Marketing Digital e SEO: como obter mais tráfego e leads no seu website

  • Latigid
  • Blog
  • Marketing Digital e SEO: como obter mais tráfego e leads no seu website
Marketing Digital e SEO: como obter mais tráfego e leads no seu website

Salvo raras exceções, o dia a dia dos profissionais de marketing digital é tudo menos aborrecido. As contantes evoluções e mudanças em algoritmos podem levar até os mais pacientes ao desespero. Um dia está tudo bem encaminhado e, no dia seguinte, deixa de obter os resultados que esperava. Se partilha alguns dos problemas mencionados abaixo e pretende começar a gerar mais tráfego e leads no seu website, então este artigo é para si.

  • Não consegue obter tráfego de qualidade?
  • As páginas do seu website não atingem a primeira página de resultados no Google?
  • Não consegue alcançar os objetivos de leads?
  • Fez um keyword research e está a criar conteúdos mas não vê resultados?
  • Não obtém retorno dos esforços aplicados à sua campanha de marketing digital?

Um dos desafios mais comuns que encontramos diariamente (acredite que com muita frequência) é que um website não obtém o ranking desejado nos resultados de motores de pesquisa e, como consequência, não são alcançados os objetivos de tráfego e de leads definidos. Sim, porque isto pode realmente acontecer mesmo quando já temos estratégias de conteúdo definidas, websites recentes com fantásticos recursos e, imagine, até publicamos artigos de forma regular.

Isto soa-lhe familiar? Pode haver dezenas de razões pelas quais um website não está bem classificado nas páginas de resultados Google ou outros motores de pesquisa em geral mas, na maioria das vezes, existem apenas alguns fatores mais "culpados" do que outros.

Neste artigo vamos tentar responder de forma clara, abordando dois temas essenciais:

  1. Por que é que a classificação orgânica do seu website é tão importante;
  2. Razões pelas quais o seu website não está bem classificado no Google.

Antes de avançarmos gostava de lhe fazer duas questões muito rápidas e assim tornar tudo mais real: nas últimas 24 horas quantas pesquisas realizou no Google?

Agora, independentemente do número de pesquisas, aproveito e faço a questão que realmente importa: em quantas das pesquisas foi até à segunda ou terceira página de resultados do Google? Recorde, sempre, a seguinte máxima: o objetivo do Google é satisfazer as pesquisas dos utilizadores o mais rápido possível, mostrando o conteúdo mais relevante e útil no topo das páginas de resultados – SERP.

Porque é que a classificação orgânica de um website é tão importante?

Os resultados orgânicos permitem que o seu website, conteúdo e empresa sejam encontrados por utilizadores que, possivelmente, ainda não sabem que existe, mas estão à procura de uma solução ou serviço que a sua empresa oferece. Ou seja, pode, de forma orgânica, atrair potenciais clientes sem necessitar de uma campanha específica ou publicitária. Este possível sucesso, traduzido em tráfego orgânico e leads, resume-se a uma boa classificação do seu website nas páginas de resultados dos motores de pesquisa como o Goolgle (SERPs). Conseguir que um website seja bem classificado organicamente no Google tem um valor que hoje é inegável.

Artigo relacionado: Descubra como o SEO pode ajudar a sua empresa a crescer

Para tentar exemplificar: com a utilização de uma ferramenta de rastreamento de palavras-chave (Semrush, por exemplo), podemos ver o que uma empresa/marca precisaria de pagar em anúncios (GoogleAds, por exemplo) para obter a mesma visibilidade que estão a obter organicamente para as mesmas palavras-chave.

Mas então porque é que o meu website não está bem classificado nos resultados de pesquisa do Google?

Existem vários motivos que afetam o posicionamento de um website, webpages, artigos e conteúdos nos resultados de pesquisas do Google. Neste artigo vamos abordar 11 tópicos que podem estar a retirar o seu website das pesquisas dos utilizadores de forma resumida e sem qualquer ordem de importância (porque todos os pontos são importantes):

  1. A velocidade do website é muito lenta;
  2. A indexação do website está bloqueada;
  3. O crawling das páginas do website está bloqueado;
  4. O conteúdo do website não gera confiança;
  5. O conteúdo não está orientado nem às pesquisas do utilizador nem às keywords corretas;
  6. Não estão a ser publicados conteúdos com a regularidade necessária;
  7. As melhores e mais básicas regras de SEO não estão a ser implementadas;
  8. O website tem uma arquitetura/estrutura confusa e a UX/experiência é pobre;
  9. Não tem suficientes backlinks de qualidade;
  10. Está num mercado/indústria muito competitivo.

Poderá clicar em cada um dos tópicos enumerados acima e ir diretamente para a informação que pretende analisar.

A velocidade do website é muito lenta

Em média, a grande maioria das webpages leva cerca de cinco ou seis segundos para carregar em dispositivos móveis. Agora, adivinhe quanto tempo é que a maioria dos utilizadores vai esperar antes de sair da webpage? Não mais do que três segundos.
Esta diferença significa que as pessoas (os seus potenciais clientes) não estão a receber o conteúdo que precisam com a rapidez suficiente.

Importa compreender que o Google analisa as métricas de engagement do seu website, comparando os dados relativos aos utilizadores que permanecem no website versus aqueles que o rejeitam de imediato, como forma de determinar se os utilizadores consideram o website e o seu conteúdo relevantes. Caso o website e os seus conteúdos seja classificado como valioso, o Google (através dos seus algoritmos) mostrará o seu website melhor posicionado para determinadas queries dos utilizadores. O inverso também é verdade.

Ora, neste sentido, se os utilizadores não estiverem dispostos para aguardar o carregamento de uma página, também não vão ter a oportunidade de valorizar os seus conteúdos e os motores de pesquisa vão afetar negativamente o score do website, logo os seus rankings também.

Como otimizar a velocidade de um website?

Primeiro, para aferir quanto tempo o seu website leva para carregar, pode utilizar ferramentas online gratuitas, como por exemplo o PageSpeed Insights do Google, realizando o teste de velocidade em dispositivos móveis. Para corrigir o problema da velocidade pode:

  • Reduzir o tamanho dos arquivos de imagem;
  • Alterar o formato de imagens utilizado (privilegiar WebP ou AVIF);
  • Minimizar o número de vídeos numa única página;
  • Reduzir o número de HTTP requests.

A indexação do website está bloqueada

Muitas vezes não nos recordamos, ou nem sequer sabemos, que isto pode estar a acontecer. É uma questão muito básica e simples: se informar o Google que não quer mostrar determinadas páginas nos resultados de pesquisa, isso obviamente não acontecerá.

Como é que isto acontece e como resolver?

Basta que as suas páginas tenham uma metatag “noindex”, que não é mais do que um código HTML: <meta name="robots" content="noindex"/>. Assim, todas as webpages com esse código não vão ser indexadas, mesmo que exista uma sitemap do website submetido no Google Search Console.

Para solucionar esta situação basta remover as tags "noindex" de todas as páginas do website que não deveriam tê-la.

O crawling das páginas do website está bloqueado

A maioria dos websites, por questões mais técnicas e de usabilidade, têm um ficheiro robots.txt que serve para informar os motores de pesquisa sobre as áreas do website que não podem aceder/rastrear. Desta forma, o Google não pode rastrear os URLs bloqueados pelo ficheiro robots.txt, o que faz com que esses URLs não apareçam nos resultados de pesquisa.

Como solucionar o bloqueio de crawling das páginas do website?

Se o sitemap do website está bloqueado pelo Google Search Console, a própria ferramenta alerta sobre problemas relacionados com isto. Aceda à área de "Cobertura" e procure os erros "URL enviado bloqueado por robots.txt".

Pode também verificar o seu ficheiro robots.txt manualmente e validar se ele existe e se tem algum tipo de bloqueio. Basta, na barra de pesquisa de URL do seu browser, colocar oseudominio.com/robots.txt. Se o ficheiro existir, verá a sua estrutura, se não existir verá simplesmente um erro 404.

Importante: Se conseguir aceder ao ficheiro robots.txt do seu website não vai querer encontrar a indicação Disallow: / com indicação dos agentes User-agent: * e/ou User-agent: Googlebot.
Por quê? Porque significa que está a impedir o Google de rastrear todas as páginas do website.
Verifique, também, se algum do seu conteúdo está a ser bloqueado, por exemplo Disallow: /blog/.

O conteúdo do website não gera confiança

É do senso comum que todas as empresas (independentemente do setor) só serão bem-sucedidas se a confiança que geram nas pessoas for suficiente para que comprem os seus produtos e/ou serviços. Deixo-lhe a seguinte questão: o que faz a sua empresa para construir essa confiança?

Recorde-se que, enquanto consumidor, queremos ser ouvidos, compreendidos e informados para que possamos encontrar a melhor solução para nós, para as nossas necessidades. É isso que está a fazer no dia a dia? Ou será que a pressão dos objetivos está a tornar as suas campanhas em apenas mais um vendedor?

Como construir confiança através do seu conteúdo?

Para construir uma relação de confiança e garantir que os seus potenciais clientes se sentem ouvidos, compreendidos e apoiados, deve abordar as suas dúvidas, preocupações e necessidades. Posto isto, analise com atenção o conteúdo do seu website e/ou blog. Quantas vezes no seu website tem escrito "nós" ou o nome da sua empresa, comparando com conteúdos interessantes para os seus potenciais clientes?

Artigo relacionado: Por que todas as empresas deviam criar um blog? 

Por mais estranho que possa parecer, o seu website e blog não deve ser apenas sobre a sua empresa ou marca. Em vez disso, concentre os seus esforços em explicar quais as necessidades ou problemas que os seus produtos/serviços podem satisfazer.

O conteúdo criado não está orientado nem ao utilizador nem às keywords corretas

Pode parecer óbvio mas, por vezes, os erros estão nas coisas que parecem mais simples! Se no conteúdo criado e publicado não estiver claro quais as perguntas às quais está a tentar responder, não vai obter o ranking que pretendia. O seu conteúdo deve ser suficientemente claro para que as pessoas percebam rapidamente o que lhes está a oferecer e suficientemente organizado para que os motores de pesquisa lhe atribuam valor - só assim conseguirá obter bons rankings.

Como resolver e atribuir valor aos seus conteúdos?

Comece sempre por realizar um keyword research, garantindo que está a criar os conteúdos necessários e orientados para as necessidades dos seus potenciais clientes. Paralelamente, analise o posicionamento atual das keywords que estão a gerar tráfego para o seu website - evite esforços desnecessários!

Artigo relacionado: Como melhorar o SEO de artigos de Blog

É a junção destes dois princípios básicos que o vão ajudar a compreender o que é necessário e o que é acessório. Identifique, de forma clara, as palavras-chave para as quais quer obter ranking e que realmente vão gerar resultados para sua empresa. De seguida, crie uma estratégia de conteúdo – perceba onde focar os seus esforços.

Dica Extra: Analise os seus conteúdos face às seguintes questões:

  • Estou a tentar convencer o utilizador sobre a qualidade da minha empresa/produto/ou serviço?
  • Estou a fazer textos genéricos sobre como a minha empresa é ideal para toda a gente?
  • Estou a tentar empurrar os utilizadores para uma alternativa que ofereço em detrimento de outra, mesmo que não seja a melhor escolha para eles?

Se alguma das respostas for sim, opte por reavaliar os seus conteúdos e torne-os úteis em vez de comerciais!

Não está a publicar conteúdos com a regularidade necessária

Para além de ser necessário garantir a qualidade, a confiança e a segmentação certa de keywords nos seus conteúdos, é importantíssimo publicar com frequência/regularmente para começar a ver bons resultados, ou seja, classificar os seus conteúdos como primeiros nos motores de procura. Numa perspetiva ideal, devia publicar 2 a 3 conteúdos novos por semana (dependendo dos objetivos e do mercado/concorrência).

Uma publicação regular irá, por um lado, mantê-lo sempre visível para os potenciais clientes e, por outro, proporcionar conteúdos atualizados aos utilizadores que já o conhecem. Isto permitirá que seja sempre relevante! Ainda mais importante é que uma publicação regular vai aumentar significativamente as probabilidades de melhorar o seu ranking no Google ou em outros motores de pesquisa. Quanto mais conteúdo relevante, maiores serão as oportunidades de obter indexação por palavras-chave diferentes.

Dica: Com base na regularidade com a qual publica, o Google reajusta os intervalos de tempo em que faz rastreamentos ao seu website para promover a indexação de conteúdos. A equação aqui é simples: quanto mais publicar (sempre com qualidade), maior a probabilidade de ver os seus conteúdos indexados rapidamente. Se publicar pouco, ou quase nada, as possibilidades de indexação reduzem drasticamente.

Como conseguir publicar novos conteúdos com a regularidade certa?

A solução está na sua empresa ou na agência com a qual trabalha. Basicamente deverá criar um calendário editorial e começar a escrever. Sem desculpas! Dê prioridade à publicação de novos conteúdos educacionais entre 2 a 3 vezes por semana.

As melhores e mais básicas regras de SEO não estão a ser implementadas

Desde ter um certificado SSL para o seu website até ter headings, títulos e meta descrições apropriados, há muitos princípios básicos de On-Page SEO que devem ser implementados em todas as páginas do website. Afinal, a otimização para motores de pesquisa – SEO – é sobre o que podemos fazer para que o nosso conteúdo se destaque no Google, sendo avaliado como a melhor resposta para utilizadores que pesquisam por determinadas palavras-chave.

Como implementar as melhores práticas de SEO?

O objetivo é conseguir que o Google indexe/classifique determinadas páginas, tópicos, perguntas ou palavras-chave e para isso é necessário seguir as práticas recomendadas de SEO. Embora este “pequeno” tópico seja motivo óbvio para vários artigos, podemos tentar condensar esta área em:

  • Simplificar a arquitetura do website e a sua estrutura de navegação;
  • Otimizar title tags;
  • Criar conteúdos para o utilizador;
  • Tornar headlines simples e orientados para a ação do potencial cliente;
  • Criar uma estrutura de artigos forte que responda às necessidades do utilizador;
  • Ter atenção às meta descrições (mesmo sabendo que o valor deste item já não é valorizado pelos motores de pesquisa, sabemos que tem muita importância para o utilizador);
  • Mapear links internos/anchor text;
  • Ter um sitemap sempre atualizado;
  • Garantir uma estrutura de URLs limpa e compreensível.

Hoje em dia, e num futuro próximo, a criação de conteúdo focado no utilizador vai manter-se no centro do SEO: temos de garantir que somos a resposta para a pesquisa dos utilizadores e que oferecemos, visualmente e estruturalmente, a melhor experiência de utilização enquanto navegam no nosso website.

O website tem uma má arquitetura e a experiência de utilização é pobre

A arquitetura e a navegação de um website é essencial naquilo que será a sua classificação. Se o conteúdo e a navegação do website não for clara, podemos ter um grande número de utilizadores que chegam a uma página e depois “retrocedem” para as páginas SERP para tentar obter uma melhor resposta e uma experiência de navegação melhorada. Ora isto é o que se chama de Bounce Rate ou taxa de rejeição. E nem o Google, nem nós, gostamos quando é muito alta, pois significa que afinal não estamos a dar a resposta que o utilizador necessitava.

Artigo relacionado: Bounce Rate e Exit Rate: Tudo o que precisa de saber

Esta métrica serve de alerta para os motores de pesquisa. Quanto mais alta for, maior a probabilidade de que o nosso conteúdo perca classificação/ranking.

Como melhorar a arquitetura/navegação de um website?

Fácil! Dê aos utilizadores um bom conteúdo e um mapa claro do seu website. No centro de uma ótima experiência de utilização está, geralmente, o menu de navegação.

Num hangout do Google Webmaster Central com a presença de John Mueller obtivemos uma resposta simples sobre este tema da arquitetura de websites:

“Devemos ser capazes de rastrear um website de um URL para outro URL apenas pelos links presentes nas páginas. Se isso não acontecer significa que podemos perder muito contexto do seu website.”

Garanta que o seu website está todo interligado entre si, que a navegação é clara, que cada página tem um propósito, que o utilizador consegue identificar o seu conteúdo como credível e valioso e que percebe as ações que deve tomar dentro do seu website.

Não tem suficientes backlinks de qualidade

Este tópico aparece perto do final deste artigo por uma razão específica. Mesmo que cumpra todos os requisitos anteriores e que o seu website, páginas e conteúdos estejam já indexados, há ainda um trabalho muito importante a fazer: convencer o Google, ou outros motores de pesquisa, que os seus conteúdos são os melhores e mais completos com o objetivo de obter ainda melhores posições no ranking de resultados - SERP.

Embora existam muitos fatores em jogo no algoritmo do Google (possivelmente centenas), o número de backlinks de qualidade para uma página parece ser um dos mais fortes. Poderá obter mais informação neste estudo da ahrefs.

Na prática isto significa que se os websites ou páginas que aparecem em SERP antes dos seus resultados tiverem muitos backlinks, isso poderá ser um dos motivos pelos quais não consegue obter melhores resultados.

Para saber o número de websites (domínios) vinculados às suas páginas, pode utilizar a ferramenta gratuita Backlink Checker da ahrefs.

Está num mercado/indústria muito competitivo

Existem mercados/indústrias que já estão muito desenvolvidos a nível de marketing digital o que torna o desafio de posicionar o seu website em posições cimeiras muito mais difícil. E se o seu caso for um destes? Apesar da maior dificuldade, isso significa apenas que terá:

  • Menos espaço para errar;
  • Vai precisar de se esforçar mais para obter melhores rankings;
  • Vai precisar de construir um calendário editorial mais segmentado e ousado. Para além de conteúdo escrito que respeite todas as técnicas e táticas de SEO, por exemplo, poderá ter necessidade de criar também um vídeo para alguns dos conteúdos, infográficos e imagens.

Melhorar o posicionamento do seu website em motores de pesquisa pode ser uma tarefa muito complicada. Mas há que começar por algum lado. Sabemos que há muitas razões pelas quais o conteúdo ou um website pode estar, ou não, bem posicionados e pode ser tentador otimizar cada detalhe, no entanto, o SEO é sobre progresso e atualização, e não sobre soluções rápidas.

É certo que este artigo não aborda todos os fatores que podem estar a prejudicar o ranking do seu website e/ou conteúdos. Por exemplo, pode haver problemas técnicos de SEO mais profundos ou a sua estratégia de palavras-chave não ser eficaz.

Ainda assim este artigo deverá dar-lhe uma perspetiva básica sobre onde estão os possíveis problemas que poderá começar a resolver desde já pois vai perceber que muitos dos problemas se resumem à qualidade do conteúdo do seu website.

Em suma, sem ter o básico – um website rápido com conteúdo publicado regularmente, útil e confiável, otimizado para SEO – é difícil (ou até mesmo impossível, dependendo do mercado em que está) obter bons resultados orgânicos. Ponha-se sempre no lugar dos seus potenciais clientes, reveja os seus conteúdos e avalie se é conteúdo mais útil ou conteúdo promocional.

Se precisar de ajuda para perceber por que o website da sua empresa não está a obter a performance esperada ou se pretender montar uma estratégia para obter melhores resultados, estamos sempre disponíveis para ajudar.


Faça download do nosso ebook e transforme o seu site numa máquina de gerar leads.

New call-to-action