Marketing de conteúdo: 10 dicas para criar artigos perfeitos

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Marketing de conteúdo: 10 dicas para criar artigos perfeitos

De onde vem a inspiração para criar artigos regularmente e conseguir manter um blog interessante para os seus seguidores? Umas vezes vem de dentro (da cabeça), outras de fora (principalmente dos motores de busca).

Saiba como uma análise das keywords mais procuradas no Google vai ajudar a escolher os temas certos para os seus próximos blog posts e garantir que os seus conteúdos são encontrados pelos seus potenciais clientes.

Muitas empresas ainda continuam a apostar em publicidade tradicional para chegar aos seus clientes, o que se traduz numa enorme desvantagem em relação a todas aquelas que já conhecem as vantagens de criar conteúdos que respondam às necessidades dos seus potenciais clientes e os atraiam para os seus sites.

Leitura recomendada: Descubra aqui porque todas as empresas deviam criar um blog

Na verdade, a maioria das empresas B2B já apostam em marketing de conteúdo para gerar mais tráfego qualificado para os seus websites, utilizando depois outras estratégias de inbound marketing para transformarem os visitantes em clientes.

Mas, para isso, têm de concentrar os seus esforços em conteúdos relevantes e otimizados para os motores de busca. Descubra 10 dicas para começar também a criar conteúdo de qualidade e atrair mais visitantes para o website da sua empresa:

1. Saiba para quem vai escrever

É impossível escrever um artigo relevante para os seus potenciais clientes se não os conhece, não sabe o que procuram nem as quais são as suas necessidades.

Comece por criar Buyer Personas, ou seja, personagens fictícias que se assemelhem aos perfis-tipo dos seus potenciais clientes. Só assim vai conseguir saber quais são os seus pain-points e escrever conteúdos relevantes.

2. Descubra as palavras-chave mais procuradas no Google

Plataformas como o Keyword Planner ou o SEMrush, por exemplo, vão ajudá-lo a perceber quais são os termos exatos por que as pessoas estão a pesquisar, o volume dessa pesquisa e a dificuldade de obter ranking. Ou seja, se tem uma empresa de contabilidade, é importante saber se as pessoas pesquisam mais por "O que é o regime de separação de bens" ou por "formas de separação usadas nos casamentos" e se existe muita concorrência por estas keywords. No fundo, o objetivo é conseguir escrever um blog post que utilize estes termos e que seja relevante para os seus potenciais clientes. Desta forma, vai ganhando relevância para o motores de busca e subindo nos resultados, até aparecer na primeira página.

3. Perca algum tempo a pensar no título do blog post

Depois de saber sobre que assunto vai escrever e quais são os termos que deve usar no artigo, deve focar-se no título do mesmo. Além de colocar as keywords identificadas no título, não se esqueça que este deve ser o mais atrativo possível, de forma a fazer com que o seu potencial cliente tenha vontade de saber mais. O título ideal deve ser um misto de performance com interesse. Ou seja, um utilizador vai ter mais vontade de clicar num artigo com o nome "Regime de Separação de Bens: o que deve saber para não se arrepender" do que "Conheça o regime de Separação de Bens".

Tenha também em atenção que:

• Um título não deve ter mais de 60 caracteres;

• Os títulos mais curtos obtêm mais partilhas no Twitter;

• Os títulos mais longos funcionam melhor no Facebook.

4. Escreva uma meta description

As meta descriptions são atributos HTML que ajudam a explicar o conteúdo de cada artigo e que aparecem por baixo dos resultados de pesquisas no Google. Por exemplo, se pesquisar por Latigid no Google, vai encontrar a seguinte meta description por baixo do nome da nossa empresa:

latigid-metadescription

Esta descrição deve funcionar em complemento com o título, de forma a tornar o artigo mais atrativo para os possíveis leitores.

Importante:

• As meta descriptions não devem ter mais do que 155 caracteres;

• As meta descriptions devem conter as keywords principais a que o seu artigo responde.

5. Escolha as imagens certas

Além do título, a imagem escolhida para o artigo vai ajudar a destacá-lo e a torná-lo mais atrativo para os leitores. É claro que o conteúdo é sempre mais importante, mas o "embrulho" ajuda (e muito) a promovê-lo. Se o artigo for extenso, coloque também algumas fotografias ou infografias que ilustrem a informação. Isso vai torná-lo mais fácil de ler.

Existem vários bancos de imagens gratuitos, uns melhores do que outros, mas nós recomendamos (e usamos) o Pexels, o Unsplash, o StockSnap e o Design Wizard. Não têm milhões de imagens mas, as que têm, são de boa qualidade.

Uma vez escolhidas as imagens, não se esqueça de definir o Alt-text para cada uma, ou seja, uma frase que explique aos motores de busca o que mostra a imagem e que contenha as keywords definidas para o seu artigo.

6. Defina os H1, H2, H3...

Os H1, H3, H3 e por aí fora, são elementos de SEO que permitem aos motores de busca saber qual é a ordem de importância da informação de cada página do seu site, de forma a mostrar os resultados mais relevantes para os seus utilizadores.

No fundo, o H1 deve conter a informação mais importante da página, como o título, seguido dos sub-títulos (H2).

Leitura recomendada: Saiba mais sobre como atrair tráfego para o seu site através de conteúdos

7. Tenha atenção ao corpo do texto

Além dos títulos e sub-títulos, existem outras regras que deve ter em conta. Para começar, tente não ultrapassar os cerca de 2400 caracteres, já que alguns estudos mostram que este é o número ideal para um blog post. Mais do que isso, pode afastar o interesse dos potenciais leitores.

Isso não quer dizer que não possa escrever um artigo maior, mas deve ter em conta que o objetivo de um blog post é responder a uma necessidade de um potencial cliente. Em vez de escrever um artigo sobre tudo e mais alguma coisa, experimente antes escrever vários artigos sobre temas que se complementem.

Não se esqueça de incluir as keywords que definiu para escrever o artigo nas primeiras 100 palavras - tente não as repetir mais do que 5 vezes e use sinónimos, pois os motores de busca vão saber do que está a falar na mesma.

Leitura recomendada: Veja estas 10 Dicas de SEO para chegar à 1ª posição do Google

8. Escreva uma conclusão

Lembre-se que, cada vez mais, os utilizadores leem conteúdos nos seus smartphones, muitas vezes no metro, entre reuniões, na hora de almoço ou no ginásio. Isso faz com que seja importante escrever uma conclusão para o seu artigo, de forma a conseguir fazer com que, mesmo aqueles que o leem na diagonal, consigam reter a ideia principal.

Não precisa (nem deve) escrever uma conclusão demasiado longa. Foque-se em responder àquilo que o seu artigo trata.

9. Coloque links para outros artigos

Uma boa forma de aumentar o número de páginas visualizadas por sessão é colocar links nos artigos a direcionar para outros conteúdos. Além de obter mais visualizações dos seus conteúdos, vai ajudar os utilizadores a ficarem mais informados sobre o tema.

Os links entre artigos também são importantes numa perspectiva de SEO On-Page.

10. Coloque um CTA (call-to-action) no final do artigo

Quer seja um ebook sobre o tema ou a oferta de um serviço da sua empresa (como um diagnóstico gratuito de SEO, por exemplo), deve sempre acabar cada artigo com aquilo a que chamamos uma oferta. Porquê?

Porque o objetivo de criar conteúdos não é só posicionar a sua empresa como uma referência na matéria. Se trouxer pessoas para o seu site (ou blog), de seguida, deve conseguir transformá-las em leads, ou seja, obter alguns contactos que lhe permitam começar a criar uma relação e torná-las suas clientes no futuro.

E pronto (aqui vem a conclusão de que falámos acima), aqui está tudo o que deve ter em conta para garantir que a sua empresa está a criar os conteúdos certos. Apesar do marketing de conteúdos não ser uma estratégia que funcione de um dia para o outro, a verdade é que vai trazer muitos frutos a médio-longo prazo. Se precisar de ajuda para começar, fale connosco (o CTA, de que também falámos acima, vem já a seguir).


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