SEO para colégios: aumente o tráfego no site da sua instituição

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SEO para colégios: aumente o tráfego no site da sua instituição

Hoje em dia o processo de decisão dos pais relativo à escolha das escolas mudou radicalmente. As escolas deixaram de ser as guardiãs da informação estando esta extensamente disponível na internet. Hoje o processo de decisão começa com uma pesquisa no Google.

1 - O que é o SEO

SEO (Search Engine Optimization) é uma prática utilizada para aumentar a quantidade e qualidade do tráfego gerado para um website através de resultados orgânicos em motores de busca. Trocado por miúdos, é uma forma de colocar o site de uma empresa nos primeiros resultados do Google, obtendo mais tráfego orgânico.

2 - Qual importância do SEO na estratégia de marketing de uma escola

Quanto mais tráfego tiver no seu site, mais pais vão conhecer a sua instituição e mais interesse irá gerar. Quanto mais interesse gerar, mais contactos vai obter e, consequentemente, mais matrículas.

Só em Portugal existem entre 20 mil a 200 mil pesquisas mensais no Google à volta da temática dos colégios. Cada uma destas pesquisas é uma oportunidade para a sua instituição aparecer e responder à pesquisa. Os pais dos alunos já estão à procura de informação, a questão é quem responde: a sua instituição ou a sua concorrência.

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3 - Como definir e implementar uma estratégia de SEO para o seu colégio

O SEO tem duas grandes componentes: on-page e off-page. Neste artigo vou focar-me na componente on-page.

Keyword Research

Após definir a sua Parent Persona (perfil típico dos pais que pretende atrair para o seu website) e o seu processo de decisão, mapeie as pesquisas que faz em cada uma das fases do processo. Fale com as pessoas das admissões para ter insights sobre o tipo de perguntas que os pais fazem, que dúvidas têm, etc.

Utilize ferramentas como o Google Keyword Tool, Google Suggest, Soovle, UberSuggest ou Google Correlate e analise as sugestões de pesquisa no fim da páginas de resultados para algumas dessas keywords ou pesquise fóruns de educação para obter ideias de tópicos relacionados.

Keyword Strategy

O trabalho não está terminado com uma lista de keywords. Será impossível tentar obter ranking para todas ao mesmo tempo por isso há que definir prioridades. Sugiro que avalie as keywords sobre 3 perspectivas:

Volume de pesquisa - Quantas pesquisas mensais tem esta keyword? Quanto maior o volume, maior o potencial de tráfego.

Concorrência orgânica - Qual a concorrência orgânica para este keyword? Quais os domínios que aparecem na primeira página de resultados? Qual a sua autoridade? Uma keyword que tenha muitas pesquisas mensais e uma grande concorrência dificilmente será uma prioridade, pois será muito pouco provável que consiga aparecer na primeira página do google e obter tráfego da pesquisa dessa keyword. Mais vale focar-se em keywords com menor tráfego mas que tenham menos concorrência. Dessa forma vai conseguir gerar mais tráfego orgânico.

Intenção de Compra - Não basta identificar keywords com volume sem muita concorrência orgânica. É preciso avaliar a intenção de compra, se não até pode gerar tráfego, mas vai ser tráfego de baixa qualidade com pouca probabilidade de conversão em candidaturas. Defina uma lista equilibrada onde não predominem keywords meramente informativas e genéricas.

Existem 3 grupos de keywords:

1. Head Keywords - costumam ter 1 a 2 palavras, muito volume, muita concorrência e baixa intenção de compra;

2. Body Keywords - frases de 2 a 3 palavras com um volume de pesquisas significativo mas mais específicas do que as Head Keywords. Normalmente têm menos concorrência do que as Head Keywords mas, mesmo assim, podem ser muito concorridas;

3. Long Tail - são frases com normalmente 4 ou mais palavras que já são muito mais específicas, com uma intenção de compra mais focada e taxas de conversão mais altas. Apesar de individualmente não terem um volume de pesquisas tão significativo, quando agregadas, constituem a maioria das pesquisas online.

Normalmente recomendamos focar o desenvolvimento de conteúdo à volta de Body Keywords e algumas Long Tail. As Body Keywords costumam ser um "sweet spot" de volume, concorrência e intenção de compra. Ao otimizarmos as páginas à volta de Body Keywords acabamos por obter ranking em algumas Long Tail.

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Implementação das Keywords na estrutura de SEO do seu Website

Agora que já definiu as keywords onde quer obter ranking chegou a altura de otimizar a estrutura de SEO com as mesmas. Atenção: não subverta o conteúdo do seu site para incluir estas keywords. Garanta uma boa experiência aos visitantes. Tente incluí-las de uma forma natural nos seguintes elementos:

• URL

• Títulos da Página

• Subtítulos das páginas (H1, H2, H3...)

• Alt text

• Body Copy

Pode ler mais sobre estes elementos na secção de On-page SEO deste artigo.

Conteúdos no site

É normal que a estrutura actual do seu site não contemple muito espaço para colocar conteúdos. Uma alternativa é alimentar diversas keywords na mesma página, mas esta é uma abordagem que não recomendamos. Quanto mais focada for uma página, maior será a sua relevância para os motores de busca. Se for necessário, crie páginas adicionais focadas em uma ou duas keywords.

Criação de um Blog

Outra boa solução é a criação de um Blog. O Blog vai permitir-lhe escrever sobre as temáticas que fizerem mais sentido, de uma forma livre e sem obedecer a uma hierarquia, conseguindo dessa forma dar uma resposta mais completa à sua estratégia de keywords. Escrever sobre uma determinada temática, vai permitir-lhe aumentar o tráfego, gerar mais leads e ganhar credibilidade junto da sua audiência e nos motores de busca, melhorando dessa forma o seu ranking na página de resultados.

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Não adie mais a sua estratégia de SEO. Quantas brochuras faz por ano? Agora compare isso ao potencial de visitas que o seu site pode ter de pessoas que já estão à procura de um serviço equivalente ao seu. Tem a certeza que está a investir o seu tempo e recursos no local certo? Se precisar de ajuda para ganhar balanço fale connosco.


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