permitam chegar aos consumidores de hoje, tornando a sua empresa numa referência no mercado e gerando mais tráfego para o seu site.

Se procura um parceiro que ajude a sua empresa a definir e a criar os conteúdos certos para a sua empresa, fale connosco.


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